fbpx

Será que sou capaz para esta nova atividade?

Quando você tem que exercer uma nova atividade você costuma se questionar: Será que sou capaz? Veja 4 dicas para parar de duvidar de si e fazer acontecer.

Será que sou capaz para esta nova atividade? Para de duvidar de si mesmo!

Será que sou capaz para esta nova atividade?

Esta é uma pergunta difícil. Começar do zero não é fácil.

Normalmente quando somos convidados a exercer uma nova atividade ou mesmo quando já estamos nas primeiras semanas dela, é comum surgir este tipo de questionamento e a pergunta que fazemos a nós mesmos costuma ser:

Será que sou capaz de ter sucesso nesta atividade? Será que farei jus à confiança e esperança que depositaram em mim?

As respostas a estas perguntas é que, de fato, indicarão o sucesso ou não na nova empreitada. A dúvida surge quando estamos inseguros e deixamos nossa mente crer nas mentiras que nós mesmos nela colocamos.

É comum que em alguns momentos duvidemos de nós mesmos. Todos, em algum momento de suas vidas passarão por isso, inclusive aqueles que estão no topo dos 100+ em quaisquer listas.

Quando observamos as pessoas de maior sucesso no mundo, seja financeiro, artístico, acadêmico ou outros, é difícil imaginar que, pela confiança que demonstram, não tenham passado por momentos de dúvidas angustiantes.

Mesmo com nossas dúvidas e inseguranças, muitas vezes outros estão dependendo de nosso desempenho, portanto é preciso continuar não importando a nossa dificuldade. 

Você não é um fraco por duvidar.

Temos medo de admitir que duvidamos de nós mesmos por medo de que isso nos faça parecer fracos. A dúvida não é fraca, no entanto. É normal.

Quando você consegue admitir que está duvidando de si mesmo, pode controlar isso e isso lhe dá força e resiliência para continuar e assim lutar o bom combate quando, de outra forma, poderia ter desistido.

Veja algumas dicas para superar as dúvidas e continuar:

1. Crie Evidências 

É difícil continuar duvidando de si mesmo quando você tem evidências que sugerem que o oposto é verdadeiro. A dúvida quer que você desista ou hesite em agir.

Quando você age, você afronta a dúvida e ela se retrai. Se continuar em ação, encontrará maneiras de atingir seu objetivo o que lhe trará certeza e confiança.

A pior coisa que você pode fazer é deixar a dúvida pará-lo e considerar o cenário de desgraça e tristeza do futuro.

2. Lembre-se que você já chegou até aqui 

Neste caso, olhar para o passado e perceber o caminho que trilhou ajuda muito.

Quantos obstáculos você já transpôs? Quantos desafios já enfrentou com sucesso? Quantas doenças ou acidentes já superou?

No entanto, nada disso o derrotou. No mínimo, esses contratempos, doenças e medos ajudaram de inúmeras maneiras.

Você percorreu um longo caminho, apesar de todas as preocupações que já experimentou, então por que não pode repetir a história?

3. Seja mais gentil consigo mesmo 

Sei que você pode estar duvidando de si mesmo, mas está fazendo o melhor que pode. Nada disso é fácil, mas você ainda está tentando e tem boas intenções.

O desafio de duvidar seriamente de si mesmo, com base em sua experiência de vida, é que você começa a deixar de se amar para se apunhalar e inventar todo tipo de suposições e mentiras.

Outra cura para a preocupação é ser mais gentil consigo mesmo e ter empatia com seus pensamentos, em vez de deixar que eles o abatam.

4. Aconteça o que acontecer, você aprenderá e crescerá 

Mesmo que você se preocupe e seus piores medos se tornem realidade, é tudo sementes para o crescimento.

As situações mais duras lhe ensinarão muitas lições e você crescerá por causa disso. O que nos preocupa é exatamente o que nos ajudará a nos compreender um pouco melhor. A preocupação é um sinal secreto para o próximo desafio em sua vida, que você deve superar para olhar para trás e se orgulhar de quão longe você chegou.

A preocupação nos revela as habilidades e cenários exatos que precisamos abraçar, como uma bússola. Se você não tiver certeza do que fazer a seguir, pegue essas preocupações que você tem e então transforme-as em etapas acionáveis.

As preocupações nada mais são do que uma lista de tarefas a fazer que mudarão a sua vida.

Continue e pare de duvidar de si mesmo. Você vai superar isso.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como superar as dúvidas de “eu sou ou não capaz de fazer acontecer”? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: 5 Conceitos Extremamente Úteis para a Sua Vida Diária!

 

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa