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Técnicas de vendas: Entendendo o ciclo de vendas

Entender esse caminho é fundamental para aumentar as suas taxas de conversão e para criar atalhos que levarão à conclusão da venda ainda mais rápido.

O ciclo de vendas nada mais é do que todo o percurso que o cliente costuma fazer até fechar negócio com você.

Entender esse caminho é fundamental para aumentar as suas taxas de conversão e para criar atalhos que levarão à conclusão da venda ainda mais rápido.

E o segredo para entender o seu Ciclo de vendas é entender o seu cliente e estudar o seu comportamento nos mais específicos detalhes, buscar soluções para o que o aflige e comprovar a sua capacidade de ajudá-lo.

Quando o vendedor entende o ciclo de vendas, ele capta uma série de informações valiosas que economiza tempo e dinheiro quase que imediatamente.

Além de tudo isso o entendimento do ciclo de vendas possibilita compreender aspectos do comportamento do consumidor que aumentam a segurança do vendedor em relação aos seus clientes. Um exemplo prático é que se em relação a um determinado produto ou serviço os clientes costumam demorar 3 meses para decidir pela compra, não tem porquê ficar ansioso ligando semanalmente para o cliente e pressionando para a tomada de decisão. Assim é possível, deixar a sua venda muito mais natural e fluída.

Identificar todos os passos do cliente até ele finalmente fechar a compra ajuda a elaborar estratégias que atinjam o público ideal. Sendo assim, é possível falar a língua do cliente e suas chances de ter clientes fiéis aumentam consideravelmente.

Para entender este ciclo é preciso seguir o rastro de informações do cliente na hora que chegam até você. Faça pesquisas, pergunte sobre como ficaram sabendo da sua empresa, qual diferencial viram em você, peça um depoimento e busque colher pontos cegos que as perguntas fechadas podem não evidenciar.

O ciclo de vendas se repetirá e você estará preparado para a próxima rodada!

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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