Sua vocação faz bem para você, para as empresas e para o mundo (parte I de II)

Para ter sucesso, é preciso que cada um encontre a si mesmo. Ao saber quem é, quais são suas forças, suas virtudes, suas habilidades, suas paixões e dar significado a tudo isso, você encontra sua vocação.

Seja bem-vindo, eu sou o César Santiago e estou feliz em poder escrever para você. Preciso contar que sou uma pessoa abençoada. Ainda não tive que pedir um emprego sequer, tenho saúde, uma família e amigos que amo e sou apaixonado pelo que faço. Aos 17 anos fui convidado para o meu primeiro trabalho e desde lá fui promovido várias vezes.

Vivi a oportunidade de trabalhar em dois dos maiores grupos de educação do país e participei da criação de projetos que já impactaram mais de 100 mil pessoas. Aos 33 anos decidi deixar minha carreira corporativa para seguir como empreendedor e Coach.

Certamente, poderia falar das diversas dificuldades que tive, mas ao longo da vida, descobri que o que me permitiu vencer, foi viver com imensa gratidão, e ver em cada dificuldade apenas uma oportunidade para ser melhor.

Para ter sucesso, é preciso que cada um encontre a si mesmo. Ao saber quem é, quais são suas forças, suas virtudes, suas habilidades, suas paixões e dar significado a tudo isso, você encontra sua vocação. Seu verdadeiro lugar no mundo, sente-se confortável dentro de si mesmo e gera resultados extraordinários. É sobre isso que vamos conversar.

Para começar, faço-lhe a pergunta: Acredita que é possível alguém ter performance em cima de suas fraquezas? É bem provável que não!

A Psicologia Positiva é um dos pilares do Coach e no livro “Felicidade Autêntica – usando a Psicologia Positiva para a Realização Permanente”, Martin Seligman, traz conceitos novos acerca do que é realmente vocação.

Após anos de estudos, Seligman associou vocação com a capacidade do indivíduo aplicar suas forças pessoais a um propósito maior, que gere sempre valor para outros. Em sua pesquisa, ele organizou estas forças pessoais em 24 tipos distintos agrupadas em 6 virtudes diferentes. Para saber quais são as suas você pode acessar o site Authentic Happiness (Felicidade Autêntica). Sempre que você utiliza suas forças, cria-se uma espiral crescente de emoções positivas, promovendo felicidade.

Dentre as vantagens de se fazer isso, além é claro, da sensação de felicidade que isso traz há o fato de que, pessoas em um estado de espírito positivo, são mais criativas, otimistas, possuem maior capacidade de resolverem problemas e de permanecerem-se engajadas. Tudo isso de modo natural, sem expectativa de uma recompensa maior que não o próprio ato de permanecer ali, aplicando suas forças e colhendo os resultados do trabalho.

Portanto, sempre que você concentrar-se na sua vocação, aplicando suas forças em problemas e oportunidades, você terá performance maior e, portanto, maior realização e sucesso. Para ter uma vida de realização, pessoal e profissional, é preciso dar valor às suas forças e começar a deixar suas fraquezas para trás.

No próximo artigo vou contar-lhe porque desejar que você crie uma carreira em cima de suas forças é o mínimo que uma empresa pode esperar de você. Nesta Coluna lhe ajudarei a compreender como aplicar suas forças para criar uma carreira nova ou mesmo, para recriar a sua.

O que desejo é que você descubra como pode, com suas forças, criar uma jornada extraordinária. Não importa qual seja a sua condição atual, saiba que você é uma pessoa única, especial, incrível e abençoada.

Abraços,

César Santiago

César Santiago é Coach certificado internacionalmente pela European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC) e Behavioral Coaching Institute (BCI). Pós-graduado em Gestão de Projetos. Atuou por 13 anos em diversas funções de liderança e trabalhou em dois dos maiores grupos de educação do Brasil. Desenvolve treinamentos focados no desenvolvimento de competências. Autor do livro “Minha Vocação: Uma Jornada rumo à realização e sucesso”. Criador do treinamento on-line minhavocacao.com, dedica-se a contribuir para que jovens e empresas possam descobrir o poder de realização em conciliar Vocação e Carreira podem trazer para suas vidas, negócios e para o mundo. É atualmente CEO na empresa Eu Salto Alto – Mulheres de Negócio, escola de Negócios, Desenvolvimento, Treinamentos e Capacitação de Mulheres Empreendedoras.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa