fbpx

SEUS VALORES e o SEU ESTRESSE (parte I)

Em uma época como a que vivemos, de grandes mudanças no mundo, de pandemia de Covid-19, o trabalho passa a ser uma possível enorme fonte de estresse.

SEUS VALORES e o SEU ESTRESSE (parte I)

SEUS VALORES e o SEU ESTRESSE (parte I)

Em uma época como a que vivemos, de grandes mudanças no mundo, tendo como pano de fundo a 4ª revolução industrial, e a pandemia de Covid-19 em destaque e em plena atividade, o trabalho passa a ser uma possível enorme fonte de estresse. Para dar ainda mais cor a este estresse, não vamos nos esquecer de que, no Brasil, além da instabilidade política, ainda estamos na tentativa de recuperação das consequências de uma recessão econômica que teve início em meados de 2014.

As mudanças bruscas de cenário, as quais demandam rápidas respostas de adaptação, em conjunto com uma possível falta de segurança física e emocional, com um alto nível de falta de previsibilidade para o dia de amanhã, podem acarretar altos níveis de angústia em uma pessoa, para falar o mínimo.

O trabalho, como um dos pilares de sustentação da saúde física, mental e emocional, pode agir como força contrária a estas três dimensões, aumentando assim o estresse negativo em uma pessoa. Pode ser por um excesso de carga de trabalho, falta de reconhecimento, ausência de autonomia nas atividades, excesso de mudanças. Má relação com chefe e/ou equipe, falta de apoio social ou então medo de perder o emprego. Todas essas fontes de estresse podem ser mensuradas por ferramentas e assessment.

A mesma origem e intensidade de estresse pode impactar as pessoas de maneiras bem distintas.

Um dos fatores que podem contribuir para a compreensão dessas diferenças são os valores da pessoa. Para fazermos esse estudo, iremos então utilizar o trabalho do Dr. Eduard Spranger, através do seu livro Tipos de Pessoas, o qual identificou 6 valores/motivadores, que são: Teórico, Econômico, Estético, Social, Político e Religioso.

Vamos subir um degrau com relação aos estudos de Spranger, em razão de estudos recentes em neurociência, com o uso de EEG-Eletroencefalograma, os quais mostraram a relevância de encontrar uma forma de mensurar, através de ferramentas de assessment, o que seriam os valores/motivadores opostos aos definidos por Spranger em seu livro. Como resultado, houve o desenvolvimento, criação e lançamento da ferramenta de assessment 12 Forças Impulsionadoras.

A seguir, temos os 6 valores/motivadores originais de Spranger, com o correspondente no instrumento de 12 Forças Impulsionadoras e, entre parênteses, o motivador/valor oposto, os quais surgiram como resultado da análise de imagens cerebrais obtidas com o uso de EEG.

  • Teórico → Intelectual (Instintivo)
  • Econômico → Eficiente (Desprendido)
  • Estético → Harmonioso (Objetivo)
  • Social → Altruísta (Intencional)
  • Político → Comandante (Participante)
  • Religioso → Estruturado (Receptivo)

Uma determinada origem de estresse pode ter sua intensidade ainda mais alta para uma pessoa, quando esta agride um de nossos valores, ou forças impulsionadoras. Esse é mais um motivo para valorizarmos e investirmos no autoconhecimento.

Entender como funcionamos, as “nossas regras internas”, pode ser de enorme valia principalmente em momentos de crise.

Na continuação deste artigo (parte II), temos então uma investigação que mostra a relação das principais fontes de estresse no trabalho e algumas das 12 Forças Impulsionadoras, resultado do trabalho de Spranger e estudos recentes em neurociência.

Gostou da parte I do artigo? Quer saber mais sobre os 6 valores/motivadores originais de Spranger? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Alexandre Ribas
https://www.linkedin.com/in/perfilalexandreribas/

Confira também: SEU FUTURO, DISC e os chapéus de Edward de Bono

 

Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa