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O Uso de Storytelling e as Narrativas de Carreira

Domine a arte do storytelling e transforme sua carreira e experiências profissionais em uma narrativa envolvente que ressoe com recrutadores e redes. Destaque suas habilidades, conquiste seus objetivos e construa uma marca pessoal poderosa.

Storytelling para Carreira: Sucesso com Narrativas Engajadoras!

O Uso de Storytelling e as Narrativas de Carreira

Você já deve ter se deparado com as expressões storytelling e narrativas aplicadas de diversas formas, mas muitas vezes relacionadas à carreira. Trata-se da velha e boa contação de histórias? Sim, mas vamos entender qual o conteúdo e como utilizar?

Na verdade, as duas expressões – storytelling e narrativas de carreira – se referem a como contar o histórico pessoal e profissional. As narrativas de carreira contam sobre seu percurso, experiências, desafios e conquistas ao longo da vida profissional. Assim como o Storytelling para carreira que se refere ao uso da narrativa como uma ferramenta para comunicar sua jornada profissional de forma envolvente e persuasiva, como é uma boa história!

Assim, ao invés de listar conquistas e qualificações em um currículo ou entrevista, o storytelling para carreira envolve contar histórias que demonstrem suas habilidades, competências e valores de uma maneira mais vívida e cativante.

Esse formato é muito mais interessante e ajudam a dar sentido e significado à trajetória profissional de uma pessoa. Permite que ela reflita sobre seu desenvolvimento, aprendizado e objetivos futuros ganhando assim em autoconhecimento.

Ao contar sobre sua trajetória de carreira, você pode incluir elementos que possibilitam a outra parte não somente conhecer a cronologia e a sucessão de atividades realizadas, mas conhecer um pouco de você. Pode incluir as origens e influências, como e de onde vêm. As influências familiares, educacionais e culturais e todo o background que levaram a escolhas e interesses profissionais.

Adicionalmente pode-se incluir as experiências e, em especial, o que trouxeram de desafios e aprendizados que possibilitaram o desenvolvimento profissional e resultaram em conquistas e realizações significativas e ocasionalmente trouxeram reconhecimento como prêmios, promoções, certificações.

É importante ressaltar que todo aprendizado e todas as competências adquiridas formam um conjunto que é o profissional. Assim a narrativa deve abranger estes pontos e mostrar o que faz este individuo único na sua experiência.

Outro ponto importante é o futuro: as metas, o plano de desenvolvimento e o que deseja experienciar na trajetória. Estes pontos podem mostrar como o profissional se dedica para sua evolução.

As narrativas de carreira podem ser utilizadas para o planejamento do profissional, pelos gestores de carreira, recrutadores e coaches. É uma forma de autoconhecimento e de reflexão que podem trazer pontos sobre a motivação, valores, habilidades e ambições de uma pessoa. E auxiliam na tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento profissional, planejamento de carreira e seleção de talentos.

A aplicabilidade do storytelling para carreira pode estar no curriculum ou na carta de apresentação destacando a jornada e seus momentos significativos. Esta mesma narrativa pode estar no seu perfil no LinkedIn e fazer parte das respostas em entrevistas de emprego.

Ao trabalhar na narrativa antecipadamente os exemplos e melhores histórias já estarão lá para serem contadas e ajudar os entrevistadores a entenderem melhor suas habilidades e como você lida com desafios e situações complexas.

Da mesma forma, contar as realizações de forma interessante gera em outros profissionais conexões com sua trajetória e amplia o networking fortalecendo a sua marca pessoal no mercado e mostrando quem você é e como pode agregar valor com a sua atuação.

Lembrando que hoje através das redes sociais podemos comunicar fortemente toda a trajetória fazendo disto uma oportunidade de atrair pessoa, temas e interesses que estejam alinhado com seu momento

Seja numa apresentação da empresa ou encontro social, o discurso com uma história forte e convincente pode capturar a atenção da audiência. Isto deixa uma boa impressão e causa impacto.

O storytelling para carreira envolve contar habilmente sua história profissional de uma maneira que seja autêntica, relevante e convincente. O objetivo é criar conexões mais profundas, transmitir sua marca pessoal e alcançar assim seus objetivos profissionais.

Pode ser também uma ferramenta de liderança e gestão de forma a inspirar e motivar a equipe. E reforçar a cultura da empresa de forma educativa para demonstrar valores e metas desejadas.

Para desenvolver esta habilidade de storytelling é importante observação e autoconhecimento.

Um ponto importante é conhecer seu público, a quem esta narrativa será dirigida e qual a melhor forma de contar para que cause impacto em quem ouve. Outro ponto importante é a autenticidade, ao contar a verdade e trazer a emoção a uma história genuína ganha-se relevância e fixa-se na memória.

Estudar e praticar é uma forma de desenvolver esta habilidade.

Escute histórias clássicas como a Jornada do Herói, veja as histórias empresariais em programas de negócios, observe e encontre seu estilo próprio. Pratique com amigos e família e peça um feedback sobre.

Tudo isto não é uma história qualquer, é a sua história! E, como costumo dizer, o especialista em você é você! Se não souber contar sua melhor versão, será difícil estabelecer outras narrativas.

Vamos praticar? Comece já a contar sua melhor história!

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Quer saber mais sobre o uso de storytelling e as narrativas de carreira? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Mônica Barg
https://www.monicabarg.com.br

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Mônica Barg Author
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Mônica Barg é uma profissional experiente, atuando como Coach, Mentora e Psicanalista. Ela é caracterizada por sua curiosidade incessante, sua acolhida calorosa, sua produtividade incansável e seu espírito empreendedor. Sua busca constante é pela melhor informação e conteúdo, seja relacionado a temas ou indivíduos. Tem uma crença profunda no potencial individual de cada pessoa e adota abordagens inovadoras para se conectar com a essência única de cada indivíduo, buscando a evolução e a entrega do melhor em desenvolvimento humano. Com uma carreira de mais de 30 anos, acumulou experiência executiva em diversas áreas, incluindo atendimento ao cliente, desenvolvimento de novos negócios e gestão comercial. Possui um amplo conhecimento dos processos e estruturas corporativas, bem como uma compreensão profunda da cultura organizacional. Além disso, tem uma extensa experiência de mais de 1500 horas em atendimentos individuais para orientação e desenvolvimento de pessoas, bem como orientação para o desenvolvimento e implementação de ações empreendedoras e processos organizacionais. Sua abordagem é caracterizada por uma visão sistêmica, combinada com uma profunda percepção do indivíduo, o que lhe permite traduzir em estratégias de atuação tanto em nível individual quanto empresarial. Possui uma formação sólida, sendo Mentora certificada pela FGV-RJ e Escola de Mentores, Mestranda em Gestão do Conhecimento pela FUNIBER, com Pós-Graduação em Psicologia Positiva e Coaching pela UCAM-RJ, bem como certificações em Coaching pela SBP e Crescimentum. Ela é Psicanalista certificada pela SBPI-SP, com Pós-graduação em Administração e Psicanálise do Século XXI, ambos pela FAAP. Adicionalmente, Monica possui certificações em Coaching Evolutivo, Coaching de Liderança e Formação em Psicanálise pela AEDP em Nova York. Sua formação acadêmica inclui uma graduação em Arquitetura pela UFRJ.
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