fbpx

SER ÁGUIA OU GALINHA – Opção ou aceitação?

A galinha nos simboliza a mesmice e o limitado, enquanto a águia o desejo e o ilimitado. Ter um comportamento simbolizado pela águia ou pela galinha é uma questão de escolha pessoal. Qual a sua escolha?

Quando observamos uma águia e uma galinha nossa percepção vai além daquilo que vemos, são duas dimensões opostas. A galinha nos simboliza a mesmice e o limitado, enquanto a águia o desejo e o ilimitado.

Todos guardamos uma águia dentro de nós, mas por comodismo, falta de desafios ou por medo deixamos aflorar a galinha que está lá no fundo de nossa existência.

Ter um comportamento que pode ser simbolizado pela águia ou pela galinha é uma questão de escolha pessoal, sempre será possível alternar entre eles, afinal Vandré já dizia: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer…”.

James Aggrey e Leonardo Boff escreveram sobre isto com muita profundidade, mas quero trazer esta metáfora ao mundo corporativo, principalmente com algumas dicas de como fazer a águia ressurgir dentro de você.

  1. Nunca diga – O que faço é suficiente, bom. Diga: Como posso fazer melhor?
  2. Dedique muito tempo e esforço para o seu autodesenvolvimento e autoconhecimento;
  3. Despreze a mediocridade. Todos nós podemos melhorar sempre;
  4. Aceite e pondere as críticas construtivas;
  5. Nunca seja pau para toda obra, seja referência naquilo que faz e gosta;
  6. Passe um pente fino em seus erros, analise-os, entenda-os e aprenda;
  7. Tenha resiliência;
  8. A cada novo desafio busque oportunidades e não reclame;
  9. Você sempre poderá se superar;
  10. Seja otimista;
  11. Se tiver uma desculpa, não a dê;
  12. Você será uma Águia quando procurar ser melhor quando não tem que melhorar e enquanto os outros estão satisfeitos.

Sugiro que você procure o seu Coach e junto com ele desenvolva um plano para atingir a excelência, afinal está na hora de voar alto e não ficar apenas ciscando em um minúsculo terreiro.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa