2013 - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/topicos/2013/ Fri, 20 Dec 2013 05:00:01 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9 https://www.cloudcoaching.com.br/wp-content/uploads/2023/10/cropped-favicon-1-32x32.png 2013 - Cloud Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/topicos/2013/ 32 32 165515517 Uma promessa bem diferente para o Ano Novo! https://www.cloudcoaching.com.br/uma-promessa-bem-diferente-para-o-ano-novo/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=uma-promessa-bem-diferente-para-o-ano-novo https://www.cloudcoaching.com.br/uma-promessa-bem-diferente-para-o-ano-novo/#respond_6077 Fri, 20 Dec 2013 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/uma-promessa-bem-diferente-para-o-ano-novo/ Pensar para ser uma pessoa mais decente; pensar para amar mais e melhor, começando por si mesmo; pensar para votar com mais lucidez; pensar no que de verdade se quer e pensar para decidir se quer alguma coisa. Pensar! Uma promessa bem diferente para o Ano Novo! Saiba mais em “Dimensões do Sucesso”.

O post Uma promessa bem diferente para o Ano Novo! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Meus amigos, enfim chegaram os derradeiros momentos de 2013. Época em que as pessoas fazem promessas para o ano que chega e descobrem as razões por não terem cumprido as promessas para este ano que vai. É quando muitos percebem que há uma clara necessidade por avançar em novas áreas do conhecimento ou achar a fórmula mágica do seu sucesso pessoal e, até mesmo, decidir qual o modelo de vida que pretende adotar em 2014.

Então, para me divertir um pouco e trazer alguma novidade interessante aos leitores deste espaço, investiguei pela internet o que haveria unindo o ponto focal Coaching com o período de Festas (Natal e Ano Novo). Se algum leitor tiver feito o mesmo tipo de busca, pode encaminhar aos meus cuidados que terei enorme prazer em reproduzir como informação.

Uma pergunta central e corriqueira é sobre como conseguir manter o peso apesar dos excessos de comida e bebida. Sem exceção, os Coaches nutricionais orientam que sempre é possível o controle da alimentação e sugerem a salada como escolha inicial. Se o alvo é um alimento gorduroso, não exagerar no molho. Seja qual for o tipo de carne, tirar a pele e a gordura para ingerir menos colesterol. Seja persistente, faça de conta que não viu os doces e aproxime-se das frutas. Finalizando, a bebida alcoólica é calórica e prejudicial ao processo digestivo, além de atacar o fígado. Para se preparar, moderação e muita água nessa hora!

Outra questão que sempre aparece é: porque há pessoas melancólicas nessa época do ano ao invés de aproveitarem o clima festivo? Vou me inspirar na renomada escritora Lya Luft para trazer uma mensagem fraterna aos leitores e, acredito, nem mesmo ela tenha a consciência de quanto nos remete ao Coaching. Já escrevi neste espaço que, na sua essência e pela base teórica que o fundamenta, o principal papel do Coaching é estimular a autorreflexão do Coachee. Obviamente, isso só se consegue quando o ato de pensar sistematicamente torna-se hábito presente no cotidiano da pessoa.

Pois bem, Lya comenta que muitos dos problemas que as pessoas carregam estão no fato de que elas se frustram em um mundo onde se deve ser saudável, rico, competitivo e competente, ou seja, é uma lista interminável de “ter de ser”. Ela sugere que cada pessoa faça do Ano Novo  o seu “Ano Do Ter De Pensar”, o que sabemos ser pouco comum. É o pensar e o continuar pensando, apesar dos jogos eletrônicos, aplicativos e programas de computador irresistíveis. Afirma a autora que se deve “pensar para ser uma pessoa mais decente; pensar para amar mais e melhor, começando por si mesmo; pensar para votar com mais lucidez; pensar no que de verdade se quer e pensar para decidir se quer alguma coisa”.

Lya continua com sua proposta. É fazer do ato de pensar não uma obrigação, antes disso é um direito e deveria ser um prazer. Seja no ônibus ou no carro, andando, nadando, comendo ou nada fazendo, ideal é refletir a respeito da própria vida, pois sempre há coisas boas para se pensar. Pensar simplesmente para criar um mundo particular, não como ataque de loucura, mas sim de criatividade. O que chamamos de real não existe, existe o que vemos dele. Sendo céticos ou otimistas, podemos criar a beleza e o caminho, longe de uma caverna de trevas.

Pois eu quero muito me aliar com essas palavras sábias para desejar, a cada leitor, que o ano de 2014 seja pleno de saúde e alegrias. Saúde para a autorreflexão e alegrias nascidas dos pensamentos que puderem ser concretizados. Boas Festas e Maravilhoso Ano do Pensar!

O post Uma promessa bem diferente para o Ano Novo! apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/uma-promessa-bem-diferente-para-o-ano-novo/feed/ 0 6077
Chega de Angústia https://www.cloudcoaching.com.br/chega-de-angustia/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=chega-de-angustia https://www.cloudcoaching.com.br/chega-de-angustia/#respond_6073 Thu, 19 Dec 2013 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/chega-de-angustia/ Capaz de perdurar por todo um ano, Tom Coelho traz uma mensagem de fim de ano sobre desacelerar e buscar a serenidade, combatendo a ansiedade e a angústia provocadas pelo mundo moderno.

O post Chega de Angústia apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
“Ninguém muda ninguém; ninguém muda sozinho;
nós mudamos nos encontros.”
(Roberto Crema)

Eu poderia desejar-lhe um tradicional “Feliz Natal”, mas isso garantiria não mais do que dois dias de felicidade. Já votos protocolares de “Boas Festas” se estenderiam por apenas uma semana. Por isso, quero desejar a você algo capaz de perdurar por todo um ano: chega de angústia!

Ansiedade e angústia tornaram-se companheiros indesejados. A ansiedade representa um estado de impaciência, de inquietação, um desejo recôndito de antecipar uma decisão, de abreviar uma resposta, de aplacar expectativas.

A angústia é uma sensação de desconforto, um mal-estar físico que oprime a garganta, comprime o diafragma, acelera o pulso, e um mal-estar psíquico que aflige, agoniza, atormenta.

A ansiedade é um tempo que não chega; a angústia, um tempo que não vai embora.

Amantes que aguardam pelo encontro é ansiedade; relacionamentos desgastados que não terminam é angústia. O prenúncio do final de semana para um pai divorciado é ansiedade; a despedida dos filhos no domingo é angústia. A espera pelo resultado de um concurso é ansiedade; ter seu nome classificado em uma lista de espera é angústia. A expectativa do primeiro dia de trabalho é ansiedade; o fim do expediente que demora é angústia.

Ficamos angustiados por opção, por força de nossas próprias escolhas, por causa de coisas e pessoas. Assumimos compromissos financeiros que não podemos saldar, adquirimos bens pelos quais não podemos pagar. Tudo em busca de status. Compramos o que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para mostrar a quem não gostamos uma pessoa que não somos. O ato da compra é sublime e fugaz. A obrigação decorrente é amarga e duradoura. E angustiante.

Muitas são as pessoas que nos angustiam com suas argumentações, pleitos ou mera presença. O telefone toca e ao identificar o número você hesita em atender. Uma visita é anunciada e sua vontade é simplesmente mandar dizer que não está.

De tanto cultivar a ansiedade, de tanto se permitir a angústia, colhemos a depressão. Então lançamos mão de um comprimido de Prozac e fingimos estar tudo bem.

Por isso, meu convite é para que você dê um basta em sua angústia. Demita de sua vida quem e o que não lhe faz bem. Pode ser um cliente chato ou um fornecedor desatencioso; um amigo supostamente leal, porém, na verdade, um interesseiro contumaz; ou um amor não correspondido.

Tome iniciativas que você tem protelado. Relacione tarefas pendentes e programe datas para conclusão. Limpe gavetas, elimine arquivos desnecessários. Revise sua agenda de contatos e sua coleção de cartões de visita, rejeitando quem você nem mais conhece – e que talvez nunca tenha conhecido.

Vá ao encontro de quem você gosta para demonstrar-lhe sua afeição. Peça perdão a quem se diz magoado com você, mesmo acreditando não tê-lo feito. Ofereça flores, uma canção, um abraço e um aperto de mãos. Ofereça seus ouvidos e sua atenção.

A vida é breve e parece estar cada vez mais curta porque o tempo escorre-nos pelas mãos.  Compromissos inadiáveis, reuniões intermináveis, trânsito insuportável. Refeições em fast food, decisões fast track, relacionamentos fast love. Cotidiano que sufoca, reprime, deprime.

Caminhar pelas ruas, admirar a lua, contar estrelas, observar o desenho que as nuvens formam no céu. Encontrar amigos, saborear os alimentos, apreciar os filhos. Escolha ficar mais leve, viver com serenidade. Libere o peso angustiante que carrega em suas costas. Viva, não apenas se deixe viver.

O post Chega de Angústia apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/chega-de-angustia/feed/ 0 6073
Alimentação nas festas de Final de Ano https://www.cloudcoaching.com.br/alimentacao-nas-festas-de-final-de-ano/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=alimentacao-nas-festas-de-final-de-ano https://www.cloudcoaching.com.br/alimentacao-nas-festas-de-final-de-ano/#respond_6075 Thu, 19 Dec 2013 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/alimentacao-nas-festas-de-final-de-ano/ Festas e confraternizações não faltam nesta época do ano. Dezembro chegou repleto de compromissos, mas vem acompanhado de excessos, muitas vezes de comida, guloseimas e bebidas. Como você quer se comportar diante de tantas opções calóricas, gordurosas e deliciosas? Saiba mais!

O post Alimentação nas festas de Final de Ano apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Festas e confraternizações não faltam nesta época do ano, e o mês de Dezembro chegou repleto de compromissos, mas vem acompanhado de excessos, muitas vezes, de comida, guloseimas e bebidas.

Nesta época as pessoas me perguntam como devem se comportar diante de tantas opções calóricas, gordurosas e deliciosas. E eu respondo com uma nova pergunta:

Como você quer se comportar?

Se você já tem hábitos saudáveis e projetos de vida no qual incluem o cuidado com  a sua alimentação e saúde, certamente não irá cometer excessos ao ponto de comprometer tudo o que fez ao longo do ano, mas agora, se ainda não o fez e pensa em começar uma alimentação saudável, deixe para depois das festas, pois a privação neste momento pode causar conflito e ser considerada com um castigo e neste momento, tudo que você quer é aproveitar  as confraternizações e comemorar mais um ano de muitas realizações.

Não valorize a comida típica dessa época mais do que as reuniões com familiares e amigos, trocas de carinho e discursos de gratidão e manifestações de amor.

Mas para aqueles que preferem planejar um cardápio saudável para as festas de final de ano, aí vão as dicas da Nutri:

Opções para entradas: Canapés e antepastos, dê preferência para os legumes crus, como: canapé de pepino com cream cheese light e tomate cereja com manjericão; salada de folhas, frutas secas e oleaginosas, dentro de uma cesta feita com pão folha – leve para o forno o pão para ficar crocante; torrada integral com patê de berinjela.

Opções para prato principal: Dê preferência para chester, peru, frango, peixes e lombo de porco magro.

Opções para sobremesa: Frutas da estação e doces light, que tal um frozen com calda de frutas vermelhas.

Para beber: Dê preferência para sucos naturais através das combinações como limão com hortelã, melão com gengibre, abacaxi com manjericão, ou o que sua criatividade permitir.

Celebre cada momento com pessoas especiais, divida suas histórias e viva intensamente cada momento. Leve o aprendizado das situações junto de você e reflita sobre o ano de 2013, com o propósito de realizar o ano de 2014 repleto de novos desafios e crescimento.

Grande Abraço!!!

Boas Festas

Daniela Cierro

O post Alimentação nas festas de Final de Ano apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/alimentacao-nas-festas-de-final-de-ano/feed/ 0 6075
Amar de Verdade https://www.cloudcoaching.com.br/amar-de-verdade/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=amar-de-verdade https://www.cloudcoaching.com.br/amar-de-verdade/#respond_6071 Wed, 18 Dec 2013 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/amar-de-verdade/ Com a motivação de desejar Boas Festas, nosso Master Coach e Colaborador Leandro Alves traz um texto lindíssimo com um olhar à consciência Cristã e à atenção para o sentimento: Amar de Verdade.

O post Amar de Verdade apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Torço para que todos estejam bem!

Trago um texto com a motivação de desejar um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Nele há um olhar à consciência Cristã e à atenção para o sentimento: amar de verdade.

Grande abraço!

Leandro

Amar de Verdade

Amar de verdade é mais do que amar a nossa melhor parte quando estamos com o outro.

Amar de verdade é mais do que o outro ama a si, quando está conosco.

Não cabe a nós sincronizarmos o amor, mas sim, estarmos disponíveis para que Deus queira conectar duas ou mais pessoas, por meio da centelha divina que há dele em nós. Essa sabedoria Cristã apenas está perceptível aos que a sentem antes de verbalizá-la.

Amar de verdade traz a ausência da vaidade. Neste momento, abre-se a possibilidade para que a dádiva alcance nossos comportamentos. Os movimentos dadivosos são consequências daquilo que Deus quer e do que somos dele em nós.

A consciência Cristã é alcançada pelo fazer perfeitamente – per+feito – tudo aquilo que necessitamos em nós, no outro e no meio.

O fazer perfeitamente que procuro explicar é o doar da nossa melhor parte: a nós, ao outro e ao meio. Doar perfeitamente: per + doar. Ao nos perdoarmos nos desconectamos do crítico interno que nosso cérebro insiste em criar; este ainda sintonizado em momentos passados que não resolvemos plenamente.

O post Amar de Verdade apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/amar-de-verdade/feed/ 0 6071
O Poder da Gratidão https://www.cloudcoaching.com.br/o-poder-da-gratidao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-poder-da-gratidao https://www.cloudcoaching.com.br/o-poder-da-gratidao/#respond_6069 Mon, 16 Dec 2013 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/o-poder-da-gratidao/ A gratidão aparece em nossa vida, quando sentimos algo bom e agradável em relação a uma situação ou a pessoa(s). Você já parou para pensar em relação ao que ou a quem você é grato? Saiba mais na última coluna “Gestão de Mudanças” de 2013.

O post O Poder da Gratidão apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Está chegando o final de mais um ano. Época de celebrar com amigos e familiares o ano que está chegando ao fim. Época de fazer um balanço de como foi o ano conquistas, vitórias, desafios, aprendizados.

Ao refletir sobre o que escrever nesse último artigo do ano, uma palavra apareceu em minha mente: Gratidão. Quando penso nessa palavra fico realmente emocionada e tocada pela profundidade de ser grato. Essa palavra me acompanha há algum tempo, pois ao acordar tenho o costume de agradecer ao universo a dádiva de experienciar mais um dia.

No decorrer desse ano tive a oportunidade de vivenciar ainda mais a força da gratidão. E o que é gratidão? A palavra gratidão vem do latim gratitudo, que deriva de gratia, “que significa boa vontade, agradável, bom”. A origem da palavra define como sentimos a gratidão. A gratidão aparece em nossa vida, quando sentimos algo bom e agradável em relação a uma situação ou a pessoa(s).

Você já parou para pensar em relação ao que ou a quem você é grato?

Costumo fazer uma lista das situações e pessoas pelas quais sou grato. Quando escrevo essa lista, me conscientizo que tenho muito mais a agradecer do que poderia imaginar. Coloco nessa lista todas as coisas boas que aconteceram e também as situações que trouxeram aprendizados. Agradeço as situações difíceis que me fizeram evoluir, descobrir e manifestar o melhor dentro de mim. Considero a gratidão uma energia de poder. A gratidão tem a força de liberar e de aproximar. Liberar um sentimento bom e profundo e aproximar ainda mais o que nos faz ser gratos.

Gostaria de finalizar esse artigo deixando a você, querido leitor, a sugestão de fazer também uma lista de tudo pelo qual você é grato. Será uma experiência transformadora!

Um excelente e maravilhoso final de ano.

O post O Poder da Gratidão apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/o-poder-da-gratidao/feed/ 0 6069
Especulações sobre o futuro do Coaching https://www.cloudcoaching.com.br/especulacoes-sobre-o-futuro-do-coaching/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=especulacoes-sobre-o-futuro-do-coaching https://www.cloudcoaching.com.br/especulacoes-sobre-o-futuro-do-coaching/#respond_6067 Fri, 13 Dec 2013 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/especulacoes-sobre-o-futuro-do-coaching/ Sempre que o final do ano se aproxima, futurólogos apresentam suas projeções para o novo ano. São estimativas econômicas, a Copa 2014, Eleição presidencial e por aí vai... E o Futuro do Coaching? Poderá agora se tornar uma força global para servir a sociedade em grande escala e na linha de frente? Saiba mais em “Dimensões do Sucesso”.

O post Especulações sobre o futuro do Coaching apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Sempre que o final do ano se aproxima, futurólogos se lançam a apresentar suas expectativas e projeções para o ano novo. São estimativas econômicas, o campeão do mundo de 2014, que artista casa e qual o que se separa, fatos e novidades na vida dos famosos, quem ganhará a eleição presidencial, e vai daí por diante. Eu não quis perder esse barco e decidi trazer algumas projeções sobre o que poderá acontecer com o Coaching no médio prazo e, quanto àqueles que estiverem vivos em 2020, fiquem livres para me cobrar a respeito, combinado?

O relatório da empresa internacional Sherpa Coaching (Sherpa Executive Coaching Survey 2011 – Power to the People; (www.sherpacoaching.com) resumiu algumas projeções futuristas para a área, quais sejam: (a) a demanda por Coaching executivo está em ascensão; (b) a grande maioria dos profissionais de negócios vê o valor do Coaching como muito alto; (c) a credibilidade de Coaching aumenta a cada ano; (d) o Coaching será usado crescentemente no desenvolvimento de Liderança, em oposição à resolução de problemas e tomada de decisão; (e) o processo personalizado e presencial está em ascensão e; (f) as organizações cada vez mais só contratam Coach executivo com certificação reconhecida (pelas pesquisas, esse tipo de critério é pontuado como “muito importante” ou “absolutamente essencial”).

Os últimos anos já apontam um maior foco em fatores e indicadores de sucesso, envolvendo a cuidadosa análise de necessidades e a sessão introdutória com o Coachee. O Coaching enfrenta desafios e oportunidades, bem como grande responsabilidade nas empresas. Cresceu de um processo inicial associado ao Coaching pessoal para voltar-se a um trabalho com grupos e equipes, passando de indústria caseira a profissão. Poderá agora se tornar uma força global para servir a sociedade em grande escala e na linha de frente? Que Coaches terão a competência de construir o que é mais necessário, com responsabilidade individual?

O “sucesso” em Coaching pode permanecer sempre um mistério, ou pelo menos em parte, pode nunca ser totalmente explicado por fatores cientificamente definidos ou análises qualitativas. Conforme levantamentos recentes, há cientistas e profissionais que se aplicam no argumento de que não é possível estudar o “sucesso” em Coaching. Afirmam que, embora seja interessante estudar os fatores que levam ao sucesso, no sentido de prosperidade, é tão oportuno ou até mais interessante estudar como pessoas decidem que determinado resultado é, de fato, “próspero”. Isso tem relação direta de como o Coachee se define pela sua meta.

Sucesso como resultado é conceito de realização próspera e pode ser tido em sentido antônimo ao fracasso. No futuro, haverá Coaches internos em maior número e melhor treinados, aumento de sessões de Coaching entre colegas, em grupo e crescimento do modo virtual, por audio/vídeo-conferência. Haverá mais motivação em preparar e avaliar gestores com habilidades em Coaching. E esses avanços diminuirão custos e farão com que o Coaching se torne mais frequente, embora o conceito de sucesso sempre dependerá de fatores difíceis de padronizar, tais como cultura, atitudes e qualificações dos Coaches.

Quer saber mais sobre o futuro. Pois bem, acesse também o estudo A Global Study of Successful Practices. Coaching – Current Trends and Future Possibilities (2008-2018), da American Management Association (www.amanet.org). Boa leitura e excelentes conclusões.

O post Especulações sobre o futuro do Coaching apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/especulacoes-sobre-o-futuro-do-coaching/feed/ 0 6067
Alimentação fora do lar: Opções e consciência nas escolhas https://www.cloudcoaching.com.br/alimentacao-fora-do-lar-opcoes-e-consciencia-nas-escolhas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=alimentacao-fora-do-lar-opcoes-e-consciencia-nas-escolhas https://www.cloudcoaching.com.br/alimentacao-fora-do-lar-opcoes-e-consciencia-nas-escolhas/#respond_6063 Thu, 12 Dec 2013 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/alimentacao-fora-do-lar-opcoes-e-consciencia-nas-escolhas/ Você sabe escolher os alimentos que consome fora de casa? Muitas pessoas saem de casa com a certeza de que farão uma alimentação saudável e são surpreendidas por opções saborosas e calóricas e que acabam escolhendo. Onde está o possível erro? Na oferta ou no poder de escolha? Saiba mais!

O post Alimentação fora do lar: Opções e consciência nas escolhas apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
O setor de alimentação vem passando por mudanças significativas com a globalização que está afetando o mercado muito mais do que apenas preparar refeições ou consumir alimentos. Segundo Poulain, 2004, o ato de se alimentar é regido por regras impostas pela sociedade, influenciando suas escolhas.

Essas regras são apresentadas desde a forma do preparo das refeições, apresentação dos pratos e rituais da sociedade, como horário, pressa e distribuição da comida entre as pessoas que fazem parte da mesa, assim como o tipo de prato, que pode ser demorado, fastfood, tudo contribuindo para identificar a escolha do alimento servido ou não.

A alimentação fora do lar faz parte da configuração dessa mudança dos hábitos brasileiros, devido a vários motivos, como a jornada de trabalho da mulher e a gama de restaurantes servindo alimentos com alto teor de gordura e carboidrato, e com isso contribuindo para o aumento do sobrepeso e obesidade da população brasileira.

Mas você sabe escolher os alimentos que consome fora de casa?

Muitas pessoas saem de casa com a certeza de que farão uma alimentação saudável e são surpreendidas por opções saborosas e calóricas e que acabam escolhendo.

Onde está o possível erro? Na oferta ou no poder de escolha?

Já abordamos em outros artigos que o propósito disciplinado pode ser um agente que o encaminhe a essas boas escolhas, portanto vamos fortalecer seus propósitos em relação a sua saúde e bem estar?

Se você acredita que pode se alimentar de forma saudável e quer usufruir dos benefícios dessa alimentação balanceada, as opções existem em vários lugares.

Se você entrar em uma padaria e fizer uma escolha por um lanche rápido na hora do almoço, dê preferência a um sanduíche com pão francês integral, queijo branco, rúcula ou alface e tomate, e peça um suco feito na hora de limão com hortelã.

Certamente estou lhe oferecendo possibilidades que muitas vezes você não está habituado a pedir nessa situação e aí você pode cair na tentação de um salgado frito e um refrigerante.

Porém as consequências da sua escolha poderão interferir no seu desempenho no resto do dia e comprometer inclusive o seu potencial intelectual, além de aumento nos níveis de gordura no sangue e sintomas de má digestão.

Pense nisso!!!

Grande abraço

Daniela Cierro

O post Alimentação fora do lar: Opções e consciência nas escolhas apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/alimentacao-fora-do-lar-opcoes-e-consciencia-nas-escolhas/feed/ 0 6063
Um instante, uma palavra https://www.cloudcoaching.com.br/um-instante-uma-palavra/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=um-instante-uma-palavra https://www.cloudcoaching.com.br/um-instante-uma-palavra/#respond_6065 Thu, 12 Dec 2013 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/um-instante-uma-palavra/ Não importa a ocasião ou a duração de um encontro. Uma única palavra, em um mero instante, pode influenciar as decisões e o destino de outrem. Esse é o assunto abordado por Tom Coelho na coluna “Sete Vidas” de hoje.

O post Um instante, uma palavra apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
“Nem todas as conversas irão mudar sua vida, mas qualquer uma delas poderá fazê-lo.”
(Liz Dolan)

Quando iniciei minha carreira como palestrante, nos idos de 2003, eu tinha duas crenças muito claras. A primeira, de que uma apresentação, por mais organizada, envolvente e cativante que fosse, não seria capaz de “mudar a vida” de um participante. Sensibilizar, influenciar e até entusiasmar, sim. Porém, promover uma mudança capaz de alterar o curso da história de alguém, parecia-me presunçoso demais.

A segunda crença dizia respeito à duração de uma atividade. Pensava eu que uma mensagem poderosa dependia do conjunto de seu conteúdo. Seria o todo, e não a parte, o que impactaria os presentes.

Ao longo dos anos, aprendi que estava duplamente equivocado…

Qualquer breve momento pode transformar radicalmente o destino de alguém. Tenho vivenciado isso no dia a dia, a cada diálogo, a cada reunião, seja com colegas, amigos, parceiros de negócios ou mesmo o público em geral. É como disse o antropólogo Roberto Crema: “Ninguém muda ninguém, ninguém muda sozinho, mas mudamos nos encontros”.

Uma vez ao ano tenho a honra e o prazer de desfrutar da companhia de um dos principais líderes empresariais do Brasil. Trata-se de alguém com quem convivi anos atrás no cenário institucional e com quem selei uma amizade autêntica e despretensiosa. Ensinou-me ele em nosso último encontro: “Na atual fase de minha vida, dou-me o privilégio de escolher com quem, quando e por quanto tempo irei dialogar”. É uma grande lição que nos dá a dimensão exata da importância das palavras e do uso do tempo.

Daí decorre também o êxito ou o fracasso no processo de comunicação, pois há uma sutil diferença entre ouvir, escutar e efetivamente entender o seu interlocutor. É tênue, porém ampla, a distinção entre olhar, ver e enxergar um objeto, imagem ou cena. Há pessoas que falam, mas nada dizem; ou que dizem, mas não são compreendidas.

Shakespeare pontuou assertivamente que “leva-se anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e você pode fazer ou dizer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida”. Por isso, sempre procuro alertar que é imprescindível tomar cuidado com as palavras desferidas, em especial nos momentos de irritação. Quando você diz algo que desagrada a alguém, pouca valia haverá em se desculpar posteriormente. Porque não importa o que você disse, mas o que ficou depois do que você disse. O que fica instala-se no peito, dentro do coração, tomando-o por sua morada e de lá não sai mais.

Hoje aprendi que em qualquer intervenção que eu faça, seja em uma palestra ou um treinamento, seja em uma reunião ou em diálogo conciso, basta uma fração de meu discurso para promover a reflexão em qualquer um dos presentes. E como cada pessoa é atingida de maneira diferente e em momentos específicos, é grande minha responsabilidade, pois a mensagem pode afetá-las positiva ou negativamente, influenciando suas decisões.

Assim, cuide com atenção e carinho de seus argumentos. E lembre-se de que em comunicação, mais do que a razão, é a emoção quem impera.

O post Um instante, uma palavra apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/um-instante-uma-palavra/feed/ 0 6065
Coaching familiar e a retomada da comunicação https://www.cloudcoaching.com.br/coaching-familiar-e-a-retomada-da-comunicacao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=coaching-familiar-e-a-retomada-da-comunicacao https://www.cloudcoaching.com.br/coaching-familiar-e-a-retomada-da-comunicacao/#respond_6061 Wed, 11 Dec 2013 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/coaching-familiar-e-a-retomada-da-comunicacao/ Família, trabalho, correria, problemas, decisões, dúvidas e pouco ou nenhum diálogo. Alguma vez chegou à sua mente uma pergunta vinda do coração: O que estou fazendo com a minha vida? Esse é o tema da Coluna “Desenvolvimento Humano” desta semana.

O post Coaching familiar e a retomada da comunicação apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Falamos pouco durante o café da manhã. Entramos no elevador, ainda com sono, e logo vamos para os carros. Não vamos ao trabalho juntos: ele sai com o carro e praticamente não se despede. Eu: após colocar nossa filha em um transporte escolar abarrotado e enfrentar uma ida ao trabalho com um congestionamento monstruoso, chega à mente uma pergunta vinda do coração: O que estou fazendo com a minha vida?

Minha filha chegou com uma história sobre ter a primeira relação sexual. Fiquei surpreso, com medo e feliz. Surpreso por ela trazer isso ao pai dela. Com medo porque ainda não sei como reagir. Feliz porque minha menina confia plenamente em mim. Como devo contribuir com ela?

Meu marido é um dependente químico de álcool. Já está medicado e quer voltar a morar em casa. Desde o início nos amamos muito e esta já é a terceira recaída após o início dos tratamentos. Eu e nossos filhos queremos que ele volte, mas quero fazer diferente desta vez. Quero que ele perceba o valor da família que conquistou e que pede para voltar.

Minha mulher trabalha demais. Pouco a vejo. Nossos filhos também reclamam. Ela sempre diz que quer diminuir a carga, mas não toma a decisão. Estudamos formas de manter os ganhos para ela reduzir o trabalho aos poucos. Falta colocar em prática!

Cada contexto acima foi lindamente trabalhado com o Coaching familiar. A comunição foi retomada aos poucos por meio de atividades/encontros para que todos pudessem alinhar/compartilhar/compatibilizar aquilo em que acreditam e o que lhes é importante.

Junto à comunicação, outra ação presente em todos eles foi à percepção de que há crenças e valores que vêm conosco desde o nascimento. Elas contribuem pra que o caráter a personalidade sejam constituídos. O respeito a elas permite que outras crenças e outros valores sejam adquiridos e edificados no seio familiar e no contexto social em que vivemos.

Nessa direção, há as relações eu-outro-meio; elas necessitam de pais competentes e hábeis em: acolher, observar e mediar a linguagem, os gestos e os gostos deles e os dos filhos.

O post Coaching familiar e a retomada da comunicação apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/coaching-familiar-e-a-retomada-da-comunicacao/feed/ 0 6061
No Coaching cabe trabalhar com métricas? https://www.cloudcoaching.com.br/no-coaching-cabe-trabalhar-com-metricas/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=no-coaching-cabe-trabalhar-com-metricas https://www.cloudcoaching.com.br/no-coaching-cabe-trabalhar-com-metricas/#respond_6059 Tue, 10 Dec 2013 05:00:01 +0000 http://www.cloudcoaching.com.br/no-coaching-cabe-trabalhar-com-metricas/ Mario Divo aborda a questão das métricas, aqueles resultados obtidos por questionários que medem aspectos específicos de uma pessoa, e completa “Na escolha do questionário deve haver uma boa compreensão sobre como ele foi desenvolvido”. Saiba mais em “Dimensões do Sucesso”.

O post No Coaching cabe trabalhar com métricas? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
Para começo de nossa conversa, vamos entender essa questão de métricas, ou seja, aqueles resultados obtidos pela adoção de questionários que medem aspectos específicos de uma pessoa que está em processo de avaliação ou de desenvolvimento. Normalmente, esses questionários podem ser divididos em: (a) os que buscam medir tipos de personalidade (assumindo que esta é uma qualidade inata que não muda); (b) os que medem traços da personalidade (assumindo que esta tem várias características que podem ser alteradas através da reflexão pessoal, feedback e/ou Coaching), e, ainda; (c) os de aplicação especial, que examinam comportamento, baseados na crença de que todas as pessoas podem mudar.

Um artigo técnico muito interessante, divulgado na publicação People Management Magazine Online, em junho de 2008, apontou para uma conclusão que não pode ser ignorada: o tipo de questionário aplicado para o Coachee responder terá grande influência na maneira como o Coach deve planejar e conduzir a sessão de Coaching. O artigo foi escrito por um estudioso chamado Jonathan Passmore, psicólogo ocupacional e professor na Universidade de East London. Ele é autor de dezenas de livros e artigos no tema da Psicometria no Coaching, incluindo o Wiley Blackwell Handbook of the Psychology of Coaching and Mentoring, publicado em 2013. Não fosse pouco, ele foi agraciado com o Prêmio de Pesquisa do Special Group in Coaching Psychology, em 2012.  Ou seja, é alguém em quem se deve colocar muita atenção.

De forma bastante simples podemos entender que o questionário do tipo psicométrico terá sua aplicação orientada à questão da personalidade, enquanto há outros questionários voltados para a questão de competências. Usar um ou o outro está diretamente relacionado com os objetivos definidos para o Coaching. Fundamental, segundo o pesquisador, é ter clareza de que o questionário é justo em termos de resultados comparativos para diferentes grupos etnicos, sociais ou mesmo na questão do gênero (entre homens e mulheres).

Eis agora o que poderá causar furor para alguns Coaches fundamentados apenas na prática (os conhecidos “practioners”). Na escolha do questionário deve haver uma boa compreensão sobre como ele foi desenvolvido. É baseado em teoria ou em uma pesquisa? Qual a teoria? Qual a pesquisa? Isso é fundamental para compreender o contexto em que o processo de Coaching será desenvolvido. Muitas vezes, os envolvidos olham os resultados psicométricos como verdade indiscutível. Porém, os resultados podem estar refletindo as circunstâncias e os sentimentos do Coachee quando o questionário foi respondido.

Finalizando, Jonathan Passmore afirma que os resultados de questionários às vezes deixam as pessoas com mais perguntas do que com respostas. É aí que entra a competência do Coach para saber explorar adequadamente as várias questões abordadas e, então, desenvolver um plano de ação que possa apontar o que precisa ser feito e quando.

O tão comentado feedback raramente é suficiente para trazer a mudança comportamental e o que irá funcionar mesmo é o Coach adotar um plano específico e personalizado de suporte pessoal ao seu Coachee, durante um período de tempo. Em resumo, adotar questionários psicométricos tem o resguardo da validade estatística e se mostra melhor do que os típicos “modelos domésticos”, mas há que se ter um personalizado e cuidadoso plano de ação.

O post No Coaching cabe trabalhar com métricas? apareceu primeiro em Cloud Coaching.

]]>
https://www.cloudcoaching.com.br/no-coaching-cabe-trabalhar-com-metricas/feed/ 0 6059