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Seja um vendedor de ideias!

Estamos na era da imagem e da comunicação. Em um momento em que a exposição é tão importante quanto tomar banho, é preciso se preparar para fazer a diferença e não se tornar apenas mais um no mercado.

Estamos na era da imagem e da comunicação. Em um momento em que a exposição é tão importante quanto tomar banho, é preciso se preparar para fazer a diferença e não se tornar apenas mais um no mercado. Que tal ser um Vendedor de Ideias? Existe uma Fórmula da Comunicação Global para vender ideias. A magia está no pedido da ação. Quando você expõe um produto ou uma ideia é preciso dar uma compensação e mostrar o benefício. Primeiro você precisa de uma evidência, algo que pode ser comprovado. Em seguida exponha a ação que você quer que as pessoas façam, com base nessa evidência. Dê algo em troca como benefício.

Vale lembrar que antes de você vender qualquer coisa (inclusive a sua imagem) precisa ter certeza de que isso realmente vale a pena. A convicção fica gigantesca quando embasada na evidência.

Todos nós fazemos algo em troca de benefícios. Quando você quer um carro novo é pelos benefícios que ele propõe: conforto, economia de combustível e manutenção, status, etc. A expectativa do ser humano é ter um benefício pelo esforço (ação) de fazer algo.

Importante também que você seja direto. Se usar negativo na sentença sua comunicação ficará prejudicada porque não irá gerar uma ação. Quando eu peço a você que não pense em uma maçã vermelha, qual a primeira imagem que vem à sua mente? A maçã, óbvio. Se quero que pense na maçã verde, então peço logo que pense na maçã verde.

Faça marketing pessoal da sua própria imagem. Utilize os mesmos princípios para “se vender”. As propagandas nos mostram que a oferta de mercado atende uma necessidade ou desejo dos clientes. Isto exige um profundo conhecimento da clientela, mas não basta conhecer apenas, é preciso entregar benefícios e soluções. Quem é seu cliente? Quem você quer conquistar? O que pode dar em troca dessa conquista?

A comunicação eficaz é uma via de mão dupla. Nós conseguimos vender nossa ideia quando agregamos valor a esta ideia. Invista em comunicação. Invista na sua imagem e acima de tudo invista em relacionamentos.

Sabe por que é importante ter relacionamentos fortes? Porque você cria um círculo íntimo forte e se torna um líder forte. E quando tem um círculo íntimo fraco é um líder fraco. Na minha opinião investir em relacionamentos é melhor que investimento financeiro. Precisamos das pessoas o tempo todo e quanto maior o seu círculo, maior é o seu sucesso.

Renata Carvalho tem mais de 11 anos de experiência profissional em Imagem e Comunicação. É jornalista, repórter e apresentadora de TV com especialização em Linguagens Midiáticas. Carrega no currículo importantes coberturas televisivas como a Copa do Mundo 2014 e o evento Miss Brasil 2014. Também é Coach (Instituto Brasileiro de Coaching), Treinadora Comportamental (Instituto de Formação de Treinadores) e líder Master Mind (Master Mind Brasil). É Analista Comportamental, Analista 360 (IBC) e licenciada a aplicar o Software Coaching Assessment. Certificada internacionalmente pela European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC) e Behavioral Coaching Institute (BCI).
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