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Saúde Mental nas Escolas: Um Desafio para o Futuro dos Jovens

Entenda a importância da saúde mental nas escolas e os desafios enfrentados. Saiba como criar ambientes acolhedores, desenvolver programas para promover o bem-estar dos alunos e preparar os jovens para o sucesso pessoal e profissional.

Saúde Mental nas Escolas: Um Desafio para o Futuro dos Jovens

Saúde Mental nas Escolas: Um Desafio para o Futuro dos Jovens

“Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar´
É também criar laços de amizades,
É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico…
Numa escola assim, vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.”
(Paulo Freire)

A saúde mental nos permite lidar com momentos de estresse da nossa vida, desenvolver todas nossas habilidades, facilitar nosso processo de aprendizagem e desenvolvimento no trabalho.

O bem-estar proporcionado pela saúde mental, sustenta nossas capacidades individuais e coletivas para tomar decisões, estabelecer relações e dar forma ao mundo em que vivemos, sendo essencial para nossa experiência e contribuição no ambiente familiar, educacional, laboral e social.

A saúde mental é mais que a mera ausência de transtornos mentais ela se dá num processo complexo que cada pessoa experimenta de uma maneira diferente com diversos graus de dificuldades, pois ao longo da nossa vida múltiplos determinantes individuais, como fatores psicológicos, biológicos, habilidades emocionais, fatores  sociais e estruturais pode combinar-se para proteger ou complicar ,e mudar o estado da nossa saúde mental.

A exposição às circunstâncias sociais, econômicas, geopolíticas desfavoráveis como a pobreza, a violência, a desigualdades, as epidemias, a degradação do meio ambiente, também aumentam o risco de desestabilizar a saúde mental.

Os riscos eles podem se manifestar em todas as etapas da vida mas são mais sensíveis e prejudiciais no desenvolvimento na primeira infância. Por esse motivo, além da  família,  a escola também deve oferecer ambientes seguros e com interações sociais positivas.

A  saúde mental tem requerido uma atenção global, que atinge todas as idades e com presença marcante entre crianças e adolescentes em idade escolar.

Os problemas desencadeados no contexto escolar, prejudicam a disposição, bem como a atenção, o aprendizado e o desempenho escolar. E o impacto não é apenas no indivíduo, ele repercute, de fato, no ambiente social, no convívio com os colegas e professores.

É função da escola criar um ambiente construtivo, inclusivo, acolhedor, ajudar e apoiar os alunos, pais e responsáveis a lidar com as diferentes situações.

Desenvolver Programas de Promoção da Saúde Mental, que contemplem:

  • Estabelecer relações seguras entre professores e alunos;
  • Promover a qualidade emocional e das relações, bem como prevenir conflitos entre os alunos e os professores;
  • Sensibilizar e capacitar o corpo docente e a equipe pedagógica, reforçando a importância e a atenção na prevenção e promoção da saúde mental.
  • Desenvolver competências emocionais nos alunos e nos professores;
  • Favorecer a integração família – escola.

A escola é um lugar onde os alunos criam laços sociais e vínculos afetivos, exercitam o compromisso e a responsabilidade, aprendem a conviver com a diversidade, exercitam sua autonomia e realizam trabalhos em grupo.

Essas experiências preparam os jovens para o mercado de trabalho, sua contribuição social e econômica para com a comunidade.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como as escolas podem Desenvolver Programas de Promoção da Saúde Mental? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Um abraço,

Regina Sotto Maior
https://www.estacaolideranca.com.br

Confira também: Saúde Mental: Autoconsciência, Contexto e Relacionamentos

 

Regina Sotto Maior é Psicóloga, consultora sênior e palestrante nas áreas do desenvolvimento humano, transformação organizacional e projetos educacionais. Especialista nas áreas de cultura institucional, liderança, facilitação de grupos, change management, executive e professional coach, mentoring, design de carreira e saúde psíquica no trabalho. Atua em diversos segmentos como automotivo, energia, óleo e gás, telecomunicação, segurança, tecnologia, saúde, alimentos, farmacêutico, cosméticos, hotelaria, varejo, serviços, pesquisa, programas sociais e governamentais. Na FAAP, atuou durante 18 anos como coordenadora dos cursos de pós graduação em Recursos Humanos e MBA, atualmente é professora na ESPM-Mentoria para Líderes e no curso de Especialização em Gestão de Pessoas em Saúde -SES-CRH-Governo Estado de São Paulo. Trabalhos apresentados em congressos nacionais e na América Latina, sobre a saúde no trabalho.
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