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Técnicas de vendas – Divulgação e meios digitais: você está utilizando essas mídias para compartilhar o seu melhor para o seu cliente?

O mundo digital está cheio de ferramentas para divulgar o trabalho de pessoas e empresas de forma eficiente e gratuita. De 0 a 10, qual nota você daria para sua atuação divulgando seus produtos/serviços nos meios digitais?

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O mundo digital está cheio de ferramentas para divulgar o trabalho de pessoas e empresas de forma extremamente eficiente e gratuita. No artigo de hoje quero trazer como reflexão principal a sua atuação diante desse vasto campo de meios de divulgação daquilo que você faz.

Antes de mais nada, quero te perguntar:

  • De zero a dez, qual nota você daria para a sua atuação divulgando seus produtos/serviços nos meios digitais?
  • Faça uma lista com os principais meios digitais que você utiliza, pelo menos, semanalmente, para divulgar o seu trabalho.
  • De zero a dez, qual nota você daria para a frequência da sua comunicação com seus clientes pelos meios digitais?
  • Se a nota foi abaixo de dez, responda: O que falta fazer para chegar a dez?

Quando falo de meios digitais, não falo de nada que seja obrigatoriamente pago e muito menos de difícil acesso. Estou me referindo a ferramentas gratuitas e possivelmente, até já utilizadas por você: Facebook, Instagram, Whatsapp, YouTube, Blogs etc. nada fora do comum, mas garanto que se alimentados frequentemente e com conteúdo de qualidade chamarão e muito a atenção do seu público. E quanto ao conteúdo, não falo apenas de informar acerca daquilo que você vende, mas de gerar conteúdo, compartilhar novos conhecimentos e interagir com o seu público buscando melhorar o relacionamento e aquilo que você já faz.

Existe muito material, também gratuito, espalhado pela Internet que ensinam as diferentes maneiras de utilizar essas ferramentas para alavancar negócios, basta uma simples pesquisa no Google para encontrar diferentes especialistas no assunto, vale muito a pena conferir!

Agora a última proposta, na verdade, é um exercício:

Quero propor que você pegue um caderno e uma caneta e anote freneticamente (sem filtros, julgamentos ou racionalização) tudo o que vier à sua cabeça que pode elevar o nível da sua comunicação através do mundo digital. Leve, pelo menos 10 minutos anotando tudo o que puder.

Depois de anotadas todas as possibilidades é hora de racionalizar: selecione as ideias que podem ser colocadas em prática a partir de agora, aquelas ideias que você sabe que são muito boas, mas que por qualquer motivo ainda não colocou em prática e coloque-as para funcionar, faça acontecer. Determine um dia e horário, onde, aconteça o que acontecer, você se encarregará de alimentar essa mídia. Estabeleça a meta de produzir ao menos um conteúdo por dia, pode ser uma frase, uma imagem, um áudio, video, artigo, enfim… A escolha é sua! Se em determinado dia não conseguir fazer muita coisa pegue o celular e escreva apenas uma frase, ou grave um áudio de dois minutos entre uma reunião ou outra, mas faça! No final de um ano você terá produzido 365 conteúdos novos! Um ótimo número não acha?

Então vamos lá! Coloque em prática aquilo que precisa melhorar e compartilhe conosco suas contribuições nesse mundo fantástico que é o digital!

Um grande abraço!

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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