fbpx

Seu Futuro está em Suas Mãos: Se não for agora, quando? (parte II de II)

Pare de esperar a hora perfeita para iniciar ou fazer algo, quando se tem todo o conhecimento, experiência e recursos necessários, bem como nenhum medo ou dúvida. Essa hora pode nunca chegar... ou melhor pode ser AGORA!

Seu Futuro está em Suas Mãos: Se não for agora, quando? (parte II de II)

Seu Futuro está em Suas Mãos
Se não for agora, quando?
(parte II de II)

Dando continuidade à parte I, do artigo “Seu Futuro está em Suas Mãos. Se não for agora, quando?”, vamos então à parte II e final.

Não entende que tudo na vida tem um preço

“Não existe almoço grátis”. Esta frase ganhou força com a publicação, na década de 1970, do livro “There’s No Such Thing as a Free Lunch”, do economista Milton Friedman. Querer um ganho ou um retorno maior do que o esforço e o investimento de recursos feito é uma ilusão que pode acabar virando um pesadelo. Os atletas de alto rendimento sabem que sem estresse não há crescimento e fortalecimento, e que, mesmo que se pague o “preço” – muito esforço, dedicação e abdicações – por anos, ainda não é garantido que a vitória virá ao final. Sempre pagamos uma conta, isso é inevitável.

Nossa escolha está em pagá-la enquanto há tempo para recebermos o que desejamos, ou pagarmos depois, em moedas de arrependimento e dor, por perceber que, se tivéssemos pagado a conta na hora certa, seria possível conseguir o que queríamos na vida. Importante: na vida, sempre pagamos a conta antes, mas não é certo que receberemos pelo que pagamos.

Muito conhecimento

A busca pelo conhecimento atrasa a ação, e muito conhecimento pode dificultar a implementação de soluções rápidas e simples. O mundo intelectual e conceitual permite a perfeição, porém a perfeição não tem lugar no mundo real. O perfeccionismo só existe em nossa mente, não há espaço no mundo tangível – vivemos em um perfeito mundo imperfeito. Ao mesmo tempo em que o conhecimento pode ser um importante combustível para a ação, pode fazer o motor “afogar” e paralisar o carro, quando em excesso.

Muito planejamento

Planejar é muito importante e com certeza pode contribuir para tornar o futuro mais previsível e passível de se tornar realidade. Porém, quando em excesso, pode ser um sabotador, uma desculpa para não iniciar o que se faz necessário, para realizar o que se deseja. Ficar planejando pode ser, em curto prazo, mais confortável e cômodo, do que se levantar e começar a caminhar.

Acreditar que as pessoas reconhecidas como de sucesso não passaram a maior parte do tempo fazendo o que não gostam, se privando da família e amigos, em atividades repetitivas, sentindo medo, muito cansaço, se questionando se estavam no caminho certo, com dúvidas e com vários tropeços, é o mesmo que acreditar que a Mulher Maravilha, Super Homem, Homem Aranha ou a Capitã Marvel existem na vida real.

Somos profetas de nossa própria fortuna. Basta analisar o que você faz 24 horas por dia, 7 dias por semana, para predizer como será o seu futuro, que um dia irá ser o seu presente, que, caso seja um presente de grego, não haverá uma outra pessoa com quem reclamar, a não ser você mesmo.

Nós não somos consequência das pessoas e do mundo à nossa volta, como muitos pensam. É o contrário, o mundo à nossa volta e as pessoas com quem nos relacionamentos são o fruto do que fazemos e de quem nos tornamos. Não somos vítimas, somos agentes.

Esperar a hora perfeita, que provavelmente nunca chegará, para iniciar ou fazer algo, quando se tenha todo o conhecimento, experiência e recursos necessários, bem como nenhum medo ou dúvida, é muito diferente de esperar a hora certa, a qual pode ser agora.

Cuidado, sonhos têm data de validade, por isso a frase abaixo, do sábio e líder espiritual Hilel, o Ancião – rabino nascido na Babilônia –, pode servir de último empurrão para um pulo, que para muitos pode ser no escuro, mas com grandes chances de iluminar o seu caminho para o destino que você sempre imaginou.

“Se não eu por mim, quem por mim? Se eu for só por mim, quem serei eu? Se não for agora, quando?”

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como fazer acontecer, já que o futuro está em suas mãos? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar!

Alexandre Ribas
http://www.ttisi.com.br

Confira também: Se não for agora, quando? (parte I de II)

 

Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa