Anúncios

Termine bem e comece melhor 2019

O que temos feito com nossos planejamentos?! Para que termine seu ano bem, e comece o próximo ainda melhor, você precisa saber disto!

Estive, na última semana, num encontro de empreendedoras que trouxe uma interessante discussão acerca de planejamento. O título que dei a este artigo refere-se justamente ao tema da palestra que assisti.

Logo na abertura, foi proposta uma reflexão comum para este período do ano: Como foi seu 2018? Você foi capaz de realizar todos os seus planos e alcançar seus objetivos? Curiosamente, a proposta engatou uma pergunta de checagem, pedindo que todas que tivessem verdadeiramente planejado o ano levantassem suas mãos. Fiquei emocionada em constatar que praticamente todas as participantes do encontro levantaram.

Nós, enquanto cultura, finalmente aprendemos a planejar. Esta conquista merece ser celebrada!

Diante da grande oferta de programas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal diversas pessoas incorporaram o hábito de planejar, aprenderam diferentes técnicas e ferramentas e passaram a aplicá-las em seu dia a dia. Metas e objetivos transcenderam a esfera corporativa e hoje faz parte da vida pessoal e empreendedora.

O ponto que trago para pensarmos é: o que temos feito com nossos planejamentos?!

Para que termine seu ano bem, e comece o próximo ainda melhor, recomendo fortemente que você retorne ao seu planejamento.

Primeiramente, faça uma profunda avaliação sobre cada item do seu planejamento, especialmente quanto às ações executadas. Identifique se deixou de fazer algo. Avalie se os resultados alcançados vão ao encontro dos pretendidos inicialmente. E, então, volte a agir para corrigir o que for preciso, renovando seu planejamento.

Parafraseando uma citação de autoria desconhecida: “O maior problema não é não ter dado certo, mas NÃO procurar saber porque não deu certo. A chance de você cometer o mesmo erro novamente é grande!”

Um segundo importante aspecto para revisitar planejamentos é estar atento às suas emoções. Mais uma vez destaco nossa cultura, que costuma não valorizar erros. Acontece que o fracasso é uma coisa, quem você é outra completamente diferente.

Não tema fracassos. Aprenda a ressignificar resultados ruins.

Henry Ford acreditava que “aquele que teme o fracasso limita suas atividades. Falhar é a única oportunidade de começar de novo de forma mais inteligente”.

E, por fim, prepare-se para crescer. Não espere que as coisas aconteçam para que se movimente. Esteja pronto para abraçar as oportunidades que surgirem diante de você.

Todos os bons hábitos e competências que você possui podem ser melhorados. Escolha o planejar como um dos mais importantes para investir sua energia. Você pode se surpreender com os resultados.

Sheila Berna Author
⚙️ Sheila Berna
Sheila Berna é Psicóloga pela USP, Especialista em Orientação de Carreira pela USP, Master Coach pela FEBRACIS, Consultora e Palestrante. Com mais de 12 anos de experiência em atendimento individual, há 5 anos trabalha desenvolvendo lideranças e equipes. Residente do Vale do Paraíba, atuou em diferentes projetos da região assim como em São Paulo e Rio de Janeiro. Empreteca, apoia o movimento dos Empretecos do Vale do Paraíba, contribuindo para a organização de eventos relevantes ao empreendedorismo da região.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa