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Técnicas de Vendas: Como planejar uma prospecção de clientes bem-sucedida?

Como você anda se saindo na tarefa de levantar novos e potenciais clientes para o seu produto ou serviço? O momento da prospecção é fundamental e se ele for planejado adequadamente, torna-se certeiro. Você acredita estar dando a devida atenção para essa tarefa na sua rotina?

Como você anda se saindo na tarefa de levantar novos e potenciais clientes para o seu produto ou serviço? Assim como a cartada final dada no momento de fechamento da venda, o momento da prospecção é fundamental, posso dizer que se ele for planejado adequadamente, torna-se certeiro. Pois bem, pensando nisso você acredita estar dando a devida atenção para essa tarefa na sua rotina?

Um vendedor que pretende ter recorrência nas suas vendas, precisa investir de maneira consistente na prospecção de novos clientes, essa tarefa deve ser feita todos os dias. O ideal é incluir essa atividade na sua programação diária e separar um horário para se dedicar exclusivamente a isso.

Marque um café com amigos, clientes, familiares, parceiros de negócios, fornecedores, vizinhos etc. para solicitar indicações de amigos ou conhecidos que possam se interessar pelo seu trabalho. Acesse as redes sociais e verifique grupos onde se concentram pessoas com o perfil do seu cliente e que possam ter interesse em adquirir seus produtos e serviços. Faça um levantamento dos concorrentes dos seus clientes, entre eles podem existir vários potenciais clientes só esperando o seu contato. Enfim, abaixo sugiro algumas perguntas que podem te ajudar a sair da caixa e encontrar novas possibilidades de negócios:

  1. Qual o perfil do público que compra seus produtos/serviços? (busque um padrão, o que normalmente seus clientes tem em comum?)
  2. Onde eu, normalmente, encontrei essas pessoas pela primeira vez? (se elas que vieram até você, descubra como foi que elas te encontraram)
  3. E se você descobrisse que existe um outro lugar para encontrar clientes com esse mesmo perfil, que lugar seria esse? (essa pergunta abre possibilidades, não ignore nada e nem julgue suas ideias, apenas anote-as e faça o teste para saber se são mesmo pertinentes).

Feitas essas perguntas já é possível abrir novos caminhos para prospectar, seja recorrente e consistente, todos os dias reserve um tempo para dedicar-se a prospecção de novos clientes; seja resiliente; tenha suas metas e objetivos sempre muito claros e visíveis, pois quando bater aquele desânimo você vai saber o porquê vale a pena persistir. E claro, insista!

Boas prospecções, até breve!

Karine Gomes Author
Karine Gomes é Coach, formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Marketing e Gestão Empresarial, licenciada em História e bacharel em Turismo com ênfase em Planejamento. Professora, consultora de desenvolvimento pessoal e profissional e proprietária da empresa Criar & Recriar Desenvolvimento Humano. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, atua com treinamentos individuais e de grupos, abordando diferentes temas, dentre eles: Marketing Pessoal, Técnicas de Vendas, Endomarketing, Comunicação Assertiva, Recepção e Atendimento ao Cliente, Educação com Coaching dentre outros. Atualmente, divide seu tempo entre as responsabilidades e delícias da maternidade e as atividades da sua empresa.
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