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Técnicas de vendas: Você confia no produto que vende?

Você é um consumidor do produto que você vende? Você sente que seu cliente fez o melhor negócio do mercado ao comprar o seu produto? Fica tranquilo porque sabe que ele adquiriu algo que vai satisfazer a necessidade dele?

Você também é um consumidor do produto que vende? Quando o cliente compra um produto/serviço seu, você sente que ele fez o melhor negócio do mercado? Você fica tranquilo e feliz porque sabe que ele adquiriu algo que vai realmente satisfazer sua necessidade? Essas perguntas são muito importantes quando se trata de desempenho em vendas, afinal elas responderão aspectos que definem se você acredita que realmente faz a diferença na vida dos seus clientes ou se sente culpa por entregar algo que não confia por qualquer motivo.

Quando existe confiança, existe empolgação em vendas! Se eu mesmo sou fã do meu produto/serviço, se faço uso dele e percebo que ele me ajuda de alguma forma, imagine que incrível trabalhar distribuindo essa ajuda entre meus clientes e saber que eles serão tão realizados quanto eu sou? Vender assim fica muito mais fácil!

Portanto, antes de aceitar representar qualquer produto ou serviço usando sua imagem, nome e comunicação para promovê-lo, pergunte-se: O que me faz querer vender esse produto? Se a resposta estiver relacionada com qualquer coisa menos a qualidade do produto, questione-se se está mesmo fazendo a coisa certa. E busque algum outro que esteja alinhado com aquilo que realmente é importante para você.

Infelizmente, na prática o que mais se vê por aí são pessoas que não seguem essa premissa e, inclusive, mal conseguem defender a compra de um produto ou serviço quando questionadas sobre o porquê tal produto/serviço é o mais indicado. Trabalhar assim, significa trabalhar enganando a si mesmo e aos outros e, sendo assim, as chances de sucesso diminuem drasticamente.

Ok, mas e se o produto for rentável? Não acredito e nem nunca acreditei que o dinheiro deva ser o motivo de algo, mas sim a consequência de algo que significa muito para nós. Quando é assim, ele entra de maneira muito mais fluída e constante sem gerar ansiedade.

Escolha sempre a honestidade, siga pelo caminho de fazer pelo outro aquilo que você gostaria que fosse feito para você e isso significa também vender para o outro aquilo que você compraria para você!

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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