fbpx

Team Coaching: O que é e como se diferencia de outras práticas de intervenção de equipes (parte I)

O Team Coaching tem crescido de forma relevante no mundo e no Brasil, e vem atraindo a atenção dos coaches profissionais experientes na prática do Coaching Executivo.

Team Coaching: O que é e como se diferencia de outras práticas de intervenção de equipes (parte I)

Team Coaching: O que é e como se diferencia de outras práticas de intervenção de equipes (parte I)

Team Coaching (Coaching de Equipe), apesar de sofrer com a falta de uma teoria comum, tem crescido de forma relevante no mundo e no Brasil, e vem atraindo a atenção dos coaches profissionais experientes na prática do coaching executivo.

O Coaching de Equipe ajuda as equipes a trabalharem juntas, para criar mudanças duradouras, desenvolver relacionamentos seguros e de confiança, melhores formas de trabalhar e novas formas de pensar, que maximizem seu potencial coletivo, propósito e metas de desempenho.

O assunto tem conquistado cada vez mais espaço na pauta das Associações, das Federações de Coaching profissional, e das principais instituições acadêmicas que desenvolvem programas e pesquisas sobre o Coaching de Equipe.

Não por acaso, a ICF – International Coaching Federation, recentemente, publicou oito (08) competências do Coaching de Equipe, divididas em quatro (04) blocos, a saber:

A. Fundamentos

  1. Demonstra a Prática Ética;
  2. Incorpora a mentalidade de coaching.

B. Cocriação do Relacionamento

  1. Estabelece e Mantém Acordos;
  2. Cultiva Confiança e Segurança;
  3. Mantém Presença.

C. Comunicação Eficaz

  1. Escuta Ativa;
  2. Evoca Conscientização.

D. Cultivo do Aprendizado e Crescimento

  1. Facilita o Crescimento do Cliente.

A ICF a partir da publicação, recomenda que, deve-se ter cuidado ao considerar a integração do Coaching de Equipe com o treinamento, consultoria ou mentoria de equipe.

Essas três modalidades são bastante diretivas e, portanto, distintas do Coaching de Equipe. Alguns Coaches de Equipe acham que essas três modalidades não devem ser realizadas pelo Coach de Equipe, uma vez que isso pode causar confusão com a equipe e inibir a capacidade do Coach de funcionar bem como Coach.

A ICF comenta ainda que o Coaching de Equipe é mais profundo do que a facilitação – explorando a dinâmica da subsuperfície das personalidades individuais dos membros da equipe, subgrupos e como eles podem afetar o desempenho da equipe.

Pode não haver uma distinção nítida entre Coaching e facilitação de equipe. Em vez disso, pode haver um continuum entre facilitação e Coaching, e um bom Coach de Equipe pode trabalhar perfeitamente em qualquer lugar ao longo desse continuum.

Como o Coaching de Equipe é multifacetado, os coaches de equipe também devem ter uma base de conhecimento significativamente mais ampla ao trabalhar com equipes do que com indivíduos. Eles precisam ter uma compreensão de como identificar e resolver conflitos, reconhecer a dinâmica de poder dentro da equipe, entender o que é necessário para equipes de alto desempenho, saber como construir a coesão da equipe, desenvolver regras e normas, incentivar a participação e contribuição de todos, e promover a autonomia e sustentabilidade da equipe.

No Coaching Individual, os Coaches devem ser cuidadosos ao mudar para uma modalidade diferente do Coaching, e deve deixar claro quando o faz. No Coaching de Equipe, essa distinção entre as várias modalidades pode não ser tão aparente, e o os cuidados devem ser redobrados.

Portanto, cabe ao Coach Individual decidir quantas informações compartilhar sobre as diferentes modalidades com o cliente, mantendo sempre o seu compromisso com a Ética. Devido à complexidade da dinâmica da equipe e dos fatores que afetam seu desempenho, os Coaches de equipe muitas vezes devem ser mais diretivos do que quando trabalham em processos individuais.

A Supervisão também é muito importante para os Coaches de Equipe devido à complexidade do trabalho e à facilidade com que um Coach de Equipe pode se envolver na dinâmica interna da equipe, mas esse ponto será objeto de um outro artigo.

E você caro leitor e prezada leitora, já haviam pensado nisso. Por favor, deixe seu comentário ou pergunta aqui, e terei imenso prazer em interagir com você.

Fique com o meu compromisso de na parte II, em março, entrarei nos detalhes das oito (08) competências do Coaching de Equipe e que se espera dos Coaches de Equipe profissionais e responsáveis.

João Luiz Pasqual
Coach MCC/ICF, Coach Mentor Certificado e
Accredited Coaching Supervisor
https://www.intervisionclub.com.br/

Referências:
  1. Clutterbuck, D (2007) Coaching the Team at Work. London: Nicholas Brealey International
  2. Clutterbuck, D (2014) Team coaching. In: E Cox, T Bachkirova & D Clutterbuck (eds) The Complete Handbook of Coaching, 2nd ed. London: Sage
  3. Hawkins, P (2017) Leadership Team Coaching: Developing Collective Transformational Leadership, 3rd ed. London: Kogan Page
  4. International Coaching Federation – Team Coaching Competencies 

Confira também: ÉTICA EM COACHING: Qual é a situação hoje, na visão da ICF?

 

João Luiz Pasqual tem mais de 40 anos de experiência profissional. Coach Executivo e de grupos. Foi por mais de 30 anos, executivo do mercado financeiro tendo ocupado posições de Diretor Executivo em diversos bancos (Sudameris, Banco Real, Unibanco, ABN AMRO e Santander), viveu na Europa por 8 anos e viajou para mais de 30 países. É conselheiro de empresas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e foi Presidente da ICF no Brasil durante o exercício 2015/2018. É coach ICF – International Coaching Federation com a credencial Master Certified Coach (MCC), Mentor Coach pela inviteChange-USA e Accredited Coach Supervisor pela CSA – Coaching Supervision Academy – Londres. MBA pela FIA-USP e Mestrado em Consulting and Coaching for Change pelo INSEAD-Fontainebleau na França.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa