fbpx

Como elevar o seu Quociente de Adversidade?

Você sabia que há um quociente que mede o Nível de Resiliência de uma pessoa? Conheça o Quociente de Adversidade (QA), e aprenda como elevar o seu e ser mais resiliente!

Quociente de Adversidade - Aprenda como elevar o seu e Ser Mais Resiliente!

Quociente de Adversidade: Aprenda a elevar o seu e Ser Mais Resiliente!

O Quociente de Adversidade, também conhecido como QA mede a capacidade de uma pessoa resistir às condições adversas. Foi desenvolvido pelo pesquisador Paul Stoltz, que estudou mais de 100.000 pessoas. Ele tentou identificar qual o fator comum entre as pessoas mais bem-sucedidas daquele grupo.

Ele identificou o que chamou de QA, que permite mensurar o nível de resiliência de uma pessoa.  Do latim a palavra “resilire” significa a capacidade de voltar ao estado natural. A resiliência é um dos principais fatores de sucesso das pessoas. Isso porque afeta o modo de lidar com problemas e adversidades, transformando-os em oportunidades de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento. Quanto maior o QA, então menor se tornam os problemas.

Há 4 fatores que compõem essa competência, a saber:

1. Controle:

Pessoas que tem um QA alto focam na parte do problema que podem controlar, enquanto que as pessoas com um QA baixo focam na parte que não podem controlar.

2. Propriedade:

Pessoas com um QA alto assumem a responsabilidade em ajudar e resolver o problema independente de quem o causou, enquanto que as pessoas com QA baixo reclamam e culpam os outros.

3. Alcance:

Quem tem um QA alto, limita o problema ao seu tamanho real, acreditando que sempre há uma saída, enquanto que o grupo oposto transforma qualquer problema em uma tragédia.

4. Tempo:

Quem tem um QA alto sabe que o problema não vai durar para sempre, enquanto que pessoas com um QA baixo não enxergam o fim do problema.

Para conseguirmos elevar o nosso QA, podemos fazer algumas perguntas que podem ajudar a mudar, de fato, a nossa perspectiva em relação à adversidade. Convido você a escolher um problema ou adversidade pela qual esteja passando nesse momento na sua vida. Ao pensar nessa situação, repita mentalmente as perguntas abaixo e observe o que muda na sua perspectiva em relação a este problema, a saber:

CONTROLE

  • Que parte da situação você pode influenciar, modificar ou resolver?
  • Você prefere controlar a situação ou deixar que ela o controle? 

PROPRIEDADE

  • Culpar os outros ajuda a resolver o problema? Reclamar ajuda?
  • Quanto você está contribuindo para manter esta situação? 

ALCANCE

  • Isso tem que arruinar o seu dia?
  • Vai deixar que essa situação afete todas as áreas de sua vida? 

TEMPO

  • Isso tem que durar para sempre?
  • Como vai ser quando melhorar?
  • O que você vai fazer para limitar a duração do problema?

O QA é uma competência que pode ser desenvolvida. Ela é fundamental para o nosso crescimento pessoal e profissional. Pode nos ajudar, de fato, no desenvolvimento da nossa liderança permitindo que os obstáculos e desafios que surgem possam ser superados de forma mais efetiva.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como elevar o seu quociente de adversidade (QA) e ser mais resiliente? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Veronica Ahrens
https://www.masterleader.com.br/

Confira também: Modelos Mentais e o Impacto no Estilo da Liderança

 

Veronica Ahrens tem mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas. Fundadora da Master Leader, atua hoje como coach, trainer e palestrante. Professora de MBA da FIAP no tema Liderança e Gestão de Pessoas e Professora de Pós-Graduação em Neurociência da Santa Casa no tema Programação Neurolinguística.É Mestranda pela FEA/USP em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Master Trainer pela ASTD – American Society of Training e Development e Master Trainer pela Langevin Learning Services, onde foi certificada em Instructional Designer/Developer, Technical Trainer e Instructor/Facilitator. Tem Certificado Internacional de Coaching pelo Integrated Coaching Institute e pela Lambent (International Coaching Community). Master Trainer em Programação Neurolinguística pela NLP University – California. Certificada pela Universidade de Harvard em Gestão Estratégica de Negócios e pela Universidade de Toronto nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Pós-graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV (CEAG). Autora do livro “Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes”.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa