fbpx

Seja a melhor versão de você mesmo!

Adquirir e desenvolver a Resiliência é fundamental porque, através da flexibilidade, as pessoas podem ressignificar os seus momentos de vida. Afinal, você pode ser uma versão melhor de você mesmo.

Seja a melhor versão de você mesmo!

Seja a melhor versão de você mesmo!

Todos os dias nos deparamos com novos desafios. As pessoas até estranham os momentos de tranquilidade e nem sempre aproveitam da melhor forma – embora busquem isso.

Vivemos num mundo cada vez mais instável e com mudanças constantes. Um mundo tomado pelas redes com notícias novas a cada instante, por isso buscar um equilíbrio é necessário.

A Pandemia que tomou conta do planeta Terra, mostra claramente o quanto somos frágeis de fato. E como é importante estarmos preparados para lidar com o inesperado.

A ansiedade do que irá acontecer no próximo momento assola as pessoas e contamina as relações. As ideias e os sentimentos se misturam. E agimos muitas vezes impulsionados pelas emoções, que nem sempre trazem resultados positivos.

A explosão da emoção pode ser interior e levar a uma introspecção, tristeza e até depressão. Acreditar que não tem condição de resolver as dificuldades que se apresentam. Isso por causa de uma autoestima baixa enraizada ou momentânea.

Pode também levar a uma explosão de sentimento com intolerância, gerando agressividade em relação aos outros ou ao mundo ao seu redor. Como, por exemplo, um animal acuado que precisa responder de forma contundente para mostrar a sua força.

Numa reflexão, percebemos que nem a passividade nem a intolerância são os caminhos mais adequados, mas sim uma resposta assertiva para o momento.

De fato, existem alguns passos que podem auxiliar numa melhor resposta para o momento:

Autoconhecimento

Ter consciência de quem você é, da sua estória, de como chegou onde está, como é a sua reação diante dos fatos cotidianos, como se prepara para as situações difíceis que terá que enfrenta, sejam elas previsíveis ou não.

Reconheça os seus pontos positivos

Todo ser humano tem as suas facilidades e dificuldades. Identificar o que tem de melhor pode ser uma mola propulsora para superar a sua vulnerabilidade e, dessa maneira, poder ir em frente.

Rede social

Manter uma rede social do nosso convívio, que nos apoie e que seja um esteio para superar as dificuldades é importante.

Análise de contexto e empatia

Uma leitura da situação e das pessoas envolvidas, apoiada em fatos e evidências, de fato, permite que as ideias e os sentimentos presentes sejam validados para uma tomada de decisão nos momentos de dificuldade.

Otimismo realista

Apoia a crença de que os seus objetivos podem ser alcançados, e é um ingrediente fundamental para chegar onde precisa.

Adquirir e desenvolver a Resiliência é fundamental porque, através da flexibilidade, as pessoas podem ressignificar os seus momentos de vida. Adquirir maior equilíbrio e harmonia, afastando as doenças de ordem física e emocional.

Isso pode ser alcançado através da sua atenção consigo mesmo, mas se falhar e verificar que a ansiedade está fora de controle, procure um especialista. Seja para a Psicoterapia ou para o Coaching, afinal você pode ser uma versão melhor de você mesmo.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como você pode ser a sua melhor versão? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Natalia Marques
Psicóloga, Coach e Palestrante
http://www.nataliamantunes.com.br/

Confira também: “Nenhum direito a menos”

 

Natalia Marques é Psicóloga Clínica, Coach e Palestrante. Formada em Psicologia pela FMU (1981) e em Coaching/ Mentoring Life & Self-Instituto Holos, possui pós-graduação em Recursos Humanos pela FECAP. Tem curso de Meditação Chan do Templo Zu Lai em Cotia. Como Psicóloga Clínica realiza atendimento Psicoterápico de base Psicanalítica, trabalha os sintomas de Estresse, Ansiedade, Depressão, Fobias, Síndrome do Pânico, Síndrome de Burnout, Conflitos Pessoais e Profissionais. É Coach de Desenvolvimento Pessoal, ajuda pessoas a atingirem seus objetivos e metas pessoais e profissionais, para se tornarem mais felizes. Especialista em Saúde Organizacional e Ocupacional, atua ainda como palestrante em temas de saúde, resiliência, trabalho, carreira e pós carreira. Associada da ABRH, ISMA Brasil e SOBRARE. É coautora no livro “Planejamento Estratégico para a Vida”, onde trata o tema da “Resiliência”.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa