2015 - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/topicos/2015/ Wed, 06 Feb 2019 15:31:34 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.8.3 https://www.cloudcoaching.com.br/wp-content/uploads/2023/10/cropped-favicon-1-32x32.png 2015 - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/topicos/2015/ 32 32 165515517 Comece 2016 com Alto Astral e Vitórias! https://www.cloudcoaching.com.br/comece-2016-com-alto-astral-e-vitorias/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=comece-2016-com-alto-astral-e-vitorias https://www.cloudcoaching.com.br/comece-2016-com-alto-astral-e-vitorias/#respond_9171 Sat, 19 Dec 2015 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/comece-2016-com-alto-astral-e-vitorias/ E o espetáculo chega ao final. As cortinas de 2015 se fecham. 2015 Foi um ano que deixará marcas. Entre vitórias, frustrações e “crises de moral”, estamos vivos, cheios de energia, esperança e prontos para 2016.

O post Comece 2016 com Alto Astral e Vitórias! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
E o espetáculo chega ao final. As cortinas de 2015 se fecham. Adeus ano velho. Feliz ano novo.

Chegamos aos últimos dias de 2015. Foi um ano que deixará marcas. Entre vitórias, realizações, frustrações e “crises de moral”, estamos vivos, cheios de energia, esperança e prontos para iniciar o ano novo com o “pé direito” e positivismo no máximo. Com um tremendo Alto Astral.

Nestas últimas semanas muitos estão planejando o próximo ano. Estão estabelecendo metas, sonhos e objetivos pessoais e profissionais. Planejando de como irão alcançar as vitórias e metas. Quem já está nesta vibração de vencedor, já está um passo na frente de muitos que ainda não acordaram para a vida.

Uma lista enorme de pedidos está em nossa mente e agenda. Pedidos que começaram com o Papai Noel e continuam nos festejos do Réveillon.

Agora, não vá esquecer a lista de metas, sonhos e planos para 2016 no fundo da gaveta e esquecer o que deseja durante o ano ou ficar de braços cruzados esperando que os sonhos venham na sua direção sem você fazer nada por merecer. Ou seja, mexa-se.

Se deseja algo para você, faça por merecer e aja para conseguir.

Aprendemos isto com o Coaching. Se você deseja algo na vida, você tem que agir para alcançar. Esperar que algo venha até você por milagre pode ser frustrante.

Em resumo, não fique sentado reclamando que nada dá certo na sua vida. Nem fique aguardando que o Papai Noel traga seus presentes pela chaminé, ainda mais que você não tem chaminé e nem churrasqueira para substituir a chaminé.

Aja. Só depende de você. Sonhe, com os pés no chão. Realize em 2016.

Para começar bem 2016, segue uma Super Oração para fazer durante os próximos dias e na primeira semana de janeiro.

E já vou começar a desejar Boas Festas e um Feliz 2016!

Oração para o começo do ano

A vida passa depressa, Senhor,
o tempo corre veloz.
Os dias sucedem-se ininterruptamente.
A vida é cada vez mais agitada.
Não há tempo para mais nada.
É preciso correr para acompanhar.
Mas hoje queremos parar um instante
para falar convosco, Senhor, pois um ano novo
é uma etapa nova que começa.
Hoje os nossos pensamentos
são de gratidão: seria difícil enumerar os benefícios
recebidos até o dia de hoje.
Queremos também pedir perdão,
pois nem sempre levamos a vida a sério.
Muitas vezes deixamos de cumprir as nossas obrigações.
Falhamos tremendamente nas relações com os outros.
Perdoai-nos, Senhor.
Com o começo do novo ano queremos iniciar uma vida nova,
uma vida mais autêntica e mais sincera.
Acompanhai-nos, Senhor, em cada dia.
Firmai nossos passos no caminho do bem.
Derramai a paz e o amor nos nossos corações
para que possamos construir um mundo novo,
onde reine a paz,
a justiça e a fraternidade, onde se luta
para acabar com a miséria,
para aliviar os sofrimentos alheios.
Assim, a Vossa presença
marcará cada vez mais o nosso mundo.
Fortalecei-nos, Senhor,
na luta e guiai-nos hoje e sempre. Amém!

O post Comece 2016 com Alto Astral e Vitórias! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/comece-2016-com-alto-astral-e-vitorias/feed/ 0 9171
Relações frágeis por causa do ciúme https://www.cloudcoaching.com.br/relacoes-frageis-por-causa-do-ciume/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=relacoes-frageis-por-causa-do-ciume https://www.cloudcoaching.com.br/relacoes-frageis-por-causa-do-ciume/#respond_9165 Fri, 18 Dec 2015 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/relacoes-frageis-por-causa-do-ciume/ Muitas são as origens do ciúme. A mais frequente é a insegurança. Pessoas inseguras tendem a desejar “amarrar” seu amor junto a si para que não deem um passo, não respirem ou não olhem para o lado sem a sua presença.

O post Relações frágeis por causa do ciúme apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Atendo muitos casais com meu Processo de Coaching Afetivo, mas tem me chamado muito a atenção como ultimamente tenho atendido pessoas ciumentas. Por conta disso, vejo casais estressados, desconfiados, descontentes, muita vezes amarrados e sem liberdade nenhuma. Vejo também cônjuges forçados a mentir, não porque traem e querem esconder o ato, mas porque qualquer compromisso que não aconteça com seu cônjuge é rapidamente mal interpretado.

Muitas são as origens do ciúme. A mais frequente de todas é a insegurança. Pessoas inseguras tendem a desejar “amarrar” seu amor junto a si para que não deem um passo, não respirem ou não olhem para o lado sem a sua presença.

Outras vezes vejo que, ironicamente, são pessoas que traem e que não desejam ser traídas. Por isso cercam seu parceiro de todas as formas e controlam tudo. Elas podem trair, mas jamais podem ser traídas!

Também há casos em que houve uma traição prévia e agora, neste relacionamento atual, as pessoas precisam se prevenir para que uma nova traição não ocorra. E temos então a falta de confiança, que faz com que novamente um ou ambos se sintam sufocados, impedindo assim de haver uma relação saudável.

O fato é que o ciúme é um bicho que corrói a relação. Em doses bem baixas pode ser bom para que haja um cuidado, um carinho de um parceiro com o outro. Mas não é o que tenho visto. Vejo pessoas ensandecidas, tristes, desconfiadas, doentes e com sérias somatizações por causa do ciúme.

Por isto, proponho aqui uma reflexão: aos que são ciumentos indiscriminadamente, isto é, independente se o parceiro deu ou não motivos para tal, procurem ajuda. Vocês merecem viver uma vida tranquila e proporcionar ao seu parceiro uma vida tranquila também.

Aos que se veem ciumentos apenas em sua relação atual, analisem a origem deste ciúme: se vem de um trauma passado, de uma falta de confiança decorrente de sua insegurança ou de uma história mal contada. Se vier de uma história mal contada, analise e procure, de fato, descobrir se você está sendo traído(a). Se um diálogo ajudar, converse com seu parceiro. Se a conversa não fizer mais efeito e se você de fato estiver sendo traído(a), faça uma análise do que você pode suportar. Conheço homens e mulheres que aceitam a infidelidade, pois acreditam que tem outros ganhos em suas relações: status, dinheiro, segurança, reconhecimento…

E se você, ao analisar os fatos, concluir que não pode suportar uma traição e estiver de fato sendo traído(a), parta pra outra. Liberte-se disto que lhe aprisiona e deixe o outro livre para viver sua vida também. Você verá que no fundo no fundo, dormir com a consciência tranquila e ter confiança no seu parceiro não tem preço. E que se ele não merece o seu amor, muitos outros vão merecer.

O post Relações frágeis por causa do ciúme apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/relacoes-frageis-por-causa-do-ciume/feed/ 0 9165
Desconstruindo Eu https://www.cloudcoaching.com.br/desconstruindo-eu/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=desconstruindo-eu https://www.cloudcoaching.com.br/desconstruindo-eu/#respond_9167 Fri, 18 Dec 2015 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/desconstruindo-eu/ Chegou mais um fim de ano, 2015 se vai e um 2016 começa, até aí obvio né? Nem tanto. O que você construiu neste ano? Quais foram suas conquistas e fracassos? Você caminhou em direção aos seus sonhos?

O post Desconstruindo Eu apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Seu foco determina a sua realidade

Chegou mais um fim de ano, 2015 se vai e um 2016 começa, até aí obvio né? Nem tanto. O que você construiu neste ano? Quais foram suas conquistas e fracassos?

Será obvio para aqueles que vivem sob o sonambulismo da síndrome da boiada e do pensamento comum e coletivo de que está aqui apenas para acordar todos os dias, viver uma vida de 44 horas de trabalho, esperar o fim de semana e as férias do ano.

Não critico quem pensa assim, meu papel não é julgar e sim provocar a reflexão. Quando penso nisso, vejo uma sobrevivência e não uma vivência. Crença minha que peço o benefício da dúvida a vocês que acompanham e leem meus artigos.

Estou longe de conquistar todos os meus objetivos de vida, mas estou dando os primeiros, segundos e terceiros passos nessa direção.

Nessa jornada, sei que enfrentarei dificuldades e decepções, mas desistir é uma palavra que eu tirei do meu vocabulário, pois não há mais espaço para ela em minha missão de vida, ela não me serve mais.

Já fui como muitos que são doutrinados à mesmice e ao comum (emprego, cargos, status e egos), mas descobri que a liberdade de poder construir e poder ser aquilo que quero ser é tão saboroso que não pode ser simplesmente esquecido e ignorado.

Sempre que falo de meus sonhos e objetivos me chamam de louco ou que estou viajando. Neste momento busco inspiração em pessoas que passaram pela mesma situação, e quando conseguiram foram chamados de gênios ou de pessoas fora do normal. O que dizer de um homem que colocou todas as suas fichas em um rato e a partir daí construiu algo que hoje é considerado um exemplo de empresa, gestão, liderança e com um faturamento astronômico, estou falando de Walt Disney. Outro exemplo é o empresário Flavio Augusto – hoje é considerado gênio de negócios e um empreendedor fantástico, que quando iniciou era taxado de louco por seus objetivos e escutou de muitos que ele estava criando mais um cursinho de inglês. Acredito que eles provaram que é possível. Fica aqui a recomendação da leitura dos livros Geração de Valor 1 e 2.

Viva sua verdade e não se prenda aos sonhos e objetivos dos outros. Crie relações verdadeiras e prospere com aqueles que como você, compartilham de seus valores de vida.

Seja verdadeiro com as pessoas e colherá verdade e resultados sólidos. Problemas virão, é inevitável. Use-os como aprendizado e fique mais forte. Foque sua energia vital ao que acredita, não há ideias ruins que não possam ficar melhores e muito menos coisas comuns que já existem que não possam ter melhorias criando um novo mercado.

Crie um novo mercado, novos clientes e novos produtos. Evolua como pessoa, seja melhor para sua família, amigos e parceiros. Seja melhor para você mesmo.

“Tome muito cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais” (Sócrates)

Glauco Vega

O post Desconstruindo Eu apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/desconstruindo-eu/feed/ 0 9167
Se não inovar em 2016, vai vender menos! https://www.cloudcoaching.com.br/se-nao-inovar-em-2016-vai-vender-menos/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=se-nao-inovar-em-2016-vai-vender-menos https://www.cloudcoaching.com.br/se-nao-inovar-em-2016-vai-vender-menos/#respond_9169 Fri, 18 Dec 2015 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/se-nao-inovar-em-2016-vai-vender-menos/ Não inovar nos processos, no atendimento, na decoração, na postura, nas pessoas, na estratégia e nos métodos. Se você quer realmente vender em 2016, conheça 20 dicas do que NÃO fazer ou então...

O post Se não inovar em 2016, vai vender menos! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Não escrevi errado, eu disse vender menos, mesmo neste título. Ando por todo o Brasil fazendo palestras sobre inovação aplicada ao Varejo e sempre que posso visito as lojas das cidades para entender o cenário e o que estão fazendo de errado. Então, separei apenas 20 das minhas observações com o objetivo de melhorar para ser mais atrativo em 2016 na visão de quem compra, o consumidor.

20 dicas do que NÃO fazer:

1) Não inovar nos processos, no atendimento, na decoração, na postura, nas pessoas, na estratégia e nos métodos;

2) Focar somente nos Ps: Preço e Produto, por exemplo. Manter sua antiga e “vencedora” equação: Melhor mix, pelo menor preço;

3) Proibir tudo na loja. Não pode tocar, não aceitamos trocas, não temos Wi-Fi, não temos água ou banheiro, não aceitamos determinado meio de pagamento – no estilo “não insista!”;

4) Deixar os vendedores parados na porta como estátuas ou não praticar o TBC (tire a bunda da cadeira) e ir buscar o consumidor fora da sua loja;

5) Orientar seus vendedores a continuar fazendo as mesmas perguntas aos clientes do tipo: “Posso ajudar?”, “Precisando de alguma coisa?” ou “Diga, freguesa!”;

6) Manter uma placa de promoção de um produto por muito tempo; Pode também deixar a placa “XX% de desconto” na porta da sua loja por mais de 2 anos, por exemplo;

7) Não se movimentar e surpreender. Não mudar, por exemplo, a posição de algumas coisas na loja, como prateleiras, vitrine, freezers e produtos pelo menos uma vez a cada vinte dias;

8) Poluição visual, lojas carregadas de cartazes e muitas informações que confundem o consumidor;

9) Não mudar as ofertas, pior, deixar a promoção sem hora para começar e acabar. Só mexer na loja nas datas comemorativas;

10) Não fazer parcerias com seus fornecedores para uma ação personalizada e ou uma promoção exclusiva;

11) Não analisar Funil de Vendas e Fluxo dentro da loja;

12) Não usar cartão de fidelidade;

13) Não fazer diferente da sua concorrência, apenas mais do mesmo. Ou pior, achar que está tudo muito bem, obrigado;

14) Não encantar e oferecer mais do que o cliente espera;

15) Não conhecer os nomes dos seus melhores clientes, ou pelo menos tratá-los como únicos. Não fazer ações direcionadas, exclusivas e específicas com esses clientes dentro e fora da loja (nas casas dos clientes);

16) Não usar a internet a seu favor – não usar CRM, por exemplo;

17) Abandonar ou esquecer os clientes antigos que já compraram, sem fazer nem ao menos uma pesquisa de satisfação;

18) Fazer o cliente preencher longos cadastros na loja física ou virtual;

19) Não dar bola para o que o cliente pensa do seu negócio, não olhar pela perspectiva dele;

20) Não fazer Marketing Digital ou pensar em promover alguma experiência digital com seus clientes.

Claro que existem muito outros itens e coisas que podem detonar o Varejo nos dias de hoje. Eu procurei concentrar na expectativa do novo consumidor, na visão do que se espera do Varejo moderno. Mais do que isso, deixei vocês leitores pensarem em outras coisas importantes que as lojas NÃO devem fazer. Então, vamos lá, eu lhe provoco a deixar aqui seus comentários sobre esses ou outros pontos que, na sua opinião, é importante que sejam mudados.

Se você é lojista, varejista de qualquer segmento, basta fazer ou continuar fazendo qualquer uma ou mais coisas relacionadas aqui neste artigo para que o seu 2016 seja da mesma forma que foi em 2015.

O post Se não inovar em 2016, vai vender menos! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/se-nao-inovar-em-2016-vai-vender-menos/feed/ 0 9169
A arte da sedução! https://www.cloudcoaching.com.br/a-arte-da-seducao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=a-arte-da-seducao https://www.cloudcoaching.com.br/a-arte-da-seducao/#respond_9159 Thu, 17 Dec 2015 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/a-arte-da-seducao/ Pare! Você pode estar com uma percepção totalmente errada da sedução! Você sabia que ela é uma habilidade importante para a vida? Que o seu poder de sedução pode levar você a realizações?

O post A arte da sedução! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Você sabia que a sedução é uma habilidade importante para a vida? Que o seu poder de sedução pode levar você a realizações?

Pode ser difícil acreditar já que temos uma percepção errada da sedução. Se eu perguntar para as pessoas o que é sedução, provavelmente vou ouvir termos relacionados a sexo, manipulação, ganhar alguém de forma “incorreta”, entre outros. Porém poucos têm conhecimento que a sedução pode ser uma ferramenta positiva para as conquistas de metas.

A sedução é divertida, prazerosa, você pode senti-la dançando e observando os seus movimentos e as sensações. Os homens têm mais liberdade para seduzir do que as mulheres. Imagina a cena que vou descrever, acredito que você pode ter passado por situação semelhante. Um homem canta uma mulher e recebe um não, mas ele não desiste e continua tentando e recebe mais um não, mas ele é persistente e depois de alguns “não”, ela começa a responder um talvez e de um talvez pode virar um sim.

Você sabe os motivos que fazem um não virar talvez e depois um sim?

Todos temos o poder de sedução e não utilizá-la a nosso favor é como pedir a um médico que não salve uma vida. A questão será como liberar de forma positiva esse poder conectando com a sua essência. Vou escrever abaixo os fatores que estão envolvidos na sedução segundo a autora Chen Lizra:

1) Desejo: aqui você identifica o que você quer e faz de tudo para conseguir. Aprendemos a acionar os botões emocionais para cada momento e desejo interno começa a concretizar. Se o desejo é forte não existem desculpas, até os obstáculos estimulam a realização.

2) Confiança: para seduzir é essencial ter autoconfiança, ela permite que você vá atrás do que quer. Nossa autoimagem é formada desde quando éramos crianças pela influência dos ambientes que vivemos e das crenças que temos de nós mesmos. Um exemplo que Chen Lizra traz é das crianças cubanas, desde pequenos são elogiados, sentem-se seguros e atraentes com o próprio corpo, não ficam presos a padrões de perfeição e o fator mais importante para a autoconfiança é o amor que recebem desde pequenos.

3) Linguagem corporal: a nossa comunicação é o conjunto do que dizemos e como dizemos, no tom de voz, olhares e até nos pequenos toques. Para a sedução é importante identificar como o outro está reagindo aos seus movimentos.

4) Libido: a libido é a energia e força vital psíquica é o que pode determinar o comportamento de uma pessoa segundo Carl Jung. É despertar no outro o desejo, estar totalmente focado e realizar o seu objetivo. Para isso precisamos nos conectar e relacionar com essa pessoa e a melhor forma para isso acontecer é quando o desejo parte do coração e as intenções são positivas.

Perceba esses itens acima nesse formato: Desejo = Meta; Autoconfiança = Crença de que pode conquistar; Linguagem Corporal = Feedback externo das suas ações e Libido = motivação. Acredito que lhe torna mais consciente de como chegar aos resultados que planeja. Além desses fatores para a arte da sedução estão envolvidos elementos como valentia, vulnerabilidade, charme, orgulho e atração que juntos formam uma conexão movendo e impulsionando as conquistas pessoais e profissionais.

Desejo que você desperte o seu poder de sedução e que realize os seus desejos.

Grande Abraço.

Mayra Soares

O post A arte da sedução! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/a-arte-da-seducao/feed/ 0 9159
Feliz Ano Novo feito por Você! https://www.cloudcoaching.com.br/feliz-ano-novo-feito-por-voce/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=feliz-ano-novo-feito-por-voce https://www.cloudcoaching.com.br/feliz-ano-novo-feito-por-voce/#respond_9161 Thu, 17 Dec 2015 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/feliz-ano-novo-feito-por-voce/ Sempre que estamos próximos do ano novo nos sentimos motivados a pensar em quais serão nossas novas promessas e metas. É ótimo aproveitar esse desejo de fazer tudo novo, mas para isso precisamos agir!

O post Feliz Ano Novo feito por Você! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Sempre que estamos próximos do ano novo nos sentimos motivados a pensar em quais serão nossas novas promessas e metas.

É ótimo aproveitar esse desejo de fazer tudo novo e para isso precisamos agir!

Promessas e intenções não são atitudes. Muitas vezes fazemos promessas para o ano novo, mas nos esquecemos que só a atitude pode concretizá-las.

Promessas serão apenas palavras, até começarmos a colocar em prática o que pretendemos.

Não podemos confundir desejo com vontade. O desejo é importante, pois é a semente, mas é algo apenas potencial. Sem o exercício da vontade o desejo dificilmente se realiza.

A diferença é que o desejo é um estado da mente e está ligado a expectativas, e a vontade é um atributo da mente e está ligada a ação.

O “querer” não pode ficar só na esfera do desejo, você precisa agir, dar o primeiro passo na direção da realização dos seus desejos, dos seus sonhos.

O que vai materializar nossos desejos, vai depender das nossas escolhas, nossos comportamentos e nossas ações.

Aproveite o final do ano para refletir e perceber se suas atitudes estão coerentes, estão alinhadas com os seus desejos.

Se perceber que deseja uma coisa, mas as suas ações lhe levam na direção contrária do que você quer, mude! Mude seu comportamento!

Para este ano que se inicia, de nada adiantará fazermos novas promessas ou apenas acreditar que cumpriremos as que não realizamos no ano que passou – é preciso agir.

Dentro desse processo ajuda abandonar as atitudes que nos afastam da realização de nossos objetivos e manter as que nos aproximam dos nossos sonhos.

Para desenvolver uma nova competência ou internalizar um novo padrão comportamental, precisamos ser persistentes e pacientes. Não acontece da noite para o dia.

Chame a responsabilidade pra você, afinal estamos falando da realização dos seus sonhos!

Para este novo ano não fique só nas promessas, faça acontecer!

Feliz ano novo, feito por você!

O post Feliz Ano Novo feito por Você! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/feliz-ano-novo-feito-por-voce/feed/ 0 9161
Chega de angústia! https://www.cloudcoaching.com.br/chega-de-angustia-2/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=chega-de-angustia-2 https://www.cloudcoaching.com.br/chega-de-angustia-2/#respond_9163 Thu, 17 Dec 2015 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/chega-de-angustia-2/ “Feliz Natal” e “Boas Festas” são votos que se estendem por apenas alguns dias. Por isso, quero lhe desejar algo capaz de perdurar durante todo um ano: chega de ansiedade e de angústia!

O post Chega de angústia! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
“Ninguém muda ninguém; ninguém muda sozinho;
nós mudamos nos encontros.”
(Roberto Crema)

Eu poderia desejar-lhe um tradicional “Feliz Natal”, mas isso garantiria não mais do que dois dias de felicidade. Já votos protocolares de “Boas Festas” se estenderiam por apenas uma semana. Por isso, quero desejar a você algo capaz de perdurar por todo um ano: chega de angústia!

Ansiedade e angústia tornaram-se companheiros indesejados. A ansiedade representa um estado de impaciência, de inquietação, um desejo recôndito de antecipar uma decisão, de abreviar uma resposta, de aplacar expectativas.

A angústia é uma sensação de desconforto, um mal-estar físico que oprime a garganta, comprime o diafragma, acelera o pulso, e um mal-estar psíquico que aflige, agoniza, atormenta.

A ansiedade é um tempo que não chega; a angústia, um tempo que não vai embora.

Amantes que aguardam pelo encontro é ansiedade; relacionamentos desgastados que não terminam é angústia. O prenúncio do final de semana para um pai divorciado é ansiedade; a despedida dos filhos no domingo é angústia. A espera pelo resultado de um concurso é ansiedade; ter seu nome classificado em uma lista de espera é angústia. A expectativa do primeiro dia de trabalho é ansiedade; o fim do expediente que demora é angústia.

Ficamos angustiados por opção, por força de nossas próprias escolhas, por causa de coisas e pessoas. Assumimos compromissos financeiros que não podemos saldar, adquirimos bens pelos quais não podemos pagar. Tudo em busca de status. Compramos o que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para mostrar a quem não gostamos uma pessoa que não somos. O ato da compra é sublime e fugaz. A obrigação decorrente é amarga e duradoura. E angustiante.

Muitas são as pessoas que nos angustiam com suas argumentações, pleitos ou mera presença. O telefone toca e ao identificar o número você hesita em atender. Uma visita é anunciada e sua vontade é simplesmente mandar dizer que não está.

De tanto cultivar a ansiedade, de tanto se permitir a angústia, colhemos a depressão. Então lançamos mão de um comprimido de Prozac e fingimos estar tudo bem.

Por isso, meu convite é para que você dê um basta em sua angústia. Demita de sua vida quem e o que não lhe faz bem. Pode ser um cliente chato ou um fornecedor desatencioso; um amigo supostamente leal, porém, na verdade, um interesseiro contumaz; ou um amor não correspondido.

Tome iniciativas que você tem protelado. Relacione tarefas pendentes e programe datas para conclusão. Limpe gavetas, elimine arquivos desnecessários. Revise sua agenda de contatos e sua coleção de cartões de visita, rejeitando quem você nem mais conhece – e que talvez nunca tenha conhecido.

Vá ao encontro de quem você gosta para demonstrar-lhe sua afeição. Peça perdão a quem se diz magoado com você, mesmo acreditando não tê-lo feito. Ofereça flores, uma canção, um abraço e um aperto de mãos. Ofereça seus ouvidos e sua atenção.

A vida é breve e parece estar cada vez mais curta porque o tempo escorre-nos pelas mãos. Compromissos inadiáveis, reuniões intermináveis, trânsito insuportável. Refeições em fast food, decisões fast track, relacionamentos fast love. Cotidiano que sufoca, reprime, deprime.

Caminhar pelas ruas, admirar a lua, contar estrelas, observar o desenho que as nuvens formam no céu. Encontrar amigos, saborear os alimentos, apreciar os filhos. Escolha ficar mais leve, viver com serenidade. Libere o peso angustiante que carrega em suas costas. Viva, não apenas se deixe viver.

O post Chega de angústia! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/chega-de-angustia-2/feed/ 0 9163
Sobre a Educação Organizacional https://www.cloudcoaching.com.br/sobre-a-educacao-organizacional/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=sobre-a-educacao-organizacional https://www.cloudcoaching.com.br/sobre-a-educacao-organizacional/#respond_9153 Wed, 16 Dec 2015 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/sobre-a-educacao-organizacional/ O Brasil é um país cada vez mais mal-educado e que por consequência não proporciona amplos exercícios de valores que prontificam toda uma nação. O respeito é raro, a tolerância é a prática e a violência é uma frequente opção.

O post Sobre a Educação Organizacional apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Infelizmente, o Brasil é um país cada vez mais mal-educado e que por consequência não proporciona amplos exercícios de valores que prontificam toda uma nação. O que vemos e sentimos é a perda – já em grau elevado – daquilo que chamamos de civilidade nas relações humanas: o respeito é raro, a tolerância é a prática e a violência é uma frequente opção.

Somada a essa percepção há também o permanente cinismo e a corrupção vindos da classe política. Estes contravalores produzem comportamentos que inundam e destituem as manutenções/construções de crenças e valores positivos. Esse cenário alcança as empresas: onde a gestão dos recursos humanos acaba por demandar esforços às bases educacionais.

Chamo atenção à baixa qualidade da alfabetização e à dificuldade com a matemática básica. Respectivamente, ambas comprometem: a construção/compreensão da realidade e as capacidades analíticas. O que e como educar no viver organizacional? Como considerar neste processo as dinâmicas socioeconômicas: economia colaborativa, valor compartilhado e empresa social, como caminhos a serem percorridos?

Essas e outras respostas necessitam de estruturas comportamentais e de estratégias que sustentem as diversas e múltiplas relações presentes na organização e proeminentes a ela. As diretrizes aqui pretendidas visam amplificar a perspectiva de que ela é viável e contribui ao mundo; enquanto, desconstrói – aos poucos – a visão de ter como fim, ela mesma.

Quais são os valores que contribuem e que governam essas estruturas? Quais são as estratégias sustentáveis a essas relações? Vamos responder juntos? Inicio aqui com sugestões aos valores: seriedade, dignidade, confiança, coerência, liderança e compromisso. Como educar valores? Como vivenciá-los, praticá-los e exemplificá-los?

Há muita energia e tempo dedicados à educação organizacional. Há trabalhos duros pela frente. Ao educar são criados e mantidos os fundamentos às estruturas pretendidas; por meio das quais são viabilizados os aprimoramentos contínuo e adaptável daqueles que aceitam: o autoconhecimento, a criatividade e a interação, junto aos constantes desafios empresariais.

O post Sobre a Educação Organizacional apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/sobre-a-educacao-organizacional/feed/ 0 9153
Endomarketing: Imagem Projetada x Imagem Percebida https://www.cloudcoaching.com.br/endomarketing-imagem-projetada-x-imagem-percebida/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=endomarketing-imagem-projetada-x-imagem-percebida https://www.cloudcoaching.com.br/endomarketing-imagem-projetada-x-imagem-percebida/#respond_9155 Wed, 16 Dec 2015 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/endomarketing-imagem-projetada-x-imagem-percebida/ Você já se perguntou se a imagem percebida da sua empresa, serviço ou pessoa é a mesma da imagem que você projeta? Combinar as imagens é papel fundamental do endomarketing de qualquer organização.

O post Endomarketing: Imagem Projetada x Imagem Percebida apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Você já se perguntou se a imagem percebida da sua empresa, serviço ou pessoa é a mesma da imagem que você projeta?

Vamos lá, antes vou explicar a diferença entre imagem projetada e imagem percebida e na sequência vamos avaliar a forma de passar essas duas imagens.

A imagem projetada é aquilo que você deseja passar para as pessoas e a imagem percebida é o que de fato elas percebem de você.

A construção de uma imagem empresarial pode começar com a construção de um logo, das cores escolhidas para a marca, do design do produto e do nome da empresa, porém o que realmente vai determinar a imagem da organização é a percepção dos clientes em relação ao que ela propõe e é tal imagem que muitas vezes determina a decisão de compra de muitos clientes.

Ao pensar na imagem de uma empresa é essencial pensar também na imagem de toda a equipe e do posicionamento de todos diante das questões importantes do mercado. Passar a imagem correta não é tarefa fácil, ainda mais quando se trata de um grupo de pessoas, cada uma com seu estilo, suas crenças e valores. Portanto a saída é avaliar constantemente se a imagem projetada condiz com a imagem percebida e, para tal, as pesquisas constantes com o público interno e externo são de grande ajuda.

O que você comunica precisa ser compatível com o que a empresa vive, um dos itens mais importantes para uma imagem percebida em concordância com a imagem projetada é a verdade! Por exemplo, de nada adianta você falar que atendimento de qualidade é o seu nome, se os atendentes não fazem jus ao seu lema. Ou, ainda pior, exigir de seus atendentes um atendimento show e ser grosseiro prestando um péssimo atendimento a eles quando precisam de você! Esse é o primeiro passo para a falta de credibilidade por parte de seus clientes (internos e externos). Confiança é a base de tudo, inclusive nos negócios!

Vale lembrar que muitas vezes a imagem da empresa se transforma conforme seu crescimento e destaque no mercado e é de extrema importância se ajustar a essas mudanças, comunicando tanto o público interno quanto o externo. E mudando a forma de comunicação de acordo com a nova abordagem que a empresa deseja assumir.

Por fim, perguntar-se e analisar constantemente se a imagem projetada combina com a imagem percebida e sacar todos os esforços para combinar as imagens é papel fundamental do endomarketing de qualquer organização.

O post Endomarketing: Imagem Projetada x Imagem Percebida apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/endomarketing-imagem-projetada-x-imagem-percebida/feed/ 0 9155
O conflito entre quem somos e quem precisamos ser! https://www.cloudcoaching.com.br/o-conflito-entre-quem-somos-e-quem-precisamos-ser/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-conflito-entre-quem-somos-e-quem-precisamos-ser https://www.cloudcoaching.com.br/o-conflito-entre-quem-somos-e-quem-precisamos-ser/#respond_9157 Wed, 16 Dec 2015 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/o-conflito-entre-quem-somos-e-quem-precisamos-ser/ Enfrentamos diariamente uma batalha em termos de sentimentos e expectativas. Buscamos o Sucesso e para isso precisamos mudar, buscamos aceitação e precisamos ser o que somos. Como resolver este conflito?

O post O conflito entre quem somos e quem precisamos ser! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Olá,

Ultimamente ando namorando muito com os conceitos de autoajuda. Fico impressionado como este segmento da cultura ocidental em suas mais variadas formas como, por exemplo, livros, vídeos, palestras, cursos e demais coisas do mesmo gênero possuem o poder de atrair as pessoas. Quanto mais desesperadas, parece que mais as pessoas procuram fórmulas mirabolantes e atalhos.

O fato que mais me chamou a atenção acabou servindo de inspiração para este artigo. A maioria de nós enfrenta diariamente uma batalha em termos de sentimentos, expectativas e vontades. Por um lado, todos buscam o sucesso, independente do que isto signifique e, para tanto, precisam constantemente efetuar mudanças. Por outro lado, existe um grande número de pessoas que busca aceitação e reconhecimento, exatamente por aquilo que são, ou seja, tendem a não efetuar mudanças de comportamento ou atitudes.

O conceito da autoajuda não autoajuda neste sentido, pois enquanto diz para as pessoas coisas como “seja você mesmo”, também diz as “dez coisas que você precisa fazer” para conquistar, seja lá o que for.

Pobre de nós. Vivemos um eterno conflito entre o que somos e o que precisamos ser.

Para compreender um pouco melhor o que acontece, vamos pegar uma competência padrão em qualquer processo de avaliação de perfil ou de desempenho, o famoso, idealizado e proclamado como fundamental “trabalho de equipe”.

As empresas de maneira geral representadas por seus departamentos de recursos humanos defendem que o trabalho em equipe é uma das competências obrigatórias para a organização visto que do ponto de vista da empresa, o conhecimento coletivo e o compartilhamento de experiências é, sem dúvida nenhuma, uma expectativa importante.

Agora voltemos ao tema principal entre o que somos e o que temos que ser.

Certamente, você que está lendo este artigo deve conhecer pessoas que têm perfil mais analítico e crítico assim como conhece outras tantas que são integradoras e possuem grande facilidade de interação pessoal. Dificilmente você conhecerá uma pessoa que seja boa nas duas coisas simultaneamente. É exatamente neste ponto que o conflito vai se instalar gerando stress pela diferença entre o que somos e o que precisamos ser.

Para que não tenhamos o risco de julgamentos quanto à capacidade, tomemos como base que em todos os casos trata-se de profissionais capazes, cultos e treinados.

Agora, baseado no dogma corporativo que compara profissionais a abelhas, todos devem trabalhar em equipe em busca do benefício corporativo e assim, temos quatro situações possíveis:

1 – O profissional não trabalha bem em equipe e sua função é analítica não demandando que interaja com outras pessoas, ou seja, que ele é exatamente igual a quem precisa ser. Isto é positivo.

2 – O profissional trabalha bem em equipe, é extrovertido, integrador, gosta de ensinar e aprender compartilhando cada passo do seu trabalho sem se importar em, eventualmente, mudar a direção de um trabalho em função da contribuição de um colega e sua função é ligada à criação coletiva, co-criação e atividades de efeito motivacional. Novamente, o que o profissional é equivale ao que precisa ser. Perfeito.

3 – O profissional é analítico, de perfil especialista e prefere conduzir seu trabalho de maneira tecnicamente segura, apostando em suas hipóteses, com um mínimo de intervenção externa, contudo, sua função exige compartilhamento de informações busca de consenso e decisões colegiadas. Que se é difere profundamente do que se deve ser. Isto é ruim.

A adequação do profissional com sua função passa por um processo de desenvolvimento de um novo conjunto de habilidades para as quais ele não foi preparado. Não raramente, encontraremos conflitos de modelos de crenças cujas bases estão nos sistemas sociais primários (família e escola). Sem dúvida um caminho longo, mas que pode ser desenvolvido com processos adequados.

4 – O profissional é colaborativo, integrador, gosta de interagir e compartilhar informações podendo mudar de opinião ou mesmo alterar o andamento de um trabalho para acomodar a opinião de terceiros, mas sua função é estrita, com cumprimento de prazos, seguimento de premissas e foco na busca do menor prazo e do menor custo. O que ele é difere conceitualmente do que precisa ser. Isto é ruim.

Aqui temos uma visão mais ampla do problema. Pois não se trata de desenvolver uma habilidade. Ele tem a habilidade de sobra, trata-se de suprimir esta habilidade. Deixar de ser aquilo que se é para ser o que se precisa ser. Naturalmente isto causa uma zona de sofrimento e stress. No curto prazo, todos somos capazes de suportar estas cargas, mas se a situação perdurar por um tempo maior (superior a dez meses) os sinais de depressão e insatisfação serão claros.

Para os últimos dois casos, a solução envolve a prática do distanciamento. Na metodologia CARMA – Career And Relationship Management utilizamos o distanciamento para a construção de um personagem, ou como chamamos aqui, a construção do Eu Profissional. Este Eu profissional é um personagem que atende a demanda do se precisa ser, sem alterar a estrutura do ator (Eu verdadeiro) que é o que realmente somos. Uma vez distanciados o ator e o personagem, a vida passa a ser tratada como ela realmente é: um grande teatro onde podemos ser quem quisermos ou necessitamos ser.

Minha dica final é: Conheça-se profundamente. Quando estiver consciente de quem você é, você poderá ser o que quiser e precisar na hora que quiser. Isto meus amigos, é liberdade.

O post O conflito entre quem somos e quem precisamos ser! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/o-conflito-entre-quem-somos-e-quem-precisamos-ser/feed/ 0 9157