fbpx

Sonho – o elemento fundamental para empreender e ter sucesso

O que diferencia uma pessoa que conquista o sucesso no seu objetivo e as que fracassam no meio do caminho? São muitos os fatores, mas há um muito importante!

Por que os sonhos são importantes?

Por que os sonhos são importantes para empreender e ter sucesso?

O mundo atual é muito intenso, observo diariamente ideias surgirem, pessoas correrem atrás do sucesso, pessoas que querem empreender para assim conquistar a estabilidade financeira e a riqueza. Nesse ponto fica a pergunta: o que diferencia uma pessoa que conquista o sucesso nesse objetivo e as que fracassam no meio do caminho?

São muitos os fatores, e aqui eu cito alguns: liderança, autopersuasão, resiliência, confiança, otimismo, eficácia e eficiência. Mas neste conteúdo quero me atentar a um ponto que acredito ser primordial para quem busca o sucesso no empreender: os sonhos.

Quem nunca sonhou com algo muito diferente e ficou pensando nele o dia inteiro? A linguagem dos sonhos é simbólica, e assim ficamos muito curiosos com o que eles querem nos apresentar. E sonhar é ilimitado. Durante o sono, deitados, podemos voar, nos transformar, e viajar por mundos imaginários inimagináveis. De acordo com a psicanálise, os nossos desejos reprimidos podem, de certa forma, ser realizados durante o sonho.

Contudo, no decorrer da minha vida e por meio dos meus estudos estabeleci uma visão de que sonhos estão muito além de deitar, dormir e sonhar. Todos temos vontades, desejos, sonhos ou propósitos – como quiser chamar, não é algo que devemos pensar somente durante nosso sono, ou pensar nele ao acordar.

Sonhos são os motivos que nos levam a ficar acordados. É o que nos dá energia para viver. Cada sonho está diretamente relacionado com o nosso amadurecimento e necessidades daquele instante, sendo assim, alguns serão possíveis e outros não. Devido a algumas escolhas que somos obrigados a fazer, tais sonhos ficaram adormecidos e, com o tempo, perderam o significado ou a possibilidade de serem realizados da forma pensada inicialmente. No entanto, isso não quer dizer que não possam ser readequados.

Um empreendedor sempre deve priorizar seus sonhos, mesmo sabendo que nem todos podem ser realizados naquele exato momento. Exemplo: ser um jogador de futebol quando criança/jovem e não ter alcançado e, quando adulto, participar desse sonho de outra maneira.

Enfim, sonhar é fundamental, e ter isso como foco é mais ainda para os empreendedores. Pode ver que, raras exceções, as grandes histórias de sucesso começaram com sonhos, e não com apenas o objetivo de ganhar dinheiro. Por isso, antes de pensar em ter um negócio e ser rico, pense no que realmente importa, seus sonhos. Isso com certeza dará uma nova conotação para sua trilha, com muito mais força e foco.

Reinaldo Domingos
Inscreva-se no Canal Dinheiro à Vista

Confira também: 2020 – O início da virada financeira

 

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa