
Saúde Mental: Saiba o que é e como cuidar da sua!
A Saúde Mental tem sido considerada um dos principais Luxos mais desejados nos últimos anos…
Brincadeiras à parte, vamos concordar que Saúde Mental é uma necessidade urgente, não é?
Afinal, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina, líder mundial de transtornos de ansiedade (Organização Mundial da Saúde, OMS), com taxas de suicídio em elevação nas diferentes faixas etárias. Precisamos considerar, também, que o Brasil é o segundo país com mais casos de burnout no mundo, atrás apenas do Japão (International Stress Management Association, ISMA).
Mas como prevenir, tratar e cuidar da Saúde Mental se não sabemos exatamente o que esse binômio significa?
O conceito de Mente é complexo e alvo de debates em diversas áreas do conhecimento. Para os neurocientistas, a mente é frequentemente descrita como o resultado da atividade cerebral – uma combinação de redes neurais, sinapses e interações químicas.
Os psicólogos, por sua vez, entendem a mente como algo mais amplo, abrangendo emoções, pensamentos, memórias e processos inconscientes que moldam o comportamento humano. Já os espiritualistas consideram a mente como um dínamo energético, uma expressão da alma, um atributo espiritual muito além do corpo físico.
Essa diversidade de perspectivas evidencia o quão abrangente e complexo é o tema, mas também aponta para a importância de abordagens integrativas que unam ciência, psicologia e espiritualidade.
O que já está claro é que a Saúde Mental está diretamente relacionada à forma como reagimos às exigências, desafios e mudanças da vida, bem como ao modo como harmonizamos nossas ideias e emoções.
Como lidamos com nossas emoções? Identificamos, nomeamos, aceitamos, regulamos ou fugimos delas? O significado que damos às nossas emoções, e os sentimentos que desenvolvemos a partir delas, influenciam profundamente nossa Saúde Mental e nosso Bem-Estar.
Mais do que isso, Saúde Mental é um conceito integrado. Ela não se limita ao emocional, mas abrange também o bem-estar físico, psicológico, espiritual e ambiental. Trata-se de um cuidado integral com nós mesmos. Por afetar como pensamos, sentimos e agimos, a saúde mental determina nosso sentimento de esperança, clareza mental, capacidades individuais, bem como os níveis de energia e vitalidade.
Também impacta como lidamos com o estresse, como nos relacionamos conosco e com o próximo, como fazemos escolhas, como desenvolvemos nosso potencial e mantemos a produtividade. Muitas vezes, cuidar da Saúde Mental significa simplesmente parar, nos observar e aceitar quem somos.
Cuidar da Saúde Mental é um ato de amor, autocompaixão, compromisso consigo mesmo e, também, de coragem, que de fato se reflete positivamente em todas as dimensões de nossas vidas.
Espero que tenha ajudado você a refletir e a cuidar mais da sua Saúde Mental. Aproveite para compartilhar com quem precisa dar atenção a esse tema tão essencial.
Quem muda a mente, muda o corpo, muda a vida.
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre como a diversidade de perspectivas sobre a mente contribui para a compreensão e o cuidado da Saúde Mental? Então, entre em contato comigo. Eu vou adorar saber de você.
Um abraço especial para você!
Dra. Marcia Coronha
CEO do Instituto Consciência
Confira também: Gentileza: A Ciência na Voz do Coração
Palavras-chave: saúde mental, bem-estar emocional, como cuidar da saúde mental, importância da saúde mental, autocuidado e saúde mental, estratégias para melhorar a saúde mental no dia a dia, como a saúde mental impacta a produtividade, como a saúde mental impacta a qualidade de vida, dicas práticas para reduzir o estresse e fortalecer a mente, o papel da espiritualidade, equilíbrio da saúde mental, como lidar com as emoções e promover o bem-estar
Participe da Conversa