Anúncios

Terapia Financeira: Sessões ensinam a Administrar o Dinheiro!

É indicada para quem tem dificuldade em organizar as finanças, pagar as contas em dia e conquistar o que deseja. Um dos maiores problemas hoje é que muitas pessoas não alimentam seus sonhos e muito menos traçam um planejamento para conquistá-los.

Queridos colegas, ouço com frequência pessoas que não têm educação financeira dizerem que administrar as finanças não é fácil. Os altos preços dos produtos, serviços e juros e o salário baixo são as principais queixas, mas se paramos para pensar, estes são aspectos difíceis e que levam tempo para mudar.

Não à toa, muitas pessoas procuram pela Terapia Financeira, serviço disseminado em quase todo o País. Ela é feita por profissionais especializados, já que existem cursos lato sensu para especialização à distancia (EaD), como a Pós-Graduação em Terapia Financeira Metodologia DSOP.

A Terapia Financeira pode ser individual, para casais ou famílias e é indicada para quem tem dificuldade em organizar as finanças, pagar as contas em dia e conquistar o que deseja. Um dos maiores problemas hoje é que muitas pessoas não alimentam seus sonhos e muito menos traçam um planejamento para conquistá-los.

Nas sessões, porém, esses objetivos são trazidos à tona e considerados os principais motivadores para se tomar as rédeas da situação financeira e aprender a administrar as finanças com sustentabilidade. O terapeuta financeiro não administra o dinheiro das pessoas, pelo contrário, são elas que mudam a sua forma de agir.

Para tanto, há varias etapas. Entre quatro e seis sessões, em média, é desenvolvida a Linha do Tempo da vida financeira, que considera como a pessoa administrou os seus primeiros salários, de que forma conquistou o que tem hoje e quais são as suas responsabilidades financeiras, analisando o seu perfil de forma ampla.

É desenvolvida também a Árvore Geneológica, que considera como os familiares, (pais, tios e até mesmo avós) lidam ou lidavam com o dinheiro. Outras importantes etapas, como o Diagnóstico Financeiro, o resgate dos sonhos e o Orçamento Financeiro são desenvolvidos por meio da Metodologia DSOP (baseada nos quatro pilares Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar).

O Terapeuta Financeiro faz o acompanhamento até que se tenha autonomia para administrar a renda com sustentabilidade. Trata-se de um importante passo para mudar seu padrão de vida. Lembre-se, não é uma questão de números ou de incrementar a renda, e sim de ter novos hábitos, mais conscientes.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa