
Cuidado com Suas Certezas Absolutas: Será Apenas Teimosia?
A visão sistêmica é um franco convite à reflexão. Nas muitas decisões que tomamos todos os dias, estamos transformando em palavras e ações nossas crenças, verdades, julgamentos, valores e critérios.
A cada escolha, um resultado. Quando acertamos, beleza! Quando erramos, pode valer a pena parar um pouco para refletir. Quem obtém os mesmos resultados repetidas vezes não é um azarado, um amaldiçoado ou então um predestinado ao fracasso. Pode estar sendo apenas teimoso. Sem firulas: provavelmente a vida está oferecendo a uma mente fechada a oportunidade de duvidar um pouco de suas certezas.
É certo que não ganhamos nada se ficamos remoendo velhas culpas por termos cometidos erros que custaram caro. Também não ganhamos nada se simplesmente culparmos o destino, o vizinho, o sócio, o chefe, ou seja lá quem for.
Mas ganhamos muito se aproveitamos uma colheita amarga para rever posturas, parâmetros, motivações, identificar oportunidades de corrigir a rota, abandonar a ingenuidade e ampliar a visão sobre o contexto, as variáveis que não eram visíveis antes do desastre.
A mente fechada parece convicta, mas pode apenas estar apoiada na arrogância, no orgulho ou na recusa em aprender a cada dia, cada passo, cada ciclo.
Duvidar de si mesmo não pode ser confundido com insegurança. Somos demandados constantemente a decidir. Sim ou não. Seguir ou parar. Comprar ou esperar. Mesmo para quem se lembrar de respirar, a agilidade nas decisões inclui quase sempre alguma dose de incerteza. Viver é arriscado.
Desfrutar da vida com alegria, aceitando os revezes como oportunidades de crescimento e tendo a coragem de se questionar, é ainda mais emocionante, para dizer o mínimo.
Em síntese, é preciso diferenciar humildade de incerteza. É preciso examinar com cuidado suas motivações e movimentos, para saber distinguir rigidez de certeza. Constância, persistência, determinação são virtudes que costumam acompanhar os bem sucedidos. Obstinação, insistência, impulsividade são amigos do fracasso.
“Vivendo e aprendendo”.
Uma frase simples, antiga, mas que ainda contém uma lição que muitos não incorporaram.
Gostou do artigo?
Quer saber como transformar a teimosia em aprendizado, consciência e crescimento verdadeiro nas suas decisões? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar com você.
Almir J Nahas
Consultor Sistêmico
https://olharsistemico.com.br/
Confira também: O Que Você É: Como Alinhar Sua Imagem e Autoimagem para Mais Autenticidade
Participe da Conversa