Terapia Filosófica: Abra as Portas para Um Novo Mundo de Possibilidades
Há mais de 2.000 anos a Grécia vivia um período um tanto conturbado em todas as áreas, muito semelhante ao que vivemos hoje. Atualmente o homem parece ter perdido o significado do sentido da vida e entrado em um cenário em que a saúde mental, não só do trabalhador, mas do cidadão comum, merece uma atenção muito maior do que vinha sendo dada até então.
Na Grécia antiga, a Filosofia, cada vez mais, passou a ser a solução dos problemas e, assim como eu, muitas pessoas têm a firme convicção de que uma das principais alternativas válidas para hoje é voltar a utilizar o conhecimento filosófico para auxiliar as pessoas.
Atualmente começa a tomar vulto a prática da terapia filosófica, isto é, provocar o entendimento das situações ou circunstâncias encontradas na vida pessoal e profissional, para buscar uma solução que vem da própria pessoa, e a razão disso é bastante simples:
“Se o mal-estar do paciente tem origem em seu psiquismo, nada mais normal do que consultar um psicoterapeuta”.
Porém, muitas vezes, não é esse o caso. Isso porque surgem alguns questionamentos como: E quando o mal do paciente provém de uma situação geral conturbada? Ou de uma falta de sentido e razão para a existência? Ou ainda, da não adaptação das habilidades comportamentais exigidas pelo mercado e relacionamentos atuais, o que causa estresse e até burnout?
Com bastante convicção digo que o profissional em questão para abordar estes questionamentos é o Terapeuta Filosófico. Apesar de ser uma atividade pouco difundida no Brasil, ela é reconhecida pela CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Cada vez mais, universidades disponibilizam cursos de pós-graduação nesse tipo de especialização, o que evidencia o aumento dessa prática.
Um terapeuta filosófico atua como um facilitador na jornada de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal de seus clientes. Ao invés de oferecer soluções prontas ou diagnósticos, ele conduz um diálogo profundo e reflexivo, que permite ao indivíduo encontrar suas próprias respostas.
Em um processo de terapia filosófica, o cliente terá inúmeros benefícios.
- Maior clareza mental: ao refletir sobre suas experiências e crenças, o cliente adquire uma compreensão mais profunda de si mesmo.
- Aumento da autonomia: o cliente aprende a tomar decisões mais conscientes e alinhadas com seus valores.
- Melhora da qualidade de vida: ao lidar com questões existenciais, o cliente pode encontrar um maior sentido de propósito e bem-estar, além do desenvolvimento do pensamento crítico.
Caso você esteja passando por momentos de indecisão ou insegurança, estresse ou falta de uma sensação de bem-estar no dia a dia, convido você a conhecer este tipo de terapia e saber como a Filosofia pode mudar a sua vida.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre qual é o papel do terapeuta filosófico no processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal? Então, entre em contato comigo. Com certeza será um prazer te ajudar.
Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/
Confira também: Trabalho com Propósito: O Segredo para a Satisfação Profissional
Participe da Conversa