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Start de mudança: Controle o envolvimento emocional

Quando olhamos para os problemas ou dificuldades de outras pessoas, temos uma visão diferenciada, as soluções são claras e eficientes. E por que isto acontece? Simplesmente porque não estamos “envolvidos emocionalmente”, assim conseguimos ter o olhar racional e isto facilita a solução.

Economia parada, cliente procrastinando decisão de compra e profissional de venda ciente de que hoje em dia deve ser um consultor e orientador para a solução de problemas.

Estes profissionais buscam atualizações constantes, novas técnicas e ferramentas para a entrega de valor em sua negociação, relacionamento e fidelização, porém com esta ávida procura pelo desenvolvimento técnico não preenchem uma importante lacuna: o “Autoconhecimento”.

O autoconhecimento é imprescindível para todo e qualquer profissional, a estagnação está diretamente ligada ao sentimento e pensamento interno, quando você não está bem, nada fica bem. Somos diariamente bombardeados por novos comportamentos, não cabe continuarmos a manipular situações e pessoas.

Você provavelmente conhece o perfil do seu líder, gestor, clientes e prospects, sabe como interagir, negociar, influenciar e que deve ser empático.

Darei uma pequena pausa para um melhor entendimento sobre o que é ser empático.

O erro mais comum é achar que ser empático é tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados, porém o correto é tratar a pessoa como “ELA” deseja, desta maneira, a comunicação será perfeita, haja visto, que terá um completo entendimento e aceite das pessoas, isto é, ser empático.

Esclarecido este ponto importante seguimos para outra etapa. Você conhece os seus pontos fracos e fortes? Tem consciência do que vem passando? Sabe onde está a lacuna que trava suas ações e mantém a sua “cabeça engessada”?

Toda a sua formação, capacitação e conhecimento de nada adiantará se o problema for interno. Na maioria permitimos que as influências e situações negativas externas afetem o nosso dia a dia, os problemas vivenciados sempre irão parecer maiores do que verdadeiramente são e as suas forças e esperanças serão, com certeza, neutralizada.

Quantas vezes ao se levantar, pela manhã, você sente que falta energia, não tem capacidade de solução, execução e os problemas se intensificam a cada minuto, não tendo sequer um feixe de luz no fim do túnel. Isto tudo acontece porque deixamos que o ambiente externo influencie nossas atitudes e polua a nossa mente. Escute o que o seu “EU” diz sobre você e as suas atitudes, mas só você poderá minimizá-lo ou neutralizá-lo tendo a consciência que a solução está dentro de você.

Você pode estar pensando, este papo de autoconhecimento de novo?

Quando olhamos para os problemas ou dificuldades de terceiros temos uma visão diferenciada, as soluções são claras e eficientes. E por que isto acontece?  Simplesmente porque não estamos “envolvidos emocionalmente”, assim conseguimos ter o olhar racional e isto facilita a solução.

O envolvimento emocional do ser humano só desperta os sentimentos limitantes, a angústia, o medo, a autoexigência, pensamento negativo e a incerteza de ações, por este motivo quem está fora da situação encontra a melhor solução.  Simples e óbvio, mas que ignoramos.

Relembre alguma situação que você vivenciou e não encontrava solução, alguém chega e resolve facilmente o problema. Certamente esta pessoa possui grandes poderes, não é mesmo? Afirmo simplesmente que ela viu a situação por outra perspectiva e principalmente sem qualquer envolvimento emocional, por este motivo a solução foi rápida e indolor.

Quando estiver em alguma situação de dor e sem saber como resolver, pare, conscientize-se do problema em questão e se coloque em terceira pessoa: o que você faria naquela situação e depois tenha consciência de si mesma.

  • Saiba quem é você, o que quer e onde deseja chegar;
  • Conheça os seus valores, forças, fraquezas, propósito de vida, competências comportamentais e, principalmente, quais são os seus recursos internos;
  • Identifique o ponto em que se encontra e o que está limitando as suas ações.
  • Não deixe que o medo e insegurança paralise você;
  • Renove a sua fé, encontre atividades que recarreguem as suas energias e vibrações;
  • Não procure um culpado, o único responsável está dentro de você;
  • Inicie e exercite constantemente soluções em terceira pessoa, mantenha-se fora do problema para encontrar a saída eficaz;
  • Treine, treine e treine. Não desista, somente com a persistência você se libertará dos fantasmas internos e perspectivas negativas;
  • Utilize todos os seus recursos internos, eles ajustam as suas forças para o crescimento contínuo e te dará domínio para neutralizar o seu envolvimento emocional;
  • Olhe para a situação do problema analisando o que você ganha e perde deixando sem solução, esta reflexão ajudará a tomar diferentes atitudes.

A mudança e o crescimento também estão atrelados à sua comunicação não verbal, em como você vende a sua imagem, como você se comporta diante de situações, se passa confiabilidade, empatia, simpatia, segurança e afins. O fator determinante para o sucesso está em conexão direta com o desenvolvimento e entendimento do ser humano (conhecer o outro e conhecer a si mesmo) esta é a principal competência que deve ser constantemente desenvolvida e potencializada em cada um de nós.

Não perca a sua alegria de viver, você tem ao seu favor a vontade de querer superar e tem a determinação para abandonar qualquer insegurança. E sabe por quê?

Primeiro: você tem a coragem para mudar; segundo: mesmo achando algumas vezes que não tem solução você veio e está à procura de ajuda e entendimento e; terceiro: você está tentando obter informações úteis para sair rapidamente desta situação.

A chave para resolver todo o problema está dentro de si mesmo. Hoje você tem a oportunidade de fazer melhor que ontem e muito melhor amanhã, faça diferente.

“Quando estamos felizes agimos positivamente”.

Adriane Yared

⚙️ AYCOACHING
Adriane Yared tem mais de 23 anos de experiência na área comercial, Mastercoach Vendas e Liderança, Palestrante, Design Thinker e Mentora Comercial. Graduada em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós MBA em Design Thinking e Master em Design Thinking. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Companhia do Coaching, Talk Coaching e Busca Coach. Com artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Co-autora no Manual do Relacionamento com o Cliente, capítulo: “Arrumando a Casa” – Rumo ao sucesso no relacionamento com seu cliente. Co-autora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito esta em Desenvolver o potencial dos profissionais de vendas, atendimento e liderança, todos centrados no 5º P “pessoas”, tudo integrado as diversas áreas estudadas somadas a expertise e experiências.
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