fbpx

Ser positivo é bom para a economia e seu negócio

Vários são os estudos que têm comprovado o quanto uma visão e uma atitude mais positiva diante da vida podem implicar numa vida mais bem-sucedida e feliz.

1000
1000

A psicologia positiva é um ramo da psicologia e um dos alicerces do trabalho de Coaching assim como são a neurociência e a física quântica. Vários são os estudos que têm comprovado o quanto uma visão e uma atitude mais positiva diante da vida podem implicar numa vida mais bem-sucedida e feliz.

O psicólogo, professor e pesquisador da universidade de Harvard, Shawn Anchor, fez um extenso trabalho de pesquisa por mais de uma década a partir do estudo de casos de milhares de executivos em 45 países que aparecem nas listas do Fortune 500.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditavam de que era preciso ser bem-sucedido para se sentir feliz, Anchor prova nessa pesquisa que as pessoas felizes são mais bem-sucedidas, mais felizes e têm maior percepção de autorrealização.

No seu livro, The happiness advantage, traduzido para o português como O jeito Harvard de ser feliz, Shawn explica como é possível programarmos nosso cérebro para ser mais positivo de forma que passe a ser um ganho competitivo para qualquer profissional tornando-o muito mais realizado e bem-sucedido. O que Shawn conseguiu provar com seus estudos é que um cérebro positivo processa o que ele chama de vantagem da felicidade. As pessoas positivas produzem mais e melhor do que pessoas negativas, têm menores períodos de estresse. Além disso, pessoas que desenvolvem pensamentos e crenças positivas têm um incremento de melhora significativa da criatividade, das habilidades cognitivas, do foco e atenção, da memória e até da capacidade de tomar decisões.

A conclusão foi de que todos os resultados positivos de quaisquer profissionais melhoraram. Um cérebro positivo apresentou resultados 31% melhores do que daquelas pessoas negativas. Vendedores têm uma melhora nos seus resultados em cerca de 37%, médicos chegam a ser 19% mais precisos em seus diagnósticos e mais rápidos.

Assim, pessoas positivas e felizes não apenas são mais produtivas como são mais bem-humoradas, mais resilientes, mais pacientes e tolerantes, além de manterem seus trabalhos e se sentirem mais satisfeitas por mais tempo.

Dr. Anchor sugere então exercícios diários para ativar um cérebro mais positivo. Para criar um hábito e conexões verdadeiramente positivas no cérebro, os exercícios devem ser feitos diariamente por, pelo menos, 21 dias consecutivos sem qualquer interrupção. O ideal é que se tornem parte da sua rotina diária para a vida toda. Veja as sugestões a seguir:

Escolha 3 coisas para agradecer por dia

Agradeça pelas coisas boas, bacanas, positivas que lhe aconteceram. Agradeça também as não tão boas, as perdas, as dores… Parece difícil e é um grande desafio, mas a grande diferença que isso vai fazer no seu cérebro é gigantesca. Mesmo diante de situações negativas, agradeça o livramento, o aprendizado, o tempo e o privilégio de ter convivido com quem se foi…

Journaling

Escreva como um diário o seu agradecimento pelo que viveu a cada 24 horas. Registre e, se quiser, compartilhe com seus colaboradores, colegas, família, na sua rede social ou simplesmente guarde para você. O importante é registrar e escrever porque o seu cérebro vai reter uma memória positiva.

Medite

Estudos comprovam que a prática de meditação ajuda enormemente pessoas com déficit de atenção e aquelas multitarefas que fazem várias coisas ao mesmo tempo sem serem necessariamente produtivas. A meditação melhora o foco, a atenção e, consequentemente, a produtividade.

Exercite

A prática de atividade física faz com que o corpo libere hormônios que são fundamentais para que o cérebro fica mais ativo e aumenta enormemente a sensação de bem-estar e humor, além de diminuir a ansiedade e melhorar até a libido.

Atos de gentileza

Pratique todos os dias, pelo menos, um ato de gentileza e generosidade. Dê a alguém um sorriso, um abraço, uma flor, uma bala, um chocolate, seu lugar no ônibus, um elogio, uma mensagem de carinho… enfim, pratique a gentileza.

Cristiane Ferreira é Coach formada pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, Professora da Fundação Getúlio Vargas com cadeiras em Liderança, Coaching, Inteligência Emocional, Técnicas de Comunicação e Empreendedorismo, Palestrante, Empresária do setor de Educação desde 1991, Graduada em Letras pela UFMG e Pós-graduada em Linguística Aplicada pela UFMG, MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Formada em Inglês pela University of New Mexico, EUA, Apresentadora do Programa Sou Múltipla, Fundadora da Associação das Mulheres Empreendedoras de Betim, Ex-Presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora da Federaminas (2014/2016), Destaque no Empreendedorismo feminino, recebeu vários prêmios entre eles o “Mulheres Notáveis – Troféu Maria Elvira Salles Ferreira” da ACMinas, troféu Mulher Líder, “Medalha Josefina Bento” da Câmara Municipal de Betim, “Mulher Influente” do MG Turismo e o “Mérito Legislativo do Estado de Minas Gerais”, Comenda Amiga da Cultura da Prefeitura Municipal de Betim.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...