fbpx

Será que realmente conhecemos os alimentos e suas propriedades nutricionais?

Será que o trânsito enlouquecedor e a vida corrida podem ser classificados como culpados por uma má alimentação que nos faz ganhar peso, dores de cabeça, má digestão, etc, se insistimos em consumir alimentos gordurosos e com excesso de açúcar, frituras e refrigerantes?

Muitas vezes insistimos em consumir alimentos gordurosos e com excesso de açúcar, frituras e refrigerantes e não sabemos o por que ganhamos quilos a mais, sentimos dores de cabeça, má digestão e indisposição, além do funcionamento do intestino falhar dias e até semanas.

Mas certamente você já culpou a vida corrida, as inimizades e o trânsito enlouquecedor, quando sentiu um desses sintomas.

E a relação “qualidade do combustível x funcionamento da máquina”, você sabe qual interferência é capaz de produzir?

Já mencionamos em outros artigos a relação direta da qualidade e quantidade de alimentos e sua função no organismo.

Agora de forma mais específica explicarei as perdas nutricionais no cozimento de alguns alimentos e o incentivo de alimentos crus.

Estamos na era do conhecimento, das vivências e experimentações e acompanhando essa era, muito se fala da alimentação crua – “Raw Food” e alimentos que incentivam   a eliminação de toxinas.

Minha intenção é apresentar para você estratégias que auxiliem na obtenção do equilíbrio nutricional e todos os benefícios que ela pode trazer: como mais energia para viver um dia de atividades, um bom humor para viver feliz e motivado, maior concentração para curtir uma boa leitura e mais disposição para enfrentar uma série de atividades físicas com garra e determinação.

As perdas nutricionais ocorrem quando cozinhamos legumes e verduras, pois além de perder água, perdemos junto com ela muitas vitaminas, as chamadas de hidrossolúveis (Vitaminas do complexo B (B1 B2 B6 B12), Ácido Fólico e Vitamina C). Para evitar essas perdas consuma frutas, verduras e legumes em sua forma natural, através de saladas e sucos combinados.

Isso mesmo! Um suco combinado com frutas, verduras e legumes!

Normalmente você faria um suco de abacaxi com agrião?

Se você souber os benefícios provavelmente isso o incentivará a experimentar e quem sabe, fazer parte das receitas semanais do seu cardápio?

Então vamos lá:

A combinação do abacaxi com o agrião lhe fornecerá: ferro, vitaminas do complexo B, A, C, E e fibras, contribuindo para formação normal de colágeno, evitando o envelhecimento da pele e dos órgãos, gerando aumento da imunidade, auxiliando também no metabolismo produtor de energia, e o bom funcionamento do intestino, entre outros benefícios.

E quem sabe com a combinação de manga, couve e linhaça, promoverá mais energia, manutenção da pele sadia, aumento no trânsito intestinal, além de ser benéfico para a saúde do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

A alimentação é a grande responsável de como você se encontra agora, portanto reflita no que tem feito e procure sempre um profissional Nutricionista para auxiliá-lo.

Cuide bem de você!

Grande Abraço

Daniela Cierro

Daniela Cierro é Coach, Nutricionista. Personal Diet e Sócia-diretora da Sociedade Brasileira de Personal Diet de São Paulo, uma empresa que acredita no atendimento personalizado para a solução dos problemas relacionados à Nutrição, utilizando-se das ferramentas do Coaching aliadas à Ciência da Nutrição.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa