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Reinventar para conquistar (mais clientes e mais mercado)

Confira 7 maneiras para que você possa se reinventar e expandir sua atuação profissional agora mesmo!

É preciso coragem para se reinventar. Hoje em dia, é preciso uma adaptação constante às mudanças no mercado para que um negócio possa sobreviver e prosperar.

No entanto, mudar nunca é fácil. A coragem é peça fundamental para as nossas decisões. Pois a vida nos joga situações pesadas, que nunca imaginaríamos enfrentar. Muitas vezes nos sentimos sozinhos e injustiçados.

Pensando nisso, decidi abordar aqui algumas maneiras para que você possa se reinventar e expandir sua atuação profissional.

Atualmente, sendo os mercados altamente dinâmicos e competitivos, faz-se necessário acompanhar as novas tendências de mercado que vão surgindo de tempos em tempos. É preciso estar sempre atento e ser resiliente para dar conta de tanta mudança. O surgimento de novas tecnologias resultou numa aceleração do ritmo de vida das pessoas, e intensificou a exigência de qualidade nos produtos e serviços ofertados. Hoje o consumidor também é antenado e exigente; busca produtos e serviços cada vez mais completos, acessíveis e competentes.

Portanto, nos reinventar gera força e fôlego perante outros concorrentes. Mas pode ser bastante difícil avaliar objetivamente o mercado e realizar as mudanças necessárias para o seu negócio, especialmente se você já gerenciou uma fase anterior de crescimento e atingiu certo nível de sucesso.

Seja qual for o motivo para se reinventar, é preciso identificar o momento adequado e também qual a melhor estratégia usar, de acordo com o seu mercado.

A reinvenção começa pela necessidade de encarar alguns fatos desagradáveis, tais como:

  • mais concorrentes apareceram;
  • o mercado está mudando;
  • sua base de clientes está se deteriorando;
  • a empresa já não está sendo orientada pela sua visão original etc.

Esses são alguns exemplos de motivos sólidos que apontam para a urgência de agir no sentido de realizar mudanças profundas em sua organização. E, então, como você pode pensar a sua reinvenção na prática?

1. REDUZIR CUSTOS

É até um pouco óbvio falar que um empresário deve sempre buscar reduzir custos. Mas essa, na verdade, é uma escolha estratégica. Porque para se reinventar você tem sempre duas opções: ou você reduz os custos, ou arrisca tudo numa última tacada e investe. Investe no seu melhor produto, no seu melhor serviço, em aprender uma nova habilidade, ou uma nova profissão. Investir na sua reinvenção requer planejamento. Portanto, se escolher ir para esse lado, se joga! Mas se joga com planejamento bem amarradinho, para que seja um risco calculado!

2. ANALISE O SEU MIX DE PRODUTOS

Qual é o seu produto ou serviço estrela? Você sabe? E quais são os seus produtos que garantem o seu sustento? É hora de avaliar o que realmente traz mais lucro para o seu negócio, manter o foco no produto de maior valor agregado e eliminar os de baixo retorno. Seu produto resolve algum problema do cliente? Você está focado no cliente certo, ou vale reavaliar o seu mercado-alvo? É hora de investir em diferenciação. Crie novos serviços que resolvam problemas reais ou amplie os existentes.

3. RESOLVER UM PROBLEMA

Qual problema o seu produto resolve? Qual é a dor do seu cliente? Em momentos de reestruturação estratégica é importante você saber responder a essas perguntas. Será que a dor do seu cliente é tão grande que ele gastaria dinheiro com você mesmo em tempos difíceis? Não? Então é hora de rever certas coisas: 1- qual problema ou necessidade você resolve?; 2- seu cliente enxerga valor no seu produto?; 3- planeje e decida: agregar mais valor à sua oferta ou  mudar de público-alvo?

4. INVISTA NA SUA FORÇA NAS VENDAS

Envolva e mantenha sua equipe de vendas comprometida. Faça-a exercer autonomia e assumir riscos. Informe sua equipe sobre cada detalhe ou alteração dos seus produtos e serviços. Sua equipe de vendas conhece a fundo o seu público-alvo? Eles sabem qual é a dor do seu cliente? E as objeções? Você já mapeou as principais objeções que levam o seu cliente a não comprar de você? Uma das principais objeções de qualquer cliente é “não tenho dinheiro agora”… E então? Como você argumentaria essa objeção? Faça uma lista das principais e possíveis objeções do seu cliente e treine a argumentação com seus vendedores.

5. AUMENTE O CUSTO DE MUDANÇA DO SEU CLIENTE

Você sabe o que é Custo de Mudança? O quão custoso é para o seu cliente migrar para o seu concorrente? Ele perde algo se mudar? Ele tem algum custo com essa mudança? Por exemplo: se você tem um Iphone e mudar para um Samsung, você perderá toda a facilidade do sistema integrado que a Apple tem. Isto é o custo de mudança. E o seu cliente? Ele teria algum custo se mudasse para o concorrente?

6. OFEREÇA GARANTIA

Sua satisfação garantida, ou o seu dinheiro de volta! Você pode pensar que é loucura oferecer a garantia do dinheiro de volta para seu cliente. “Ora, se todos estão sem dinheiro, todos vão acabar pedindo o dinheiro de volta.” Na verdade não. A garantia de reembolso aumenta o número de vendas, pois aumenta a confiança do cliente na empresa. E, você ainda pode limitar essa garantia para até 1 mês após a compra. Lembre-se: confiança é tudo!

7. SEM DRAMA

Não dramatize a situação. Não é preciso fazer tempestade em copo d’água caso você sinta que precisa mudar ou se reinventar. A situação não está boa? Como se diz por aí “não tá fácil pra ninguém”. Mas isso não quer dizer que o mundo vai acabar. O país não vai acabar e sua empresa também não irá morrer se você se reinventar e focar nas oportunidades que podem surgir. Keep calm and no drama! Aja mais, reclame menos. Menos blábláblá e mais ação!

Contudo, para dar conta do desafio de estar sempre “antenado” com as novidades do mercado e permitir uma evolução constante nos seus negócios e na sua vida de empreendedor, é importante definir um objetivo a ser alcançado. Qual é a sua visão de futuro? Não basta apenas ter boa disposição para mudar e se reinventar. A sua estratégia profissional e empresarial deve estar alinhada com a sua visão e seus objetivos. Sem objetivos claros, você corre o risco de ficar preso no passado e não conseguir atender às novas demandas dos clientes. Pense nisso.

Um forte abraço e boas realizações!

Paula Quaiser

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Paula Quaiser é Founder da Canvas Academy & Business Coach. Pós-Graduada em Gestão e Marketing pela ESPM, Certificação Internacional BCI – Behavioral Coaching Institute pela AbraCoaching e pela We Create Coaching Portugal. Certificada em Business Modeling Canvas com Alexander Osterwalder em 2011, e Master Coach Business Model You, Certificação com Timothy Clark em Londres, 2014 (primeira brasileira certificada em BMY). Foi consultora integral da incubadora de empresas Experimental AD/Venture, mentora de empreendedorismo da Prefeitura de Porto Alegre através do POA Digital, mentora do Startup Weekend, e Business Coach desde 2012. Palestrante internacional, em mais de 10 cidades entre Europa, EUA e Brasil. Autora do método Canvas Coaching no Brasil, fundadora da Canvas Academy. Coautora do livro Business Model Teams, com Timothy Clark e Yves Pigneur. Indicada ao prêmio BID-Star Quality Awards em Genebra, Suíça, pela qualidade da inovação no coaching.
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