Anúncios

Sobre a governança escolar e suas linhas de atuação

Com o olhar ao viver escolar, a governança visa a: cooperação, comunicação e articulação, entre linhas de atuação que contribuem aos seus movimentos e às suas mudanças institucionais.

6743
6743

A governança caracteriza-se por suas ações de liderança, procedimentos e regulação. Quando criada como área em uma instituição acadêmica pode demandar as funções de análise, coordenação, gerência e direção. Costumeiramente, ela está posicionada ao lado das também áreas irmãs: administração e gestão de pessoas.

Com o olhar ao viver escolar a governança visa a: cooperação, comunicação e articulação, entre linhas de atuação que contribuem aos movimentos e às mudanças institucionais; como também, pode alcançar a prestação pública de contas.

Seguem algumas dessas linhas que recebem diretrizes vindas da governança escolar:

Academia docente

Ela disponibiliza espaços à reflexão e interação para que a comunidade acadêmica desenvolva e compartilhe soluções e experiências – pedagógicas e administrativas. Essas podem ser publicadas – interna e externamente – e podem alertar às necessidades de novas competências e habilidades.

Programa de capacitação interna

A permanente evolução das práticas de ensino junto à pessoa-aluno e às tecnologias da informação e comunicação lançam um olhar permanente à: pessoa-professor e gestão escolar. Nessa direção, esse programa visa um continuum de capacitação ao viver acadêmico.

Programa de progressão profissional à área pedagógica

Os papéis pedagógicos podem tomar contato com os caminhos à progressão profissional por meio de pontuações acadêmicas e avaliações de indicadores de qualidade. Esses estão conciliados às práticas de gestão que compartilham valores como: reconhecimento, acolhimento e engajamento.

Qualidade de vida no viver escolar

A escola tem também como fim o desenvolvimento humano de todos que ali convivem. Uma conquista nesta direção pode ser vista quando um professor – mesmo que cansado – traz um sorriso no rosto com a frase: “A aula foi linda!”. Outro resultado neste sentido ocorre quando um funcionário da limpeza alcança um aluno em significação de vida e verbaliza a pergunta: “Vamos jogar juntos este papel que você jogou no pátio?”. A qualidade de vida no viver escolar promove mediações e medições tangíveis para que a pessoalidade se faça presente.

Gestão da qualidade às metodologias e processos: pedagógicos e administrativos

Recentemente, recebi – durante uma assembleia escolar – um pedido vindo de uma família: “Seria possível acompanhar 100% da vida escolar do meu filho pela Internet?”. Acredito que esta resposta precise de releituras aos processos/metodologias que algumas instituições acadêmicas mantêm. Para tanto, há boas práticas e princípios vindos da gestão da qualidade que contribuem ao atendimento das necessidades e expectativas em relação aos serviços e produtos oferecidos.

Avaliação institucional

O que e como medir? O que e como avaliar? Estas repostas devem ocorrer ao lado da sensibilidade, capacidade de entrega e priorização que a instituição de ensino possui. O reconhecimento e o feedback sobre aquilo que foi questionado: movimenta grande parte de um conjunto de ações positivas que a comunidade acadêmica pode desencadear.

Ouvidoria

Dentro do viver escolar, o ouvidor é um papel que exerce funções: pedagógicas técnicas e administrativas. Respectivamente, são exemplos das ações realizadas:

  • Atender, organizar e categorizar aquilo que vem da comunidade (ex. famílias e sociedade);
  • Conciliar e articular as comunicações/os discursos entre departamentos;
  • Analisar viabilidades, mapear e desenvolver a governança interna.

Essas linhas de atuação refletem alguns movimentos e exercícios que as instituições de ensino têm feito para renovar continuamente a prontidão ao viver acadêmico-social. A governança escolar é uma oportunidade para que elas correlacionem-se e permaneçam em desenvolvimento.

Leandro Alves da Silva é Gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional na First Peopleware e atua desde 2011 em Coaching-Mentoring-Counseling, palestras e treinamentos customizados. Doutor em Educação pela FEUSP e Master Coach pelo BCI.
follow me
Anúncios
Neste artigo
Leandro Alves da Silva é Gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional na First Peopleware e atua desde 2011 em Coaching-Mentoring-Counseling, palestras e treinamentos customizados. Doutor em Educação pela FEUSP e Master Coach pelo BCI.
follow me

 

Confira abaixo suas publicações:


Participe da Conversa