fbpx

Serenidade como virtude para o sucesso!

O ato de olhar para o seu interior contribuirá para alicerçar quem realmente você é, permitindo-o descobrir sua própria luz que o condicionará a conhecer suas verdadeiras vitórias, triunfos e talentos.

“A serenidade é apenas a casca da árvore da sabedoria, mas, não obstante, serve para esta perseverar”.
(Confúcio)

Olá Caro Leitor! A reflexão que lhe trago hoje é sobre a serenidade. Este tema tão contemporâneo que tem possibilitado várias reflexões ao abranger tantos estados de consciência, levando pessoas a desenvolverem comportamentos e sentimentos que contribuirão certamente em suas vidas na esfera pessoal e profissional proporcionando desenvolvimento e crescimento em várias habilidades.

Em algum momento você chegou a refletir o que torna alguém sereno? Que tipo de benefícios você teria ao conquistar a serenidade? Ao entender o sentido da palavra serenidade encontramos vários sinônimos que remetem a um único estado ao qual chamamos tranquilidade. Este estado conduz ao relaxamento, a calma em situações difíceis, a suavidade, a mansidão, a calmaria, a estabilidade, a aceitação, a paz, a atitudes sábias e positivas que muitas vezes tornam-se extremamente complexos com a dinâmica da vida atual.

Neste sentido gostaria de contribuir com algumas reflexões para que você possa despertar este estado maravilhoso de serenidade em seu interior.

O primeiro passo e talvez o mais importante para se conquistar o estado sereno é estabelecer condições para o desenvolvimento do autoconhecimento. O ato de olhar para o seu interior contribuirá para alicerçar quem realmente você é, permitindo-o descobrir sua própria luz que o condicionará a conhecer suas verdadeiras vitórias, triunfos e talentos. Mas também devemos conhecer nosso lado obscuro ao qual chamaremos de “lado sombra” que se torna extremamente necessário neste processo, em razão de sempre termos vergonha dele e querermos deixá-lo trancado no mais profundo do nosso interior.  Sem medo podemos admirar cada estrutura do nosso corpo com amor, aceitando todas suas partes, pois cada uma delas é como uma faceta de um lindo diamante que pode ser lapidada por diversas forças e de maneiras diferentes, já que cada ação de polimento teve a intenção positiva de constituir o que você é hoje.

A reflexão sobre estes lados de luz e sombra pode conduzir-nos a identificar as verdadeiras fraquezas e potenciais e ter a oportunidade de estabelecer quais caminhos e comportamentos conscientes devemos ser orientados para obtenção de êxito e vitória.

O segundo passo para busca da serenidade está condicionado a permitir que as pessoas sejam e mostrem como realmente são. Ao aceitar esta condição estamos abrindo espaço para novos aprendizados e experiências. Um grande desafio ao se relacionar com as pessoas está em vivenciarmos seus dramas com sabedoria respeitando as diferenças, buscando entender quais as razões que as levam a determinados comportamentos abstendo-se de qualquer julgamento. Devemos ter consciência do direito de errar e dar a oportunidade do próximo de ser reconhecido e aprender como um ser único a diante da dinâmica da vida.

Ao entrarmos no terceiro passo é importante declararmos quem realmente somos e o que realmente queremos, possuir a coragem necessária ao assumir o controle da vida, mesmo quando experimentamos comportamentos diferentes ao não conseguir os resultados esperados. É preciso ser louco suficiente e viver a vida como ela merece ser vivida. Ter coragem de permitir ouvir sua voz interior e encontrar no âmago da sua essência o saber do que é melhor para si, buscando respostas que estão muitas vezes escondidas dentro de seu interior.

Quarto passo é ter paciência, uma virtude quase esquecida por muitos, mas aclamadas por todos nos momentos mais difíceis. Você já pensou o que você perde em não ser paciente? Como você acredita que seria a sua vida, se para todos os momentos a impaciência perdurasse? Quais seriam os sentimentos que passariam pelo seu corpo, quando recordasse de momentos e percebesse que você poderia ter sido mais calmo e aproveitado mais?

Não seria interessante relembrar de fatos importantes de nossas vidas na intenção de voltarmos ao tempo e tentar fazer com que eles aconteçam diferentes, devemos refleti-los como forma de relembrar os momentos de alegrias ao ter aproveitado o máximo dele. O poder da paciência permite que você tenha total lucidez de cada momento, que você esteja atento aos detalhes e possa administrar melhor o seu comportamento.

No quinto passo considero o que o dramaturgo irlandês, George Bernard Shaw disse “A sabedoria dos homens é proporcional não à sua experiência, mas à sua capacidade de adquirir experiência”. O conhecimento é um tesouro poderoso e pode ser muito produtivo quando é compartilhado, ninguém tem a capacidade de roubar-lhe, porém o que você vai fazer com esse conhecimento é uma responsabilidade imensa ao pensarmos além de nossas margens. Você já pensou a diferença que se faz ao compartilhar seus aprendizados e conhecimentos com as pessoas que cruzam a sua vida?

A serenidade nesse passo é a maior condutora e catalisadora de todo o conhecimento que você recebe e caminha junto a seu discernimento e valores ao conduzir o alcance de suas aspirações.

Convido você a abrir as portas de sua vida para receber a serenidade e faça dela a sua maior virtude, assim tudo na sua vida irá fluir conforme o esperado e se não for, que a serenidade permita-lhe ressignificar os fatos tornando-o a cada dia mestre de si.

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa