fbpx

Coach, você vive aquilo que ensina aos seus clientes?

Você tem noção do quanto é poderoso você fazer aquilo que você fala e ser congruente nas suas ações? Entenda a importância de ser mais congruente com aquilo que ensina e se tornar um profissional mais confiante e autêntico.

Coach, você vive aquilo que ensina aos seus clientes? A Importância de Ser Congruente em sua vida pessoal e profissional!

Coach, você vive aquilo que ensina aos seus clientes?
A Importância de Ser Congruente em sua vida!

Trabalhei mais de 15 anos em grandes corporações em diversas áreas, sou Mentora de Vida, Carreira e Negócios, Coach Emocional do Método Louise Hay® e coach em Psicologia Positiva. Também sou criadora do Método Transforma Terapeuta® com o intuito de apoiar coaches, terapeutas e psicólogas a fazerem da sua missão um negócio mais autêntico, desperto e próspero.

Hoje vamos falar sobre ser congruente com aquilo que você ensina.

Muitas das pessoas que me leem aqui são coaches e/ou terapeutas. E cada pessoa ao escolher esta carreira teve sua motivação individual, mas (espero eu) a escolheu também por acreditar que com seu trabalho pode ser um canal para mudar vidas.

Porém, como você pode ser um(a) boa/bom – e verdadeira(o) – guia se você não pratica de fato aquilo que ensina?

A ideia aqui não é trazer culpa ou te fazer se sentir um(a) impostor(a). Muito menos te incentivar a buscar um perfeccionismo desconstrutivo. A ideia é te incentivar a ser sua/seu melhor cliente. E o que quero dizer com isso? Se você trabalha com clientes para ajudá-los a se sentirem menos estressados com as pressões do dia a dia, o quanto você tem meditado?

Se você apoia pessoas a terem mais saúde física, o quanto você de fato está em dia com seus exames e tem um estilo de vida onde saúde é prioridade (inclusive ficando de olho nas suas escolhas alimentares e práticas esportivas)? E se você fala sobre autoestima, o quanto tem se amado, se elogiado e tirado da sua vida pessoas e relacionamentos (inclusive com clientes) que te diminuem?

“Só posso ensinar aquilo que já vivi”.

Não sei onde li esta frase recentemente, mas ela se encaixa muito bem neste artigo. Quanto mais você viver na prática aquilo que leva para seus clientes mais autoconfiança passará em relação ao seu trabalho. Mais brilho nos olhos para incentivar você terá quando a cliente “falhar” ou procrastinar.

Mais confiança e verdade passará nos seus conteúdos em redes sociais, em um bate-papo de venda com uma possível cliente, em uma palestra. Isso porque você terá mil exemplos reais seus para compartilhar.

E você poderá mostrar suas falhas, inclusive, de uma forma mais autêntica quando você vive aquilo que ensina, repensar em novas estratégias e ter coragem de ser você mesma.

Você tem noção do quanto é poderoso você fazer aquilo que você fala e ser congruente nas suas ações?

Então para te incentivar a ser sua/seu melhor cliente e se tornar um profissional cada vez mais confiante e autêntico, quero te sugerir um exercício. Toda sexta-feira após finalizar a semana de trabalho, olhe sua agenda, lembre-se de quem atendeu ou cursos e palestras que ministrou.

De forma muito consciente, com os olhos fechados, respirando profundamente, conectado com sua Sabedoria Interior, pense em algo que você ensinou. Pense no que seria, de fato, interessante que você também treinasse ou incluísse na sua própria vida. Só precisa ser uma coisa, não tem que ser algo “grande”.

Vou dar um exemplo prático: em uma mentoria em grupo para terapeutas que conduzo, uma das alunas enfrenta o desafio de se comunicar, perder o medo de se expor nas redes sociais e se conectar mais com colegas e clientes.

Após observá-la e fazer comigo mesma esse exercício que sugeri a vocês, pensando de forma amorosa onde posso aprender mais (até porque os clientes que você tem não se conectaram com você por acaso), decidi intencionalmente melhorar também na minha comunicação e principalmente me colocar em novos círculos, em contato com gente nova e interessante e melhorar meu networking, saindo da minha zona de conforto.

Já tem mais de 3 semanas desde esse novo acordo comigo mesma e percebo que muita coisa mudou aqui dentro e já estão refletindo no meu trabalho (convites, clientes, e por aí vai).

A única coisa que fiz? Me observei, deixei o ego de lado e decidi mais uma vez ser congruente e viver na prática aquilo que ensino.

Gostou do artigo? 

Quer saber mais como ser congruente com aquilo que você ensina? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Dentro do Método Louise Hay® e no Método Transforma Terapeuta® eu trabalho constantemente autenticidade e posicionamento. E com exercícios práticos, aplicação, auto-observação e ação a consequência natural é que sua vida e seu negócio se tornem mais leves, autênticos e te tragam realização. Saiba mais como posso te ajudar a se aprofundar no Instagram @juhonoratoser ou no contato@juhonorato.com.br.

Juliana Honorato
https://www.instagram.com/juhonoratoser/

Confira também: Você está dispost@ a se libertar dos padrões que te adoecem?

 

Juliana Honorato é Empresária, Facilitadora e Coach Internacional do Método Louise Hay, Coach em Psicologia Positiva, além de graduada pela PUC-SP e pós-graduada pelo Mackenzie e FGV. Detém também cursos pela New York University, diversas formações em desenvolvimento humano, vendas, branding e marketing. Após 15 anos trabalhando em grandes empresas notou que muitas mulheres se sentiam perdidas, sobrecarregadas, ansiosas e muitas vezes infelizes com suas vidas profissionais e pessoais. Deixou o mundo corporativo para se dedicar a ajudar pessoas a terem vidas, carreiras e negócios mais autênticos, leves e com realização. Hoje oferece sessões individuais, workshops online, workshops presenciais, além de ser criadora do Método Transforma Terapeuta® responsável por apoiar terapeutas, coaches e psicólogas a construírem com mais clareza seus negócios com propósito.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa