fbpx

Sou movido por ambição ou ganância?

Você sabe qual é a diferença entre ambição e ganância? Será que a sua ambição está no nível certo para alcançar a vida ideal?

“A pior ambição do ser humano é desejar colher os frutos, daquilo que nunca plantou” (Autor desconhecido)

Como de costume gosto de iniciar meus artigos abordando conceitos e definições, afinal, precisamos refletir sobre um “fato” antes de ir para a prática.

Você sabe qual é a diferença entre ambição e ganância?

Ambição é um anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão. Em contrapartida, ganância é o extremo da ambição, é desejar ter algo independente das ações, consequências e sem a mínima preocupação com quem esteja envolvido.

Percebemos, atualmente, uma distorção desses conceitos na sociedade, o que leva muitas pessoas a considerarem que ambição tem uma conotação ruim para sua vida. No entanto, pela definição precisamos compreender que ambição é um grande impulsionar para crescer na vida e realizar metas.

Será que a sua ambição está no nível certo para alcançar a vida ideal?

Se você consegue sonhar, planejar e executar as ações, parabéns, você está a cada dia construindo seu futuro, está no caminho certo!!!

Agora, se você tem dificuldade em sonhar, planejar e executar, talvez o principal sabotador desse alinhamento seja o seu pensamento sobre merecimento.

Se o seu ciclo de pensamentos envolve que dinheiro e ambição não são bons, você pode acreditar que não merece ter a sua casa, o carro, a faculdade, a viagem, enfim “n” coisas no qual imagina. Ponderando que nossas ações se iniciam com o pensamento, isso resulta em: Se eu penso que não mereço, para que sonhar, perder tempo em planejar se inconscientemente não vou fazer nada para conseguir?!

Penso que esse não seja o seu desejo, muito menos a perspectiva para o futuro…

Então, vamos direcionar nossa energia para fazer acontecer?

Comece olhando para o espelho todos os dias e fale que você é merecedor de ter a vida que sonha, de ser um ótimo profissional, de conquistar o seu espaço. Não se preocupe em brilhar, pois todos nós nascemos para brilhar, o que nos diferencia é o tempo que levamos para florescer a consciência para despertar o nosso poder interno.

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa