Anúncios

Sem medo de mudar!

Mudar exige coragem, ousadia e perseverança, para que as tão sonhadas mudanças, sejam plenas de experiências positivas. No entanto, para que isso aconteça, é preciso estar disposto a trocar o certo pelo incerto.

Mudar exige um bocado de coragem, ousadia e perseverança, para que as tão sonhadas mudanças, sejam plenas de experiências positivas. No entanto, para que isso aconteça, é preciso estar realmente disposto a trocar o certo pelo incerto, o velho pelo novo e a segurança (de permanecer onde está) pelo risco. E então, sente-se preparado para esta aventura renovadora?

Responder a esta pergunta, de forma afirmativa e consciente, é essencial para dar início às transformações desejadas. Ao reconhecer a necessidade de mudar (seja no setor pessoal ou profissional), damos o primeiro grande passo para encarar e superar os desafios desta trajetória e, assim, alimentamos a capacidade de recriar a própria vida.

Virando a página!

Não se deixar paralisar diante do que nos incomoda (e acomoda), é essencial para virar a página e permitir-se às novas descobertas que toda mudança traz. Uma boa maneira de lidar com a situação, de forma assertiva, é transformar esta insatisfação em incentivo, para promover o que desejamos.

Vale lembrar que o sentimento de frustração funciona como um alerta – e estímulo – para transformar a nossa realidade. Reconhecer o lado bom da mudança e, sobretudo, os benefícios que ela poderá proporcionar, ajuda a romper – com mais confiança e determinação – os laços que nos mantêm acomodados ao que já não nos satisfaz. Com esta percepção positiva, a motivação e o movimento para escrever uma nova história, entram em ação.

Como começar?

Comece devagar. Neste momento de decisão e novas escolhas, é essencial ter a tranquilidade suficiente para não agir por impulso, evitando assim, futuras decepções. O primeiro passo? Pensar nos benefícios e perdas que esta mudança envolve. Para ter uma ideia clara e consciente sobre qual direção seguir, pergunte-se:

  • O que vou perder mudando?
  • Quais os ganhos desta mudança?
  • O que realmente me “prende” na situação a qual me encontro atualmente?

Estas são algumas das questões a serem avaliadas. Após respondê-las – e certificar-se sobre a necessidade de tal transformação – defina bem o que você almeja. O passo seguinte? Pense em um plano e trace uma meta para tornar este desejo realidade. Depois, é só partir para a ação!

E lembre-se: durante este processo, é fundamental manter-se focado no objetivo planejado, e guiar-se, sempre, pelos fatores – e vantagens – que estimulam esta nova escolha.

E se não der certo?

É comum, especialmente num momento de mudanças, duvidar que as coisas possam ser melhores. No entanto, vale a pena considerar que as novas escolhas, mesmo aquelas que não apresentarem – exatamente – os resultados esperados, revelarão novos aprendizados e novas formas de agir. Assim, é possível seguir adiante com sabedoria e perseverança.

Se a primeira tentativa não lhe presentear com os resultados esperados, encare como uma nova oportunidade para rever o que não funcionou e replaneje! A dica é simplesmente não desistir. Lidar de forma inteligente com as frustrações, favorece o próprio crescimento e a autoconfiança.

Menos dúvidas. Mais coragem!

Este é o lema para manter-se firme no projeto de renovação. Ao abandonar o medo de progredir, os possíveis sentimentos de culpa e até mesmo a ideia sobre “o que os outros vão pensar”, criamos espaço para avançar na direção do que se quer. Assim, adquirimos o impulso necessário para sair da estagnação e ampliar as chances de iniciar um novo ciclo, de uma maneira mais positiva e alinhada com os nossos propósitos.

Ao trocar a (ilusória) ideia de fracasso, pela crença na vitória, o nosso padrão de pensamento muda. E neste valioso instante, nos enchemos de força e ânimo para realizar as mudanças desejadas. É assim que desenhamos uma nova trajetória, para um final mais feliz.

Ricardo Lopes, Coach Executivo e de Liderança. Com sólida experiência na área de Coaching, assessora profissionais que desejam aprimorar e desenvolver suas competências de liderança, capacitando-os para alcançarem suas metas pessoais e profissionais. Atua com foco no autoconhecimento, desempenho positivo dos negócios e produtividade. O especialista também realiza palestras nas áreas de liderança e carreira. Formado em administração de empresas, liderou, por 15 anos, equipes de alto desempenho em vendas. Membro da SBC – Sociedade Brasileira de Coaching.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa