Anúncios

Recursos essenciais para profissionais de TI

3 habilidades essenciais que os profissionais de TI precisam com urgência incorporar no dia a dia e que, com a dinâmica da tecnologia, têm ganho importância!

A Inteligência Artificial já está próxima a nós. Ela é encontrada em várias áreas de nosso dia a dia e, para que ela exista e esteja cada vez mais disponível a todos, é importante que os profissionais de TI, que atuam nesta área, estejam cada vez mais preparados não só na parte técnica, mas também na comportamental.

À medida que os profissionais de TI implementam mais recursos cognitivos, tanto na TI como em toda a empresa, certas funções e tarefas serão automatizadas e novas oportunidades surgirão para inovar e agregar valor.

Este é um momento de muito entusiasmo e novas perspectivas para alguns profissionais na empresa, porém para outros, certamente, será motivo de preocupação, de novos desafios e se não forem tomadas rápidas ações: experiências dolorosas.

O pessoal de TI que até então tinha uma tendência quase que exclusiva aos conhecimentos técnicos, daqui para frente as competências comportamentais serão muito importantes, pois essas tecnologias emergentes ajudam a tirar as tarefas rotineiras dos seres humanos, obrigando-os, de certa forma, a tornarem-se pessoas mais criativas e adaptáveis.

À medida que o uso da inteligência artificial cresce, aumenta também a necessidade de habilidades sociais, como adaptabilidade, comunicação e outras que fazem parte do conjunto de habilidades da Inteligência Emocional, dando ênfase também às habilidades socioemocionais.

Dentre as principais soft skills, o pessoal de TI precisa com certa urgência começar a incorporar em seu dia a dia outras habilidades que, com a dinâmica da tecnologia, vão ganhando importância, tanto que já há quem as chame de “Recursos Essenciais dos profissionais de TI”. Veja as três principais:

1. A capacidade de criar segurança emocional

Também chamada de segurança psicológica, a segurança emocional é aquela sensação de estar suficientemente seguro para trazer todo o seu eu ao local de trabalho. Isso é particularmente importante em ambientes de alta carga, muita pressão e mudanças rápidas.

2. Agilidade na aprendizagem

Aprender com agilidade é a disposição de tirar lições de experiências passadas e aplicá-las em situações inteiramente novas. É a capacidade escolhida de se adaptar em situações e aplicar conhecimentos de experiências anteriores, mesmo quando não souber o que fazer. Os avanços da Inteligência Artificial são rápidos e as mudanças são contínuas, os profissionais devem desenvolver habilidades para engajar e gerenciar estas mudanças.

3. Empatia

As organizações empáticas “tendem a desfrutar de uma colaboração mais forte com menos estresse e moral mais elevado”.

A empatia é uma das melhores ferramentas de aprendizado que um líder possui. Essa capacidade de ler as emoções dos outros e identificar o que eles estão sentindo é particularmente importante na era da Inteligência Artificial. Uma equipe empática acelera a compreensão e a solução de problemas, gerando benefícios à empresa e às pessoas.

Profissionais que têm o conjunto destas três habilidades são mais fortes profissionalmente, têm menor estresse e maior moral, apresentando uma recuperação mais rápida em momentos difíceis que normalmente geram insegurança.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa