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Saiba a hora de demitir o seu cliente

O seu cliente pode estar sendo tóxico para o seu negócio. Será que não chegou a hora de demiti-lo?

Estamos habituados a buscar informações, formações e estratégias para a prospecção e fidelização dos clientes, porém em raríssimos momentos no planejamento da empresa são traçadas métricas para a segmentação e seleção de clientes desejáveis e que não sejam tóxicos para a organização e, principalmente, para a sua equipe.

A seleção de clientes, de fato, é de suma importância principalmente no momento em que a economia do País se encontra; as empresas se concentram na estratégia de “engorda descontrolada da carteira de clientes”, caindo no velho estigma de que o cliente está com a razão e é ele quem irá ditar as “regras do jogo”.

Antes de desenvolver ações para a prospecção e fidelização do seu cliente, defina, pesquise, estude, analise e entenda se ele está adequado aos seus valores e principalmente se tem o perfil de clientes que você segmentou para o crescimento exponencial da sua empresa. Caso contrário ele será um cliente extremamente tóxico para o seu negócio.

O cliente tóxico possui algumas características de fácil identificação e que irão causar impactos negativos para a sua empresa.

O cliente tóxico é:

  • Aquele que aproveita da situação econômica e menor demanda do mercado para ditar as regras como lhe convém;
  • Aquele que suga toda a energia e o tempo da sua empresa como se trabalhasse exclusivamente para ele;
  • Aquele que acredita fielmente que sem ele você certamente encerrará as atividades;
  • Aquele que por mais que você entregue valor, qualidade e eficiência nunca será satisfatório;
  • Aquele que nunca reconhece e elogia o que a empresa faz por ele e sempre quer ganhar sozinho, o “ganha-ganha” inexiste em sua mentalidade;
  • Aquele que só faz críticas aniquiladoras, jamais faz uso de críticas construtivas; o desrespeito com o próximo é inerente no seu caráter;
  • Aquele que por mais embasamento, conhecimento que a sua empresa ou profissional tenha, ele nunca entenderá e irá denegrir a sua imagem;
  • Aquele cliente retrógrado e centralizador em suas palavras e principalmente em suas atitudes, ele irá confrontar com você o tempo todo;
  • Aquele cliente que só almeja levar vantagem em qualquer coisa, enxerga somente o próprio umbigo e a ética inexiste em seus valores;
  • Aquele cliente que não possui a competência fundamental de hoje que é a escuta ativa, ele sempre tira as suas próprias conclusões sem embasamento e acredita em qualquer notícia ou pessoa sem ao menos identificar famosos “fakes”;
  • É aquele cliente que te confronta o tempo todo proporcionando um relacionamento denso e hostil.

Após observar estas principais características, é importante que você identifique quais são os clientes tóxicos, sugadores de energia que compõem a sua carteira de clientes ou estão na cabeça da sua lista de novos contatos e os demita imediatamente para que não contaminem o restante dos clientes, a sua equipe e principalmente “A SUA EMPRESA”.

Quando, a empresa insiste na manutenção da carteira, sem qualquer identificação e segmentação dos seus clientes ela jamais entregará valor ou terá ações benéficas para o seu crescimento no mercado.

Seis passos importantes para manter o cliente de valor engajado com a sua marca e obter assim o resultado esperado com total relevância para a sua empresa.

  • Antes de prospectar, persuadir ou tentar fidelizar o cliente, analise friamente de que não se trata de um cliente tóxico. Caso somente após os primeiros contatos você consiga identificá-lo não perca tempo demitindo-o imediatamente. Tenha o plano estratégico muito bem elaborado para a seleção não apenas de seus colaboradores e fornecedores, inclua também a seleção dos seus clientes;
  • Crie sempre a melhor experiência de compra para o seu “cliente de valor”, demande a sua energia para o cliente que realmente está disposto a receber o melhor de você e da sua empresa;
  • Entregue valor, ética e solução verdadeira e eficaz para os problemas e necessidades dos clientes que foram previamente selecionados;
  • Valorize o seu trabalho, conhecimento e experiência no seu produto ou serviço, jamais deixe que precifiquem aquilo que você brilhantemente entrega aos seus clientes;
  • Tenha empatia extrema e permaneça ao lado de clientes que também possuem esta competência;
  • E por fim tenha ética e respeito acima de tudo e de todos. Hoje a qualidade não é diferencial; este fator já se tornou obrigatoriedade para as organizações e principalmente para os profissionais.

Parafraseando a famosa frase de Philipp Kotler:

“O profissional de Vendas em ascensão não cuida primeiro do cliente e depois do produto, antes de tudo ele faz uma seletiva entre os clientes separando-os entre cliente de valor e cliente tóxico, para que assim possa entregar sempre o melhor e ter a sua ascensão bem construída com base sólida”. (Adriane Yared)

“Inove o seu presente e surpreenda o seu futuro”

Adriane Yared

⚙️ AYCOACHING
Adriane Yared tem mais de 23 anos de experiência na área comercial, Mastercoach Vendas e Liderança, Palestrante, Design Thinker e Mentora Comercial. Graduada em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós MBA em Design Thinking e Master em Design Thinking. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Companhia do Coaching, Talk Coaching e Busca Coach. Com artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Co-autora no Manual do Relacionamento com o Cliente, capítulo: “Arrumando a Casa” – Rumo ao sucesso no relacionamento com seu cliente. Co-autora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito esta em Desenvolver o potencial dos profissionais de vendas, atendimento e liderança, todos centrados no 5º P “pessoas”, tudo integrado as diversas áreas estudadas somadas a expertise e experiências.
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