Anúncios

Sucesso & Equilíbrio

Para muitos profissionais, o sucesso significa simplesmente atingir cargos e posições importantes no topo das organizações. Será mesmo?!?

786
786

“Entre o que acontece comigo e minha reação ao que acontece comigo, há um espaço. Neste espaço está minha capacidade em escolher minhas respostas e definir meu destino”.
(Stephen Covey – 1932-2012 – escritor norte americano autor de “7 hábitos das pessoas altamente eficazes”)

O que é sucesso?

Para muitos profissionais, o sucesso significa simplesmente atingir cargos e posições importantes no topo das organizações e, assim, satisfazer plenamente suas necessidades e anseios materiais e, também, conquistar o respeito e admiração de outros.

Cabe aqui uma reflexão: Que tal associar a sua vida à imagem de um equilibrista que deve manter quatro bolas no ar:

  1. uma de madeira que representa o seu trabalho/emprego;
  2. uma bola de lata representando o valor dos bens materiais, em particular o saldo na conta bancária;
  3. uma bola vidro representando a família, e
  4. uma bola de cristal que representa a sua saúde.

A questão é: se algo der errado, quais são as que podem cair?

  • A bola de madeira se cair pode quebrar, mas é possível repará-la, ou seja, um novo (e talvez melhor) emprego/atividade pode ser conquistado;
  • a bola de lata se cair pode amassar e ser restaurada – a analogia indica que bens materiais podem ser recuperados, desde que se tenha saúde, equilíbrio e, também, competência;
  • No entanto, as bolas que são a base da existência – a de vidro (família) e a de cristal (saúde) – se estilhaçadas não podem ser reparadas e estarão definitivamente perdidas. Pense nisto!

Tal qual um texto Budista que nos ensina: “O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro. Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz, deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente”, assim deveria ser conduzida a vida!

No entanto, as pessoas, em geral, passam a maior parte do tempo no trabalho e pesquisas indicam que mais de 2/3 destas pessoas não são felizes em seu trabalho. Ao longo de minha carreira executiva e na atividade de coach/mentor deparei-me com muitos profissionais “bem-sucedidos” cujas vidas pessoais e familiares foram completamente destruídas por doenças e vícios e que, se pudessem voltar no tempo, teriam feito outras escolhas onde cuidar da saúde, cultivar a espiritualidade, praticar atividades físicas, dedicar tempo à família, dedicar tempo ao hábito da leitura teriam papel relevante em suas vidas; mas o tempo não para e o pior, não volta….

Sucesso verdadeiro e pleno é algo bem mais complexo e só pode ser atingido quando todos os fatores da vida estiverem em perfeito equilíbrio – conforme figura abaixo – sendo que cuidar da saúde física e emocional deve ocupar o topo da lista.

Para encontrar este equilíbrio ao longo do caminho da vida é preciso, primeiramente, descobrir o seu propósito que significa fazer o que se ama; nas palavras de Steve Jobs: “a única maneira de fazer um bom trabalho é amando aquilo que se faz”. Pergunte-se: o que faria se já tivesse realizado todos os seus desejos materiais – como viajar a todos os lugares favoritos e tivesse acumulado patrimônio suficiente para assegurar uma vida tranquila para você e seus descendentes – com certeza, isto o conduzirá à descoberta de seu propósito de vida.

Alguns dos passos importantes para uma vida plena e feliz são:

  1. Defina claramente as prioridades da sua vida;
  2. Para atingir o seu propósito, lembre-se sempre quais são suas prioridades e aja em direção a elas;
  3. Abdique de tudo aquilo que não fizer parte de suas prioridades;
  4. Equilibre vida pessoal e trabalho. Um dos ensinamentos de Jack Welsh é: “Trabalho é 100% trabalho e, se você está em casa, esteja 100% presente para sua família”.

Assim, faça com que suas prioridades na vida estejam sempre alinhadas aos seus valores pessoais e utilize-as como uma bússola cujo Norte representa o seu propósito e siga a trilha rumo ao sucesso!

Walter Serer Author
Walter Serer possui extensa e sólida experiência executiva como CFO e CEO de empresas multinacionais de grande porte. Robusta formação em Finanças Corporativas adquirida na General Electric (graduado pelo Financial Management Program) onde atuou por 14 anos ocupando relevantes posições na área de Finanças e Administração. Atuou como CFO nas empresas TI Group, Valeo, Coldex Frigor e Black&Decker. Nos últimos 18 anos exerceu posição de CEO na Ingersoll Rand Brasil (2011-2014), Syncreon South America (2003-2010) e TI Group Latin America (1997-2003). Pós-graduado em Finanças pela FGV e graduado em Administração de Empresas pela (ESAN – PUC/SP).
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa