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Técnicas de vendas: Reciprocidade – dar para receber!

Quem nunca recebeu um brinde de um vendedor e se sentiu na obrigação de comprar algum produto? Quem nunca ganhou um presente e se sentiu com vontade de retribuir? E quem não conhece a frase: “gentileza gera gentileza”?

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Quem nunca recebeu um mimo ou brinde de algum vendedor e se sentiu na obrigação de comprar algum de seus produtos depois? Quem nunca ganhou um presente legal de um amigo e depois se sentiu com vontade de retribuir tal agrado com um presente tão especial quanto? E quem não conhece a famosa frase: “gentileza gera gentileza”? Pois é, no artigo de hoje falaremos sobre a reciprocidade.

Foi-se o tempo em que o cliente precisava de algo, ia até a loja mais próxima, comprava e ia embora… isso, na verdade, acabou faz tempo! Com a Internet, a concorrência e a qualidade dos produtos e serviços no mercado, é essencial se diferenciar cada vez mais para aparecer e conquistar os clientes. Normalmente, o cliente compra para depois avaliar a qualidade daquilo que comprou, mas temos, há algum tempo, um grupo de vendedores que entenderam um dos maiores segredos do fechamento das vendas e o retorno do cliente que é oferecer a experiência e deixar o cliente com gostinho de quero mais ou com a sensação de que deveria retribuir o agrado recebido antes.

É muito importante lembrar que a reciprocidade deve ser feita de coração, com boa vontade e não única e exclusivamente com o objetivo de fechar uma venda, o cliente precisa sentir confiança no vendedor e, portanto, se o vendedor oferecer um benefício somente esperando o retorno ele vai fracassar. A ideia é se perguntar: como posso fazer com que a vida das pessoas fique mais fácil através do meu trabalho? Assim que encontrar a resposta para essa pergunta comece a trabalhar nesse objetivo e verá os resultados positivos mais cedo ou mais tarde!

Hoje, muitos vendedores fazem isso de diversas maneiras: seja oferecendo amostras grátis, compartilhando conhecimentos, promovendo ações caridosas etc. Para saber qual a melhor ação de reciprocidade que você pode aplicar com seus clientes pergunte-se: O que de melhor eu tenho condições de oferecer ao meu potencial cliente gratuitamente? E comece!

A reciprocidade é uma das mais nobres ações que podem e devem ser incluídas em qualquer empreendimento, quando ajudamos o outro automaticamente iniciamos um ciclo de gentileza que por si só já é um ganho e aprendizado maravilhoso. Que tal? Vamos espalhar gentileza por aí?

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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