Samba cheio de ritmo e sons!

Muitos reclamam dos tempos complicados que o país atravessa e, de certa forma, não deixam de ter razão. Porém, lembre-se que você é um coach, que como bem orienta ao seu cliente, não pode desistir de suas buscas.

Amigos, em tempos de Olimpíadas, e ainda mais por eu morar no Rio de Janeiro, o texto será curto. Mas quero deixar dois pontos importantes para a reflexão dos coaches.

Muitos reclamam dos tempos complicados que o país atravessa e, de certa forma, não deixam de ter razão. Porém, lembre-se que você é um coach, que como bem orienta ao seu cliente, não pode desistir de suas buscas.

Conversei com alguns coaches que sentiram minguar a demanda por trabalhos novos, normalmente orientados a nichos determinados. Uns ficaram reclamando e outros partiram para redefinir seu nicho de atuação, criativa e proativamente.

Vou comentar um caso exemplar. Aliás, valeu-me como inspiração pessoal pois, como já admiti neste espaço, meu melhor está no Coaching executivo e de negócios. O que fez minha amiga?

Dentro do nicho em que atuava ela criou um diferencial interessante (claro que investiu tempo em preparação pessoal). À competência em marketing e negócios ela agregou terapias energéticas a partir de florais e aromas.

Em outras palavras, e para quem acredita, ela oferece o Coaching como referência principal e, de acordo com a situação e o cliente, pode ou não trabalhar esse tipo de abordagem terapêutica.

Fica aí o desafio: já pensou nisso? Como você se sentiria fazendo um trabalho de Coaching e tendo como complemento uma receita de florais?

Poderia trazer outros exemplos, mas achei esse como sintomático. Eu já criei diferenciais em nichos, mas nunca com essa disposição de enfrentar um caminho duro e inovador, com alto potencial.

Falando de amigos, como diria meu querido Goulart de Andrade, vem comigo nessa? O “nosso” samba deixou de lado a nota só e ganhou outra dimensão.

Mario Divo Author
Mario Divo tem incrível experiência profissional, tendo chegado a meio século de atividade ininterrupta, em 2019. É PhD e MSc pela Fundação Getulio Vargas, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem formação como Master Coach, Mentor e Adviser pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Instituto Holos. Consultor credenciado para aplicação do diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool), Professor e Palestrante. CEO e Coordenador Executivo da plataforma Dimensões de Sucesso, acumulando com o comando da MDM Assessoria em Negócios. Foi Diretor Executivo do Automóvel Clube Brasileiro e Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras. Liderou a Comunicação Institucional e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Foi Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e, também, Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades das jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa