O Uso de Storytelling e as Narrativas de Carreira
Você já deve ter se deparado com as expressões storytelling e narrativas aplicadas de diversas formas, mas muitas vezes relacionadas à carreira. Trata-se da velha e boa contação de histórias? Sim, mas vamos entender qual o conteúdo e como utilizar?
Na verdade, as duas expressões – storytelling e narrativas de carreira – se referem a como contar o histórico pessoal e profissional. As narrativas de carreira contam sobre seu percurso, experiências, desafios e conquistas ao longo da vida profissional. Assim como o Storytelling para carreira que se refere ao uso da narrativa como uma ferramenta para comunicar sua jornada profissional de forma envolvente e persuasiva, como é uma boa história!
Assim, ao invés de listar conquistas e qualificações em um currículo ou entrevista, o storytelling para carreira envolve contar histórias que demonstrem suas habilidades, competências e valores de uma maneira mais vívida e cativante.
Esse formato é muito mais interessante e ajudam a dar sentido e significado à trajetória profissional de uma pessoa. Permite que ela reflita sobre seu desenvolvimento, aprendizado e objetivos futuros ganhando assim em autoconhecimento.
Ao contar sobre sua trajetória de carreira, você pode incluir elementos que possibilitam a outra parte não somente conhecer a cronologia e a sucessão de atividades realizadas, mas conhecer um pouco de você. Pode incluir as origens e influências, como e de onde vêm. As influências familiares, educacionais e culturais e todo o background que levaram a escolhas e interesses profissionais.
Adicionalmente pode-se incluir as experiências e, em especial, o que trouxeram de desafios e aprendizados que possibilitaram o desenvolvimento profissional e resultaram em conquistas e realizações significativas e ocasionalmente trouxeram reconhecimento como prêmios, promoções, certificações.
É importante ressaltar que todo aprendizado e todas as competências adquiridas formam um conjunto que é o profissional. Assim a narrativa deve abranger estes pontos e mostrar o que faz este individuo único na sua experiência.
Outro ponto importante é o futuro: as metas, o plano de desenvolvimento e o que deseja experienciar na trajetória. Estes pontos podem mostrar como o profissional se dedica para sua evolução.
As narrativas de carreira podem ser utilizadas para o planejamento do profissional, pelos gestores de carreira, recrutadores e coaches. É uma forma de autoconhecimento e de reflexão que podem trazer pontos sobre a motivação, valores, habilidades e ambições de uma pessoa. E auxiliam na tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento profissional, planejamento de carreira e seleção de talentos.
A aplicabilidade do storytelling para carreira pode estar no curriculum ou na carta de apresentação destacando a jornada e seus momentos significativos. Esta mesma narrativa pode estar no seu perfil no LinkedIn e fazer parte das respostas em entrevistas de emprego.
Ao trabalhar na narrativa antecipadamente os exemplos e melhores histórias já estarão lá para serem contadas e ajudar os entrevistadores a entenderem melhor suas habilidades e como você lida com desafios e situações complexas.
Da mesma forma, contar as realizações de forma interessante gera em outros profissionais conexões com sua trajetória e amplia o networking fortalecendo a sua marca pessoal no mercado e mostrando quem você é e como pode agregar valor com a sua atuação.
Lembrando que hoje através das redes sociais podemos comunicar fortemente toda a trajetória fazendo disto uma oportunidade de atrair pessoa, temas e interesses que estejam alinhado com seu momento
Seja numa apresentação da empresa ou encontro social, o discurso com uma história forte e convincente pode capturar a atenção da audiência. Isto deixa uma boa impressão e causa impacto.
O storytelling para carreira envolve contar habilmente sua história profissional de uma maneira que seja autêntica, relevante e convincente. O objetivo é criar conexões mais profundas, transmitir sua marca pessoal e alcançar assim seus objetivos profissionais.
Pode ser também uma ferramenta de liderança e gestão de forma a inspirar e motivar a equipe. E reforçar a cultura da empresa de forma educativa para demonstrar valores e metas desejadas.
Para desenvolver esta habilidade de storytelling é importante observação e autoconhecimento.
Um ponto importante é conhecer seu público, a quem esta narrativa será dirigida e qual a melhor forma de contar para que cause impacto em quem ouve. Outro ponto importante é a autenticidade, ao contar a verdade e trazer a emoção a uma história genuína ganha-se relevância e fixa-se na memória.
Estudar e praticar é uma forma de desenvolver esta habilidade.
Escute histórias clássicas como a Jornada do Herói, veja as histórias empresariais em programas de negócios, observe e encontre seu estilo próprio. Pratique com amigos e família e peça um feedback sobre.
Tudo isto não é uma história qualquer, é a sua história! E, como costumo dizer, o especialista em você é você! Se não souber contar sua melhor versão, será difícil estabelecer outras narrativas.
Vamos praticar? Comece já a contar sua melhor história!
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre o uso de storytelling e as narrativas de carreira? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Mônica Barg
https://www.monicabarg.com.br
Confira também: Experiência do Funcionário e Saúde Mental: Tendências de RH em 2024
Participe da Conversa