fbpx

Sabotador Crítico: Como Você lida com o seu?

Cuidado com o seu sabotador crítico! Ele faz você achar defeitos em si mesmo, nos outros e nas circunstâncias. Provoca a maior parte da nossa decepção, raiva, arrependimento, culpa, vergonha e ansiedade.

Sabotador Crítico: Como Você lida com o seu?

Sabotador Crítico: Como Você lida com o seu?

Em um artigo anterior, falei para você sobre os 10 sabotadores. De acordo com Shirzad Chamine, autor do livro Inteligência Positiva, os sabotadores são criados para nossa proteção e sobrevivência. Contudo, na maioria das vezes, esses sabotadores nos atrapalham e nos impedem de voarmos mais alto. Eles nos tiram nosso equilíbrio emocional e nos colocam na defensiva. E então, cadê nossa firmeza, nossa autoconfiança, a nossa assertividade???

Essa é a grande armadilha dos sabotadores. Eles aparecem com a desculpa de nos ajudar a atingir nosso objetivo de sucesso, de ser feliz, de ser querido, de ser competente. Isso porque nosso maior objetivo é termos uma reputação positiva perante ao meio e às pessoas que consideramos importantes. E, assim, obtermos a confirmação de quanto somos importantes, competentes e queridos.

Sermos aprovados e validados pelo meio em que vivemos é, de fato, indispensável. Entretanto, quando não temos consciência de que nossos sabotadores estão excessivamente dirigindo as nossas ações e tomadas de decisão, a jornada pode ser muito mais estressante. E o pior, tudo aquilo que queremos evitar com o uso dos sabotadores, pode acontecer: percebermos nosso alvo se distanciando dos nossos olhos.

Quero aqui destacar o sabotador principal: O CRÍTICO.

O SABOTADOR CRÍTICO

Acha defeitos em si mesmo, nos outros e nas circunstâncias. Provoca a maior parte da nossa decepção, raiva, arrependimento, culpa, vergonha e ansiedade.

Imagine você, quando aquela vozinha interna, aquele pensamento negativo fica te alertando e apontando “seus defeitos”. Dizendo, por exemplo, que você é cheio de imperfeições; a qualidade de seu trabalho pode ser melhor; você precisa se esforçar muito para ser bem avaliado; as pessoas nunca entregam o seu melhor, e assim por aí vai.

Aproveite a leitura e então reflita sobre a força que esse sabotador exerce sobre você, de 0 a 10, quanto?

Força: 0  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10

A chave para reduzir o poder do SABOTADOR CRÍTICO é tomar consciência quando ele está surgindo. Estar consciente vai lhe dar, de fato, a capacidade de identificar e desmascarar o sabotador crítico no seu ato de sabotagem.

Saiba que ele ataca em três frentes: criticando a si mesmo, criticando as pessoas ao seu redor e criticando as suas circunstâncias externas.

Enfraqueça os efeitos do SABOTADOR CRÍTICO. Mas como?

Fazendo uma avaliação cognitiva dos seus pensamentos e sentimentos negativos provenientes do seu SABOTADOR CRÍTICO. 

Siga os 7 passos, a saber:

Primeiro passo:

Observar e rotular os pensamentos e sentimentos do sabotador CRÍTICO.

Rotule seu sabotador crítico. Dê a ele um nome, por exemplo: “O Destruidor”, “O Sabe-tudo”, ou seja, invente um nome que melhor identifique a verdadeira natureza do seu sabotador crítico.

O ato de observar e rotular seu sabotador crítico por si só terá um impacto significativo na sua vida. Dessa forma, você vai olhar para seu sabotador crítico como uma personagem fora de você. Um intruso que está contaminando seus bons pensamentos e sentimentos sobre você, sobre o outro e sobre as circunstâncias.

Segundo passo:

Quando o ímpeto de criticar vier à tona, então modifique a linguagem da sua vozinha interna. Ao invés de dizer “Não consigo”, troque por “Meu crítico diz que não consigo”. Dessa maneira, você vai enfraquecendo a credibilidade do seu SABOTADOR CRÍTICO.

Terceiro passo:

Analise com imparcialidade, o que o seu sabotador crítico está lhe dizendo. Avalie se faz sentido ou não. O lado bom do sabotador crítico é que ele nos estimula a sermos melhores. Por outro lado, o ruim do sabotador crítico é ele minar nossas energias e autoconfiança, ao ponto de contaminar nossa determinação e foco naquilo que importa.

Quarto passo:

Relembre e foque nas coisas e resultados positivos que você obteve sucesso e ressignifique os seus pensamentos sobre a sua importância, a sua competência e o seu bem querer.

Quinto passo:

Tenha empatia por você e pelo outro, compreendendo que você não é perfeito. Que ter coragem de olhar para as suas vulnerabilidades o fortalecerá para ir em frente. Admitir que ninguém é perfeito, e que certamente as pessoas podem aprender com seus próprios erros e mesmo com os erros dos outros.

Sexto passo:

Crie uma rede de apoio baseado no julgamento racional, verdadeiro, empatia e tolerância. Uma rede onde as pessoas, de fato, consigam compreender um ao outro

Sétimo passo:

Pratique a nova rotina de pensar, sentir e agir. E se o sabotador crítico exacerbar sua presença em sua mente, não se desespere, admita sua aparição, observe-o e rotule-o, ou seja, inicie o processo de ressignificação daquele pensamento ruim e do sentimento negativo e interrompa o ciclo, antes que o sabotador crítico defina suas reações.

Desejo que você tenha consciência, determinação e coragem para lidar com seu sabotador crítico a seu favor.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como lidar com seu SABOTADOR CRÍTICO? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Vera Martins
https://vera-martins.com/

Confira também: Sabotadores: Como eles contaminam nossas escolhas e impactam nosso mindset?

 

Vera Martins Author
Vera Martins é autora dos livros: “Seja Assertivo!” e “O Emocional Inteligente”. Trabalhou por 21 anos como Executiva em Recursos Humanos e há 18 anos atua em consultoria de desenvolvimento humano. É educadora com especialização em desenvolvimento de pessoas. Possui mestrado em Comunicação e especialização em Medicina Comportamental.Atua como coach, palestrante, facilitadora de seminários e professora de universidades, tais como: Fundação Vanzolini e Escola de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em cursos de pós-graduação.Através de intensos estudos e publicação dos seus livros tornou-se precursora da competência Assertividade e especialista em comunicação e inteligência emocional. Por isso, vem atuando fortemente nos diversos níveis profissionais nas empresas, em competências que envolvam a comunicação relacional, tais como: Estratégias de Negociação, Gestão de Conflitos, Comunicação e Influência, Liderança Assertiva, Inteligência Emocional, Coaching, Gestão de Pessoas, Formação de times e competências correlatas. É fundadora da Assertiva Educação e Cultura.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa