fbpx

Tendências de Endomarketing 2025: Cultura Organizacional Viva

As tendências de Endomarketing para 2025 vão além da comunicação interna. Descubra como cultura organizacional viva, gamificação, colaboração e reconhecimento tornam os valores parte do dia a dia, engajando equipes e fortalecendo vínculos de forma dinâmica.

Tendências de Endomarketing 2025: Cultura Organizacional Viva - Reconhecimento, gamificação e construção colaborativa de valores

Tendências de Endomarketing 2025: Cultura Organizacional Viva
Reconhecimento, gamificação e construção colaborativa de valores

Os informativos, os murais e a comunicação se transformaram com as novas tendências em Endomarketing nos últimos tempos, como disse, nos três últimos artigos da coluna: o engajamento, hoje, pode contar com experiências imersivas e interativas; os processos estão sendo automatizados pela IA e a saúde mental é tema central do cuidado com os colaboradores.

Agora, não poderia ficar de fora da produção desses artigos o tema: Cultura Interna. E com destaque para a colaboração e a gamificação.

Hoje, os valores deixam de ser palavras bonitas que enfeitam as paredes da empresa para que os colaboradores possam se alinhar com o que ali está escrito, e passa a ser vivido pelas equipes. Portanto, nada mais adequado do que pensá-los em conjunto e segui-los de forma colaborativa entre todos da organização. E a gamificação coloca todos os colaboradores no jogo para atingir metas e trabalhar em conjunto nas conquistas da empresa.

Levar as equipes a vivenciar de maneira gamificada os valores da organização é uma maneira de engajar e motivar muito mais. A ideia é que, por meio de desafios, as equipes se conheçam, se integrem mais e disseminem os valores da empresa de forma divertida e diversa, integrando assim diferentes públicos. E o mais interessante é que cada líder pode aplicar com as suas equipes jogos alinhados aos objetivos e metas do momento.

A gamificação pode ser aplicada de diferentes maneiras: desde por meio da contratação de empresas que aplicam jogos nas organizações até na organização de jogos em momentos de treinamentos, em confraternizações, para motivar e engajar equipes que precisam bater metas, nas redes sociais internas ou nas reuniões das equipes.

E com tudo isso a cultura deixa de aparecer apenas nos momentos dos discursos institucionais e pode ser, sem dúvida, vivida diariamente de forma dinâmica como um lembrete para mantê-la viva e alinhada em todas as práticas das equipes da organização. Afinal assim como os jogos a cultura organizacional não pode ser estática.

E na sua empresa? A cultura é viva? De que forma vocês lembram e reforçam os valores que unem as equipes e colaboradores? Compartilhe com a gente.


Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre como a cultura organizacional viva pode transformar o endomarketing em um motor de engajamento real nas empresas? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Um abraço e até a próxima!

Karine Gomes
http://www.criarecriar.com.br/

Confira também: Tendências de Endomarketing para 2025: A Saúde Mental como Foco no Cuidado com os Colaboradores

Palavras-chave: tendências de endomarketing 2025, cultura organizacional viva, gamificação nas empresas, reconhecimento de colaboradores, endomarketing colaborativo, cultura organizacional com gamificação, como engajar colaboradores com jogos, reconhecimento no endomarketing moderno, construção colaborativa de valores organizacionais
Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa