Anúncios

Tome posse de suas emoções!

As emoções são a reposta instintiva que temos quando passamos pelas diversas situações da vida. Sem as emoções as pessoas não percebem significado nos acontecimentos. Como podemos tomar posse das nossas emoções?

As emoções são a reposta instintiva que temos quando passamos pelas diversas situações da vida. Sem as emoções as pessoas não percebem significado nos acontecimentos.

Hoje, já sabemos que o cérebro se reestrutura o tempo todo. Cada vez que você vive uma emoção forte, as células do seu cérebro desenvolvem uma conexão, e essa conexão vai ficando cada vez mais forte conforme você repete aquela emoção. E vai ficando cada vez mais provável repetir aquela emoção porque você construiu uma conexão para aquilo em seu cérebro.

Isto é a aprendizagem. E quanto maior a emoção, mais forte fica a conexão. Isso significa que se em algum momento da sua vida, por exemplo, você se sentiu vítima, cada vez que você repete o sentimento de vítima vai ficando cada vez mais fácil você se sentir vítima em novas situações, mesmo que você não tenha sido vitimado, isso se chama memória associativa.

O problema dessa memória associativa é que quando algo está acontecendo agora, no presente, levamos em conta a informação que já estava guardada em nossa memória emocional e aí passamos a lidar com o evento atual como se fosse no passado.

Ou seja, uma situação totalmente nova, que pode trazer emoções positivas, não chega a ser percebida dessa forma porque já temos uma ideia pré-formada sobre ela e a recebemos no automático.

Como podemos tomar posse das nossas emoções?

Através da revisão de nossos pensamentos.

Para isso é fundamental fazer uma reavaliação das ideias, das crenças disfuncionais, dessas percepções e sentimentos automáticos, porque aí sim, você pode mudar sua vida.

É possível quebrar essas cadeias de associações, e a chave está na capacidade do nosso cérebro em formar novas conexões neurais.

Por isso é importante saber que seu cérebro não está estacionado, ele pode formar novas redes neurais, ou seja, novas ideias, novos conceitos e novas formas de perceber e interpretar o mundo.

E isso é maravilhoso!Que bom que podermos criar novas memórias, transformar nosso modo de receber e significar nossas experiências!

A nossa emoção depende de como a percebemos, como interpretamos cada uma das coisas que nos acontecem.E a chave para tornar isso possível é trabalhar os nossos pensamentos, rever crenças e reelaborar o conteúdo mental, o Coaching pode ser muito útil nesse processo.

Pensar sobre os nossos pensamentos significa ser observador de si mesmo e aprender a se conhecer. Já sabemos que quem se conhece tem mais chances de ter autoestima estável.

Autorize a si mesmo a ser diferente do que você tem sido até hoje. Para crescer e evoluir precisamos permitir pensar diferente. Monitore seus pensamentos, reflita.

Se você fica sempre com o primeiro pensamento que lhe vem à cabeça, vai continuar sendo sempre o mesmo.

Se você se permitir ser mais flexível em seus pensamentos você pode ter uma vida totalmente nova. O seu dia a dia é moldado pelo seu pensamento.

Quando você passa a aceitar a possibilidade de coisas novas, você passa a reconhecê-las e permitir que efetivamente façam parte da sua vida.

Andrea Lopes Author
Andrea Lopes tem mais de 20 anos de experiência profissional, ex-advogada, Coach e palestrante. Atua principalmente na área de qualidade de vida e no desenvolvimento de habilidades comportamentais. Há 4 anos atende principalmente advogados, empresas e atletas profissionais. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching – SBC, Licenciada pelo Coaching Council e BCI Behavioral Coaching Institute, também certificada pelo IDHL – Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi. Instrutora de Yoga com atividades junto a creches municipais e ONGs.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa