fbpx

Saúde Mental, Empatia, Traumas e a Sabedoria para Lidar com Tudo Isso!

Precisamos do exercício de sabedoria da empatia para compreendermos as histórias de vida das pessoas, detectarmos dores e traumas, e assim amarmos o próximo

Saúde Mental, Empatia, Traumas e a Sabedoria para Lidar com Tudo Isso!

Saúde Mental, Empatia, Traumas e a Sabedoria para Lidar com Tudo Isso!

Recentemente assisti o documentário abaixo chamado “A sabedoria do trauma”, altamente impactante!

Ele nos traz reflexões sobre o que acontece em nossas trajetórias de vida e como esses traumas nos acompanha durante nossa jornada.

Nós seres humanos, ainda não tão evoluídos assim, julgamos sem conhecer, avaliamos pela foto e não pelo filme. “Condenamos” comportamentos sem ao menos nos prestarmos a compreender suas origens e causas.

Então, seria uma sanidade nos atermos ao outro ser humano como humano? Como seres humanos em evolução? Isso ampliaria nosso nível de consciência e assim nos permitiria ser seres humanos espiritualizados com as práticas de valores que nos conecta, a exemplo do respeito, justiça e pertencimento.

Se você passasse por aquilo que aquelas pessoas passaram, você seria diferente?

Precisamos de ajuda, todos precisam. Sobretudo é importante estar disposto a compreender nossas fragilidades, vulnerabilidade e tudo isso pode nos convidar a visitar nossas fortalezas. No entanto, para chegar até lá, tenho a impressão de que nesse caminho teremos que nos deparar com nossas dificuldades. E estou certo de que haverá pessoas que já passaram por algo semelhante. Ressaltando que semelhante aqui é semelhante e nunca igual. Isso porque sua experiência, especialmente a relação que estabelece com ela, é exclusivamente sua e única!

Os traumas nos marcam e para seguir com eles, se faz necessários alguns exercícios. Um deles pode ser a Ressignificação, aliás você não pode mudá-los, mas pode sim estabelecer uma outra relação com eles para seguir em frente e ter uma vida que você quer e merece ter, e acredite, você merece o melhor. A exemplo dessa última fala o documentário retrata a Sabedoria do Trauma e um pensamento que converge com tudo isso…

Saúde Mental, Empatia, Traumas e a Sabedoria para Lidar com Tudo Isso!
“O problema não é tropeçar. Mas apegar-se à pedra.”

Um outro aspecto que estimula a ampliação do nível de consciência, é um filme sobre empatia da Cleveland Clinic (assista abaixo), que retrata pessoas que transitam num hospital, aliás é bem provável que você já esteve internado ou já foi visitar alguém que estava, correto?

Eu estive no final de outubro de 2020 e é nas minhas leituras que me deparei com esse pensamento e fiquei pensando:

Saúde Mental, Empatia, Traumas e a Sabedoria para Lidar com Tudo Isso!
“O paciente não é só um paciente, ele é o amor de alguém.

Como isso é impactante para quem trabalha naquele ambiente.

Que relações são estabelecidas com aquele outro ser a partir dessa visão.

Saúde mental também está diretamente relacionada à nossa visão de mundo, nosso nível de consciência espiritual e como fomentamos nossos pensamentos, pois tudo isso direcionará nossas ações.

Tudo isso me fez lembrar uma aula que recentemente ministrei sobre Gestão e Liderança de Equipes no Curso da ESPM e IQG, “GESTÃO DE AMBIENTES COMPLEXOS. DESENVOLVENDO PROFISSIONAIS PARA A SAÚDE DO FUTURO” e que compartilhei o filme da Cleveland Clinic que retrata um ambiente hospitalar, mas poderia ser qualquer ambiente, a exemplo de aeroportos, shoppings, feiras-livres, universidades etc.

O filme retrata o exercício de sabedoria da empatia para compreendermos também as histórias de vida das pessoas e detectar dores e traumas. Por conta disso, o AMOR é e sempre será um elemento de alta conexão espiritual, pois em essência nos faz bem amar e nos sentirmos amado. Seja qual for essa expressão de amor, aliás isso pouco importa, o que realmente importante é o SENTIR.

Que este texto, possa ter te tocado, a ponto de você sentir o amor que tem pelo outro e perceber os amores que tem por você.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o exercício de sabedoria da empatia para compreendermos também as histórias de vida das pessoas e detectar dores e traumas? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Até logo mais!

Fique à vontade para comentar e compartilhar.

Beijo no coração e abraços!

Adilson Souza, PhD
CEO e Fundador da Estação Liderança
https://estacaolideranca.com.br

Confira também: Fator “e”, Amor, Relacionamento Íntimo e Seus Impactos na Saúde Mental

 

Adilson Souza é 53 anos, Sergipano, nascido na cidade de Japoatã (SE). Filho da Dona Neuza e Sr. Antonio, irmão do Averlan, Airton e Adriana. Casado com Sumaia Thomas Pai do Thiago (29), Liz (7) e Lui (6). PhD (Doctor of Philosophy in Business Administration) pela Flórida Christian University – Orlando / FL/ EUA. Mestrado em Psicologia; Pós-graduado em: Educação, Administração de Empresas e Administração de RH; Graduado em Ciências Econômicas. Docente nos programas de Pós-graduação da ESPM, FGV , IBMEC e Florida Christian University – Orlando/FL/EUA. Master-trainer em Programação Neurolinguística. Mentor e Coach de empresários e executivos (Certificação Internacional). Participou de intercâmbio de negócios e cultural em 18 países. Esteve em mais de 150 conhecidas no Brasil em todas as regiões. Experiência de 35 anos em Desenvolvimento do Fator Humano nas organizações. Mais de 500 mil pessoas viram palestras, aulas e treinamentos. Acompanha e assessora empresários e executivos em missão estratégica no exterior. Palestra no TED Talks Santos – GRATIDÃO. CEO & Fundador da Estação Liderança Consultoria Empresarial. Presidente do Conselho Consultivo da FiChips e Mr. Fit na União Europeia. Autor do livro LIDERANÇA E ESPIRTITUALIDADE: Humanizando as relações profissionais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa