fbpx

Responsabilidade Afetiva: Por que ela é fundamental na vida?

Por que a Responsabilidade Afetiva está em falta, se ela é tão fundamental na vida de todos? Pessoas não são números e sentimentos não são descartáveis, eles são reais.

Por que a Responsabilidade Afetiva está em falta, se ela é tão fundamental na vida de todos?

Responsabilidade Afetiva: Por que ela é fundamental na vida?

Não é errado demonstrar o que se sente, não é errado ser honesta desde o princípio consigo e com o outro, não é errado se apaixonar, não é errado se envolver. Mas é preciso entender que os relacionamentos são formados por mais de uma pessoa. E normalmente existe uma falsa disputa de “quem é mais desapegado”, aliás, ser desapegado hoje em dia se tornou motivo de orgulho para muitos. É como forçar sua própria mente a resistir aos sentimentos que nascem de forma natural. Infelizmente vivemos em uma sociedade em que ser desapegado é sinônimo de “descolado”.

Essa disputa é um jogo psicológico de quem se engana mais. Contudo, estamos falando de envolvimento, energia, conexão. Não vejo problema em você optar por não se envolver, mas que isso fique claro desde o princípio, para que o outro possa escolher permanecer ou não. A responsabilidade afetiva está em falta, principalmente para o universo masculino. Alguns homens se satisfazem e ficam orgulhosos em saber que existe uma pessoa “apaixonada” por ele. É como se fosse um troféu. O ego é inflado ao extremo.

Pessoas não são números e sentimentos não são descartáveis, eles são reais. Brincar com o sentimento do outro, seja iludindo e criando esperanças inexistentes ou até mesmo proporcionando momentos que despertem nosso instinto humano de acolhimento e proteção, é extremamente abusivo e tóxico. Somos movidos por sentimentos e emoções. E, quando aflorados por momentos únicos e especiais, criam automaticamente reações involuntárias em nossos corpos e mente. Nossas expressões mudam, nossas concepções mudam. Tudo muda, até mesmo nossos planos que até então eram imutáveis.

Tenhamos empatia e responsabilidade afetiva com quem nos envolvemos, sejamos responsáveis com nossos sentimentos, vivendo a magia sem medo de se apegar. Mulheres, quando se trata de relações amorosas, fiquem atentas às falsas promessas.

Sou especialista em desenvolvimento afetivo e profissional. Criadora do programa Percurso Afetivo, metodologia de atendimento para mulheres, com foco na aprendizagem de lidar com sentimentos e superar acontecimentos, como por exemplo: infidelidade, traição, separação, dependência emocional, dificuldade de se relacionar, medo e solidão. Além disso, mentora de mulheres para resgate de Autoestima e Amor Próprio. Vamos conversar?

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre responsabilidade afetiva? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Ercília Canali
http://www.erciliacanali.com.br/

Confira também: 7 Sinais de um Casamento Empobrecido

 

Ercilia Canali é especialista em desenvolvimento afetivo e profissional.Consultora de carreira para planejamento do Percurso Profissional diante da história de carreira e de vida, desenvolvimento de competências, transição de carreira e resiliência no ambiente de trabalho.Criadora do programa de atendimento Percurso Afetivo, metodologia de atendimento para mulheres, com foco na aprendizagem de lidar com sentimentos e superar acontecimentos como: infidelidade, traição, separação, dependência emocional, dificuldade de se relacionar, medo e solidão.Mentora de mulheres para resgate de Autoestima e Amor Próprio.Idealizadora e facilitadora do Círculo Afetivo, – encontro de mulheres com compromisso umas com as outras de apoio, respeito, escuta e conexão, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano.Certificada Professional Coaching, Self Coaching e Coaching Generativo, pelo Centro Nacional de Coaching – Cenacoaching; Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program Presential, – Analista Comportamental, em Flórida Christian University – FCU (USA); Practitioner PNL – Programação Neurolinguística, pelo Centro Nacional de Coaching – Cenacoaching; Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento de Consultoria Interna em Recursos Humanos pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP; MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FAAP. Graduada em Serviço Social pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU; Membro do Grupo de Estudo e Trabalho dos Profissionais de Recursos Humanos das Agências de Publicidade de São Paulo; mais de 30 anos dedicados a área de gestão de Recursos Humanos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa