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Tendências de Gestão de Pessoas em 2021: Qual é o nosso desafio? (parte I)

Quais as tendências da Gestão de Pessoas em 2021/2022 e os principais desafios do RH? Será que estamos prontos para construir uma cultura voltada à mudança?

Quais as Tendências da Gestão de Pessoas e os principais Desafios do RH para 2021/2022?

Tendências de RH e Gestão de Pessoas em 2021: Qual é o nosso desafio? (parte I)

Sabemos que estamos vivendo tempos diferentes, onde a mudança tem três elementos importantes, tanto para pessoas quanto para organizações: velocidade; conhecimento profundo; tecnologia. Além disso, os desafios que os líderes de Gestão de Pessoas, antigo gerente ou diretor de Recursos Humanos (RH), século XX, precisam enfrentar nos dias de hoje.

Os grandes desafios desses líderes estão em algumas frentes:

  • Entender a necessidade da organização, como um todo;
  • Entender as necessidades das pessoas neste novo cenário;
  • E entender e buscar alternativa para o cenário do século 21;
  • Aprender novas metodologias de transferência de conhecimento e;
  • Ajudar a organização a reter os seus talentos e desenvolver equipes eficazes.

Com tudo isso, nos traz um grande desafio, e nos mostra as tendências para o RH e a Gestão de Pessoas em 2021.

Um dos grandes desafios do RH, da Gestão de Pessoas e dos seus gestores, está intimamente ligado a mudança:

Quais as Tendências da Gestão de Pessoas e os principais Desafios do RH para 2021/2022?

O século 21 nos trouxe um paradigma diferente e grandes mudanças na vida das pessoas e organizações. Já no início do ano 2000, dava dicas de mudança num paradigma, totalmente diferente do que acontecia no século 20.

Uma das primeiras mudanças foi com relação ao modo de liderar pessoas. No século 20, as organizações precisavam de mão de obra e agora, no século 21, precisam de pessoas que pensam.

Outras mudanças importantes começaram a emergir quando o fórum econômico mundial, em 2015 nos mostrou os três elementos que iriam balizar as práticas das organizações: a velocidade com que as informações estavam sendo colocadas, a necessidade de conhecimento profundo das coisas e como o nosso auxiliar a tecnologia.

Essa grande mudança na forma de pensar, fez com que as organizações começassem a olhar de forma diferente para suas necessidades, como por exemplo: como nos sustentar em um ambiente extremamente rápido, hostil na concorrência, e com mudanças tão rápidas de cenários e que exigem uma grande força motriz, não de máquinas, mas de estratégia e pensamentos.

Nesse momento aparece a figura mais importante, a pessoa, os seus talentos e as suas habilidades, num ambiente com tantas mudanças.

O Gestor de pessoas começou a figurar como uma das funções fundamentais para esse novo século, não mais aquele que se preocupava com treinamento somente, avalição desempenho, cargos e salários, promoções. Esse novo líder, necessita entender do negócio como um todo, entender que competências necessárias que pessoas das equipes precisam desenvolver, quais são suas necessidades atuais nesse novo cenário, pensar junto à organização como atender ao seu planejamento estratégico, qual metodologia mais interessante de transferência do conhecimento que seja prática e consiga mensurar o efetivo aprendizado na prática para atendimento dos objetivos da organização. E ainda, num mundo tão volátil, como fazer para manter os talentos na organização e ter equipes de autodesempenho, como gosto de chamar, equipes eficazes.

Entender a necessidade da Organizações com um todo

O mundo teve grandes mudanças, nas áreas sociais, econômicas, política, educacionais, ambientais e tecnológicas, e estamos diante de megatendências que estão emergindo e que nos guiara para um futuro muito próximo, com relação a produção, comportamentos e hábitos dos consumidores, impacto nos mercados, em vários setores, onde exige, grandes mudança com o envolvimento de velocidades e agilidade na adaptação dessas tendências, provocando assim um grande desafio das organizações e líderes.

Isso vem trazendo uma transformação na forma de produzir, produtos e serviços, comunicação com os seus consumidores, tudo isso buscando atender as necessidades dos clientes que cada vez mais informados e exigentes.

Qual é então a grande tendência e desafio dos líderes para essa mudança das necessidades das organizações?

  • Nível de concorrência: mercado cada vez mais competitivo, com uma grande mudança na mentalidade do consumidor, que não compra mais produtos, mas sim serviço.
  • Novas Habilidades: essas novas habilidades são exigidas para as organizações, pois precisam aprender e entender as necessidades dos seus consumidores, e para isso, ter a estratégia fundamental, para em vez de vender produtos, vender serviços.
  • Disrupção: O impacto que a tecnologia trouxe dentro das organizações e nas pessoas, ou seja, como a tecnologia afeta as empresas e a vida das pessoas como suas carreiras.

Um grande desafio do RH, da Gestão de Pessoas e dos seus gestores, para a mudança da organização está exatamente na sua cultura, não uma mudança na essência, mas uma mudança na forma de ver a cultura:

Quais as Tendências da Gestão de Pessoas e os principais Desafios do RH para 2021/2022?

Outro grande desafio do RH, da Gestão de Pessoas e dos seus gestores, é olhar para a estratégia das organizações para entender suas necessidades.

Quais as Tendências da Gestão de Pessoas e os principais Desafios do RH para 2021/2022?

Uma vez entendidas as necessidades das organizações neste novo cenário e novas tendências, precisamos entender as mudanças e necessidades das pessoas.

Entender as Necessidades da Pessoas neste novo cenário

No século 20 Abraham H. Maslow desenvolveu uma teoria sobre as grandes necessidades humanas:

Pirâmide das Necessidades de Maslow

A grande pergunta que devemos fazer hoje é: será que ainda são essas mesmas necessidades humanas que estão em vigor no século 21? Ou, as mesmas com inclusão de novas?

Vamos analisar um pouco cada uma delas para entender se ainda hoje os seres humanos têm as mesmas necessidades:

Fisiológicas

O ser humano é um animal que possui por natureza esse tipo de necessidade, ligado ao seu corpo e isso nos dias de hoje continuam até sua morte. Entra século, sai século essa continua.

O grande desafio do RH, da Gestão de Pessoas e dos seus gestores, neste caso está exatamente nas questões, de horário de trabalho, conforto físico, meio ambiente, etc. Veja que com a velocidade com que as informações chegam, existe aí um grande problema a ser discutido, a carga e o horário de trabalho.

Isso também é afetado em tempos de crise, como estamos vivendo nesse momento um tempo pandêmico mundial, onde com certeza afetou uma grande parte de trabalhadores no mundo, como por exemplo o uso do home office.

Segurança

Essas necessidades tem um impacto muito grande nas organizações, pois no século 20 tinha um grau de dependência, a organização tomava conta da vida dos colaboradores, agora no século 21 essa relação mudou muito, principalmente em relação a permanecia no emprego. O trabalho na visão de hoje, não está mais trazendo segurança, com relação ao emprego e ao salário, e exige do Gestor de Pessoas um esforço enorme para desenvolver e reter os seus talentos que são importantes para a organização. Um dos maiores problemas e a relação da tecnologia e o conflito de gerações.

Sociais

Essa necessidade é tão importante quanto a necessidade fisiológica, pois esta última atendida, que na visão de Maslow e a base da pirâmide, a social está ligado ao comportamento, participação, associação, e aceitação, etc. Isto está intimamente ligado ao meio ambiente empresarial, e a relação e subordinação com os  colegas e os seus líderes.

Com certeza é um grande desafio do RH, da Gestão de Pessoas e dos seus gestores ainda hoje, no século 21.

Ego-Estima

Necessidades relacionadas ao amor-próprio, autoconfiança, realização, competências, conhecimento, independência, reputação, status, reconhecimento, aprovação e, respeito.

Podemos perceber que essa necessidade ainda hoje é um dos maiores desafios do RH, da Gestão de Pessoas e dos seus gestores.

Autorrealização

Está na ponta da pirâmide. Como a necessidade fisiológica está na base, essa está na outra ponta como uma das mais importante da vida das pessoas. No século 21 as pessoas têm uma necessidade muito grande de realização, de reconhecimento do uso do seu próprio potencial. Do reconhecimento das suas habilidades, dos seus talentos, das suas forças, e que seja reconhecido pela organização. Eles entendem isso como uma jornada.

Por essa razão, também é um dos maiores desafios do RH, da Gestão de Pessoas e dos seus gestores.

Olhado e observando tudo isso, a história nos traz uma grande crise atual, que chamamos de pandemia. A Covid19 está mexendo com o futuro das pessoas e, por conseqüência, atingindo a economia e as organizações.

Para isso, o grande desafio em 2021 para o RH, a Gestão de Pessoas e seus gestores, é olhar para o futuro buscando novos potenciais e tendências para construir uma cultura voltada para a mudança.

Na verdade, é necessário conhecer todo esse conjunto de mudanças relacionadas às que envolvem o social, a econômica, a demográfica, a ambiental, a tecnológica e a psicológica, comportamental e as novas exigências que este novo século determina o quanto é importante para a sociedade em geral.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre as Tendências de RH e da Gestão de Pessoas em 2021 e os seus principais desafios? Aguarde a parte II deste artigo na próxima edição, que irá apresentar alternativas de gestão para o século 21. Ou então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até lá!

Iússef Zaiden Filho
http://www.izfcoaching.com.br/

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⚙️ IZF Coaching
Iússef Zaiden Filho, Palestrante, Advogado, Professor, Filósofo, Sênior Coach, e Consultor Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela Must University, Flórida, USA, Direito pela Universidade São Francisco, Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, MBA em Gestão de Processos Industriais-UNICAMP especializado em Desenvolvimento Gerencial, Negociação e Logística pela FGV-SP, Liderança pela FranklinCovey USA, Sênior Coach e Carreira, certificado internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute), Coaching de Excelência e Negócio, pela Academia Emocional, em Franquias pela Franchising University, Empreendedorismo pelo Empretec/SEBRAE, Agente do terceiro Setor, Escola Aberta do Terceiro Setor. Sênior Coach, advogado, filósofo, sócio proprietário da IZF Coaching e Desenvolvimento Humano, como consultor parceiro da Giovanoni Internacional Consultoria, Parceiro de Negócios com a YouUp e INV de Portugal com João Catalão e Ana Penin, Professor dos cursos de MBA, Franklin Covey School Brasil, Sustentare Escola de Negócios Joinville e Trecsson/FGV Escola de Negócios do Paraná, Colunista da Revista Coach Me, coautor do livro Empreendedorismo para Jovens, Editora Altas, Diálogos de Gestão, JML Editora, Fator E, Duna Wrietrs e participações nos livros Ferramentas de Coaching, edição Portuguesa e Atitude UAU me, edição Brasileira, todos dos autores João Alberto Catalão e Ana Penin. Foi consultor da FranklinCovey Brasil e Triad PS, por mais de 10 anos, e presidente do IMTEF Instituto Meus Tostões de Educação Financeira) OSCIP, e da ONG Embaixadores da Prevenção Trabalhou, durante 25 anos em duas grandes corporações, como a Johnson & Johnson e Unilever.
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