Anúncios

Tanto a felicidade quanto o sofrimento se escolhe. Você prefere qual?

Felicidade ou Sofrimento? A autoconfiança nos ajuda a sermos felizes e a evitarmos sofrimentos. Então como construir a autoconfiança?

A autoconfiança é o diferencial das pessoas que têm a capacidade de inspirar confiança. É também uma grande aliada diante das perdas que cada um de nós já se deparou no decorrer da vida! É a autoconfiança que nos ajuda a sermos felizes e a evitarmos sofrimentos. A grande dúvida de muita gente é “Como construir a autoconfiança? Se esta é também a sua dúvida, então fique atento! A partir das informações que seguem você pode mudar muita coisa na sua vida.

Como construir a autoconfiança?

Você e eu podemos mudar comportamentos e resultados a partir de quatro fatores do autodesenvolvimento que eu aprendi com o Prof. Gasalla, um renomado estudioso espanhol, também idealizador do modelo Gestão por Confiança (GpC), são eles:

Autoconceito

Implica você conhecer o que pensa de si mesmo. Num primeiro instante isso parece bem fácil, mas, a realidade mostra que não é. Deveríamos aprender desde o ensino fundamental a nos conhecer e ter claro o conceito que temos de nós mesmos, por exemplo, você é capaz de descrever agora mesmo quem é você para que uma pessoa que não o conhece, faça um conceito correto da sua personalidade?

Autoestima

Você aceita e ama a si mesmo? Uma das coisas mais difíceis para a maioria dos seres humanos é ter elevada autoestima, pois somos educados a amar o outro e a nos projetarmos no outro e, por isso, existe tanto controle e apego nas relações. 

Autoeficiência

Aqui implica ser produtivo e eficiente com você mesmo e com o outro e isso só depende de você, depende apenas da sua escolha.

Autodisciplina

É a capacidade de conseguir ser responsável pelas suas escolhas em relação ao seu próprio desenvolvimento e à sua missão.

Um detalhe importante! Você percebe que cada um dos fatores tem um AUTO que inicia a palavra?

Pode parecer irrelevante esse comentário, mas quando digo que para ser feliz é uma questão de escolha, viver sofrimentos também se escolhe e esses quatro aspectos que acabamos de ver fazem total diferença.

Somos tão metidos a sermos onipotentes que queremos controlar todos os acontecimentos e ter a garantia que se fizermos assim vai acontecer assim. Pura manipulação! Com a vida não adianta manipular, temos que aprender a mudar o que é possível, aceitar o que não podemos mudar e buscar sabedoria para discernir uma situação da outra. Gosto muito de um ditado chinês que diz: “é como é, e como é, é perfeito”.

Então, como construir a autoconfiança?

Se entendermos que manipulamos e mentimos por medo, e se temos medo é porque achamos que podemos perder algo, então começamos a ter mais sabedoria. E, aí, entra a autoconfiança e não perdemos nada porque não temos nada, além de nós mesmos. Como diz Gibran Kalil Gibran:

“Os vossos filhos não são vossos filhos. São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. Vem através de vós, mas não de vós. Embora vivam convosco, não vos pertencem…”.

Eu me considero poderosa porque tenho o poder da escolha, mas isso não quer dizer que não me surpreendo com a vida positivamente. Ela muitas vezes me proporciona algo muito maior do que poderia esperar ou até imaginar, mas ao mesmo tempo, me surpreende tirando coisas que me fazem perder o rumo. E, nessas circunstâncias sabe onde eu me seguro? No meu sentido de vida. Esta é a chave.

O sentido da vida é a autoconfiança. E, para encerrar, escolha ser feliz, muito feliz!

Há mais de 18 anos no mercado de palestras, Leila Navarro conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas palestras já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México, Peru, Paraguai, Colômbia, Angola e Portugal. No Brasil, segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros. Entre suas premiações, em 2013 foi a única mulher eleita Top5, na categoria palestrante, do Prêmio Top ofMind Estadão RH, o Oscar do RH, o mais prestigiado e desejado prêmio do mercado. Em 2005 levou em primeiro lugar! Também obteve o Prêmio de 100 fornecedores de RH – Categoria palestrante do ano 2009. Autora de 16 livros, entre eles, “Autocoaching de carreira e de vida”, “Talento para ser Feliz”, “A vida não precisa ser tão complicada”, “O poder da superação”, e seu mais novo lançamento o “Virar o Jogo” , além de diversos e-books, artigos e diversas participações para a mídia em geral.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa