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Marketing ou Publicidade? Um estudo comparativo sobre relacionamento com stakeholders

Marketing de conteúdo, SEO e IA estão transformando a forma como empresas se relacionam com stakeholders. Explore um estudo comparativo revelador e adapte suas estratégias para 2025 e além, garantindo conexão e resultados.

Marketing ou Publicidade? Um estudo comparativo sobre relacionamento com stakeholders

Marketing ou Publicidade?
Um estudo comparativo sobre relacionamento com stakeholders

Amigos leitores, no mês passado apresentamos um cenário sobre tendências da comunicação corporativa, baseado em estudo do Grupo In Press. Agora, como um complemento, apresentaremos resumo do estudo desenvolvido pelo instituto de pesquisas Marketing Sherpa, subsidiária da empresa MECLABS Institute.

O MECLABS é um laboratório de ciências com consultoria, ajudando gestores e lideranças a otimizarem o desempenho financeiro de seus programas de vendas e marketing. Esse conhecimento nasce de um método científico utilizando a criação de experimentos do mundo real.

Esse estudo explora a popularidade de diferentes estratégias de promoção de negócios, oferecendo insights valiosos para profissionais de marketing e empreendedores. Ele se baseia em dados exclusivos da empresa de pesquisas DesignRush, que analisou um conjunto de palavras-chave como proxy da demanda geral por serviços usados para promover um negócio, em 2024. Ainda que centrado nos EUA, o resultado pode ser estendido a outras praças, sem muitas variações (clique aqui para ler o estudo completo).

Liderado por Daniel Burstein, Diretor Sênior de Conteúdo e Marketing do MECLABS, o estudo revela que o marketing supera a publicidade em popularidade, refletindo a abordagem como as empresas têm promovido seus produtos e serviços. Enquanto a publicidade tradicional, como anúncios em revistas, jornais e TV, já foi um pilar das estratégias promocionais, hoje as opções são vastas e crescentes, incluindo marketing de conteúdo, SEO e iniciativas orientadas por Inteligência Artificial.

A seguir, um resumo dos resultados exatamente como publicado no original.

Marketing ou Publicidade? Um estudo comparativo sobre relacionamento com stakeholders
Fonte: DesignRush

Essa tendência, citada anteriormente, reflete uma mudança significativa nas estratégias promocionais dos negócios e das marcas ao longo das últimas décadas. Anteriormente, as empresas dependiam fortemente de compras de mídia em veículos impressos e televisivos. Hoje, uma gama de estratégias disponíveis é vasta e em constante crescimento.

Essa diversificação indica que as empresas estão buscando formas mais integradas e abrangentes de promoção, indo além das mídias.

O desenvolvimento web também se destacou nesse estudo, sendo quase três vezes mais citado do que o design gráfico. Isso reflete a importância dos websites como meio de comunicação de produtos e serviços, permitindo que as empresas respondam rápida e agressivamente às oportunidades.

Uma limitação assumida pelos pesquisadores é de que a pesquisa de palavras-chave pode refletir a terminologia que as empresas consideram, ao invés da demanda subjacente. No entanto, entender as palavras que os clientes potenciais usam é extremamente útil e pode contribuir com a adequada mensagem de marketing. Ferramentas que otimizam o SEO de forma automatizada e a criação de websites mais inteligentes podem aumentar a demanda por serviços especializados e transformar métodos tradicionais.

Para profissionais e empresas no campo do desenvolvimento humano, esses insights destacam a importância de se manterem atualizados e adaptarem continuamente as estratégias de comunicação e marketing junto aos seus públicos de interesse. A otimização para mecanismos de busca pode se expandir para influenciar as visões gerais de IA nos resultados dos mecanismos de busca, destacando assim a importância de uma equipe de consultores humanos para ajudarem a navegar nessas mudanças.

O artigo conclui sobre a necessidade de uma reflexão quanto ao futuro, questionando como as tendências encontradas podem ou não mudar, nos próximos anos. O avanço da IA e as ferramentas de automação no SEO podem impactar a demanda por serviços, exigindo que gestores, lideranças e profissionais evoluam e se adaptem.

E vocês, amigos leitores, qual a percepção que têm desse tema ao darem foco para o cenário brasileiro?

Gostou do artigo?

Quer saber mais qual a principal diferença apontada no estudo entre marketing e publicidade na promoção de negócios? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar sobre isso!

Eu sou Mario Divo e você me encontra pelas mídias sociais ou, então, acesse meu site www.mariodivo.com.br.

Até nossa próxima postagem!

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

Confira também: Tendências de Comunicação em 2025: Estratégias para Marcas e Organizações

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Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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