Saúde em movimento

O que seria a Saúde? Um passo para a Felicidade? O que seria Felicidade? Viver a vida que nos foi presenteada, cuidar dela com gratidão, a possibilidade de estar vivo.

Saúde

Saúde em movimento
Por Janine Sachs(*)

Os alimentos são nossa fonte de energia e precisamos deles para viver. Uma fonte inesgotável de estímulos alimentares são oferecidos. Contudo, a alimentação saudável, rica em vitaminas e sem teor de gordura, é indicada.

A partir daí vem os gastos desta energia feita através dos movimentos que fazemos para atingir o que queremos.

O corpo, esta entidade onde moramos, precisa ser agradável, confortável, um lugar de satisfação.

Para alcançar esse bem-estar, que reduziria em grande parte sofrimentos que as vicissitudes da vida apresenta, a base (o corpo) deve estar em ordem.

A vida composta de repouso, movimento, nutrição, criação de cada indivíduo com sua genética e herança familiar cultural, é o que determina hábitos e é onde procuramos uma adaptação ao ambiente, sempre em busca de prazer.

O que seria a saúde? Um passo para a felicidade? O que seria então felicidade?

Viver a vida que nos foi presenteada, cuidar dela com gratidão, a possibilidade de estar vivo.

Por que não prezar pela sua qualidade de vida – experimentar um bem-estar o máximo de tempo possível, sabendo que nossa existência tem começo, meio e fim? Por que não viver bem?

Cuidar de si automaticamente possibilita cuidar do outro da mesma forma. Profissionais, como cientistas, trazem informações e orientações para ajudar a todos. Por exemplo, aprendemos que o fumo, tão nocivo para a saúde, polui o ambiente também. Assim vemos que cada um tem sua própria sabedoria, sua intuição, que sabiamente ouvindo seu corpo que fala leva-o ao seu caminho.

Antigamente as mães diziam, “Coma tudo, pois tem muita gente morrendo de fome!” A criança comia a mais com culpa por outros não terem comida, sem que isso aplacasse a fome alheia. Hoje sabemos que é importante respeitar a fome individual e que há outras formas de incentivar o consumo de alimentos e ajudar o próximo.

Em suma, a apologia pela saúde e bem-estar é a base da tranquilidade para navegar em águas calmas ou turbulentas que a vida nos apresenta.

(*) Janine Sachs é Psicanalista e Escritora. É membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, formada em Psicologia pela Faculdade Sedes Sapientiae da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autora do Livro “O ovo de pulôver e outras histórias”.

Janine Sachs
http://carevolution.com.br/

Confira também: Desenvolvendo Autocompaixão para lidar com perdas e o sofrimento do isolamento social

 

Neste artigo


Participe da Conversa