fbpx

Seu Sucesso está em saber usar Suas Três Inteligências!

Há sempre a dúvida entre seguir o lado racional ou emocional para se ter sucesso na vida. Na verdade, ambos são importantes se usados com equilíbrio e inteligência. E há três inteligências que nos fazem prosperar na vida.

Sempre que começo um trabalho de Coaching Holístico com um cliente faço algumas perguntas para conhecê-lo melhor. Normalmente, o que acontece é um diálogo bem comum:

Franco Guizzetti: Por que veio buscar o Coaching?
Cliente: Vim atrás de minhas metas de vida.
Franco Guizzetti: Qual é sua meta ou objetivo na vida?
Cliente: Ter sucesso, concretizar o que desejo e ser vitorioso em todas as áreas da vida.
Franco Guizzetti: E quais seriam estas áreas?
Cliente: Pessoais, profissionais, amorosas, financeiras e todas possíveis.
Franco Guizzetti: Simples assim? Todas possíveis? Ou seria complexo por querer todas?
Cliente: Mas pela lógica não temos que querer conquistar tudo na vida?
Franco Guizzetti: Lógico, mas teremos que ser racionais para ver que não iremos conseguir tudo de uma vez. Vamos ver quais as metas que iremos trabalhar primeiro. É preciso escolher prioridades. Caso contrário, seu emocional vai “dar pau” por não conquistar nada.
Cliente: Ótimo irmos por parte. Meu emocional já esta péssimo por não conseguir realizar nada.

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre seguir o lado racional ou emocional para ter sucesso na vida. Na verdade, os dois são importantes se usados com equilíbrio e inteligência. Isso porque nossa mente é constituída de múltiplas inteligências que nos alavancam em direção aos nossos objetivos e metas. A seguir, confira três tipos de inteligência que fazem as pessoas prosperarem na vida.

Há três tipos de inteligência que fazem as pessoas prosperarem na vida: intelectual, espiritual e emocional.

Inteligência intelectual: ela é conhecida como QI (Quociente de Inteligência). É a inteligência analítica pela qual elaboramos conceitos e fazemos ciência. Com ela organizamos o mundo e solucionamos problemas objetivos, o tal do racional.

Inteligência emocional: popularizada pelo psicólogo e neurocientista de Harvard David Goleman, com seu conhecido livro A Inteligência Emocional (QE = Quociente Emocional). Mostra que somos, primariamente, seres de paixão, empatia e compaixão, e só em seguida, de razão. Quando combinamos QI com QE conseguimos nos mobilizar a nós e a outros. Vamos ao encontro de nossos objetivos.

Inteligência espiritual: descoberta recentemente, essa é prova empírica de sua existência. Segundo cientistas, existe nos seres humanos um tipo de inteligência pela qual não só captamos fatos, ideias e emoções, mas percebemos os contextos maiores de nossas vidas e totalidades significativas. Ela nos torna sensíveis a valores, a questões ligadas a Deus e à transcendência. É chamada de inteligência espiritual (QEs = Quociente Espiritual), porque é característico da espiritualidade captar totalidades e se orientar por visões transcendentais.

“É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usou para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas ações. De que modo essas pesquisas confirmam suas ideias sobre a terceira inteligência? Os cientistas descobriram que temos um “ponto de Deus” no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à “experiência espiritual”, explica a física quântica Danah Zohar, que identifica dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes.

Isso explica como, trabalhadas em harmonia, essas três inteligências podem nos ajudar a ter sucesso na vida.

E quais as qualidades da Inteligência Espiritual?

Esta resposta você terá no próximo artigo.

⚙️ Alma Serena
Franco Guizzetti é formado em Personal e Professional Coaching pela SBC – Sociedade Brasileira de Coaching. Tem formação de Programação Neuroliguistica, Hipnose Clinica e Terapia de Regressão. Autoditada de Mecânica Quântica e Metafisica. Atua háquase 30 anos na área de Orientação Pessoal, Coach, Palestras Motivacionais, Cursos e Consultorias. Tem formação profissional em Engenharia e Administração. Há mais de 20 anos escreve para várias mídias na Internet, Tv, Rádio e Revistas sobre Qualidade de Vida, Prosperidade, Sucesso Profissional e Pessoal. Deu entrevistas sobre Coaching e Qualidade de Vida para vários programas, como: Rede Globo, Rádio Capital – SP, Programa Manhã Maior – RedeTv, Rádio Jovem Pan AM, Rádio Estadão/ESPN, Portal Terra, Programa Todo Seu – Tv Gazeta, Rádio CBN; Rádio Gazeta FM, Programa Nestlé com Você – Rede Tv, etc. Desenvolve um trabalho de Coaching Holistico que busca fazer a pessoa crescer como um todo, fazendo a pessoa se conhecer mais e descobrir suas qualidades e potenciais para aplicar na vida pessoal e profissional.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa