Síndrome da segunda-feira

Quem algum dia já não se sentiu aterrorizado no Domingo ao ouvir a famosa vinheta do Fantástico? Se a sensação frente a essa situação lhe é familiar, possivelmente você sofre com esta síndrome.

4869
4869

Esse tema aparentemente banal e desimportante, para alguns representa um suplício, não por sua simbologia, mas sim em função do significado atribuído pela pessoa que sofre com esta síndrome – (conjunto de sinais e sintomas).

A sexta-feira é um dia aguardado por muitos, já a segunda-feira pode ser aversiva para outros, por estar carregada de sentimentos e significados negativos, correlacionados diretamente com a vida profissional, na maioria dos casos.

Quem algum dia já não se sentiu aterrorizado no Domingo ao ouvir a famosa vinheta do Fantástico? Se a sensação frente a essa situação lhe é familiar, possivelmente você sofre com esta síndrome.

Angústia e ansiedade são sintomas comumente observados naqueles que sofrem da síndrome, principalmente aos Domingos à noite ou logo na segunda-feira pela manhã. Não raramente, alguns produzem sintomas físicos, como: dificuldade para acordar cedo, indigestão, taquicardia, aumento da sudorese, dores de cabeça ou musculares.

Pare e reflita sobre quais são os reais motivos e significados que estão mascarados através de seu “medo” ou ódio da segunda-feira?

Aspectos relacionados à síndrome de segunda-feira 

Identifique alguns aspectos disfuncionais, mude sua visão, adote novas atitudes pontuais e pare de sofrer.

Aos finais de semana é comum e frequente, quebrar hábitos e comer e beber demais, trocar o dia pela noite ou virar o “atleta de final de semana”. Desta forma, torna-se penoso iniciar a semana já cansado, tendo que recuperar o organismo e administrar os excessos cometidos.

Uma crença comumente adotada é: “Vou aproveitar para fazer no final de semana tudo aquilo que não faço durante a semana”. Tal atitude te sobrecarregará com compromissos, não sobrando tempo para descansar, assim, iniciará a semana cansado.

O principal aspecto relacionado à síndrome de segunda-feira reside na insatisfação com o trabalho. Isso ocorre ao perceber sua atividade profissional como desprazerosa e sem sentido. Assim, é esperado que já no Domingo à noite, comece a sofrer por ter que retomar essa atividade.

Adote novas atitudes e vença a síndrome da segunda-feira

Esforce-se para resolver suas principais pendências até sexta-feira. Evite procrastinar atividades, sobretudo as que considera chatas ou desprazerosas, para a próxima semana e foque no que tem que ser feito, independentemente de gostar ou obter prazer com isso. Resolva o que é possível, renegocie e assuma o que for impossível. Assim evitará ansiedade, estresse e preocupação gerados pelas pendências e, não será cobrado na primeira hora da segunda-feira.

Ao longo da semana, invista um tempinho para programar seu fim de semana com atividades relaxantes junto aos amigos e familiares no Sábado e Domingo, para descansar e aproveitar e não sofrer por antecipação pensando nos problemas que te esperam na segunda-feira.

Reflita e responda, você é muito ocupado ou de fato é um profissional produtivo? Embora atualmente a carga de trabalho na maioria das empresas seja elevada, é fundamental criar um tempo para descontrair em um happy hour, cinema ou jantar ao longo da semana, pois o manterá mais energizado e motivado para enfrentar as adversidades de sua realidade profissional.

Reserve um momento e avalie os fatores positivos de seu trabalho. Perceba como se sente atualmente na posição que ocupa, na sua área e com as atividades que desempenha na empresa. Sente-se motivado, feliz, importante, reconhecido e orgulhoso do profissional que é e onde está?  Caso a resposta seja negativa, possivelmente esteja na hora de repensar sua carreira, vida profissional e suas prioridades. Busque orientação com um Coach ou Psicólogo, pois a responsabilidade pode não ser da segunda-feira, certo?

Atribuir sentido e equilíbrio à sua vida é uma opção

A vida não precisa ser percebida como uma agenda repleta de obrigações e compromissos e nem ser reduzida aos dias com horas marcadas. É possível organizar o tempo e definir momentos para recarregar as baterias em atividades relaxantes e deixar fluir sua energia produtiva em seu trabalho.

Você pode equilibrar suas decisões e comportamentos de forma harmônica, entre o cuidar do outro, cuidar de si, cumprir os compromissos importantes e também usufruir dos momentos de recolhimento e lazer.

Repense o sentido de sua vida e atribua significado de segunda a segunda.

Marcio Caldellas
Psicólogo clínico, Personal, Career  amp; Executive Coach
www.mccoaching.net

⚙️ MC Coaching
Marcio Caldellas, Psicólogo com especializações em Psicodrama, Psicoterapia Cognitiva Construtivista e Psico-oncologia, atuando há mais de 25 anos com adultos e adolescentes. Certificado em Coaching (Personal, Career, & Executive) -2010, e membro da SBC – Sociedade Brasileira de Coaching e BCI – Behavioral Coaching Institute – USA. Sólida carreira desenvolvida em Executive Search, atuando como Headhunter ao longo 20 anos em Consultoria Boutique. Responsável pelo atendimento às empresas – nacionais e multinacionais de porte nos diversos segmentos de negócios, com: Assessment Corporativo, DO – Desenvolvimento Organizacional, participação de CE – Convergência Estratégica e Pesquisa de Clima.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...