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Quero ser… referência!

É cada vez mais comum ver pessoas tentando fazer do seu dia a dia fonte de inspiração para outros tantos, mas essa tarefa além de difícil requer muito conhecimento, domínio da área, foco, disciplina e dedicação.

No mundo de hoje somos bombardeados de informações que chegam a todo o momento e em diferentes formatos. São profissionais de diversas áreas que desenvolvem seus respectivos trabalhos e projetos com um único objetivo: ser reconhecido no mercado (ou pelo menos pelo seu público alvo!). É cada vez mais comum ver pessoas que estão tentando fazer do seu dia a dia fonte de inspiração para outros tantos, mas essa tarefa além de difícil requer muito conhecimento e domínio da área de atuação e principalmente muito foco, disciplina e dedicação, preço que nem todo mundo está disposto a pagar.

Para se tornar uma referência então o caminho é ainda mais longo e precisa ser trilhado com bases sólidas e trabalho progressivo consistente. Para chegar no “nível” de ser considerado pelos outros o “maior” ou “melhor” não é do dia pra noite e muito menos sem fundamento. Principalmente quando se trata do mercado que é implacável e nem sempre te dará a chance de errar e consertar em seguida.

Ao longo dos anos já vi muita gente “se achar” o tal, mas sem o respaldo de quem realmente precisava ter, não foram muito longe porque a empolgação acaba e a rotina de se auto afirmar o tempo todo e de se vangloriar pelo que você não é ou não fez, sem dúvida não é uma das tarefas mais satisfatórias. Note que a referência acontece pelo reconhecimento dos clientes ou das pessoas que você impacta diretamente. São eles que indicam você e sua empresa e dão o aval se tiverem suas expectativas superadas. Sim, superadas! Porque entregar o que todo mundo entrega não lhe dá nem a chance de tentar ganhar mais espaço no mercado. Surpreender é entregar aquilo que você se dedica a fazer diariamente, mas que na percepção de quem recebe tem um significado diferente. Precisam estar embutidos ali a sua dedicação, sua vontade de fazer mais e de resolver determinado problema. Só está apto a surpreender quem pensa e age de forma diferente do convencional, pense assim: o que todo mundo faz ou faria nesta situação? Se a partir desta resposta você estiver disposto a buscar novos e diferentes caminhos e possibilidades já será sem dúvida um começo bem interessante.

O empenho em fazer o melhor, de forma diferente e comprometida precisa estar diretamente ligado ao resultado do produto/serviço final. Seu esforço, as noites perdidas de sono, ou as ideias anotadas naquele guardanapo na hora do almoço precisam estar “embalados para entrega” no momento em que você entregar o que pretende ao seu cliente/público. Não é uma tarefa fácil, justamente por isso poucos são aqueles que realmente se tornam referências em seus segmentos. Se esse realmente for seu objetivo o primeiro passo é estar ciente de que sua caminhada será longa e a recompensa nem sempre virá na velocidade esperada. Referências são construídas, lapidadas e principalmente preparadas para assumir tal posição.

João Kepler Author
João Kepler Braga é um Empreendedor Serial; Especialista em Comércio Eletrônico, Marketing Digital, Empreendedorismo e VENDAS; Escritor e autor dos Livros: “O vendedor na Era Digital” e “Vendas & Atendimento”; Investidor Anjo, ex-conselheiro da Anjos do Brasil; Conselheiro da GCSM Global Council of Sales Marketing; Associado e Mentor na Seed Investimentos; Cotista e Mentor na Aceleradoras Start You Up e 85 Labs; CEO no Show de Ingressos que é a melhor Plataforma B2B de Event Ticketing Brasileira; Blogueiro e Colunista de diversos Portais no Brasil; Palestrante internacional; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema empreendedor no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.
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