Anúncios

Quer ter êxito na sua oratória? Pratique com a família!

Falar em público é algo fundamental no mundo globalizado. A prática para conquistar sua plateia está do seu lado e você nem percebeu essa oportunidade.

Alô Amigo! Falar em público é algo fundamental para os profissionais do mundo globalizado e a prática para conquistar a sua plateia está do seu lado e você não percebeu essa grande oportunidade.

Ao nos relacionarmos com as pessoas, ainda crianças e aos poucos crescemos em cada etapa da nossa vida, em fases difíceis de entendimento e até de reconhecimento do nosso eu, vemos que a velocidade de cada momento nos fortalece, amadurecendo nossas aptidões e habilidades.

Então percebemos que alguns conceitos são deixados para escanteio, para aprimorarmos ao longo do tempo e, quando refletimos, estamos presos e inseguros de caminharmos em direção ao nosso sonho, por falta de coragem de nos apresentarmos corretamente para as pessoas que precisamos, quebrando todas as crenças que nos limitam para alcançarmos o sucesso.

A comunicação está em nossas mãos, aplicativos que conversam por nós, programas que nos entendem, mecanismos que pesquisam automaticamente utilizando os nossos dados, que em certo dia foram digitados em alguma rede social ou sites dinâmicos, que utilizam a inteligência artificial.

Mas será que essa comunicação é realmente eficaz para os seus relacionamentos pessoal ou profissional?

Avaliando, a integração sistêmica é muito positiva quando tudo está configurado como queremos e a pergunta que devemos nos fazer se a nossa interação com as pessoas possui a mesma lógica ou a mesma aceitação para ser efetiva.

A oratória tem que ser humana e não sistêmica, mesmo sendo obrigatória a utilização de lógicas de apresentação que se desenvolve com cursos, práticas e algo que muitas vezes não enxergamos que é se relacionar com as pessoas que estão à nossa volta.

Quem são essas pessoas? São seus pais, cônjuge, filhos, amigos pessoais e de trabalho.

São as pessoas próximas que conseguimos difundir nossas opiniões, ideias, críticas e os projetos que acreditamos que farão a diferença para essas mesmas pessoas.

Falar para os familiares é o estágio mais rápido e econômico para quem quer se desenvolver na oratória.

Em colunas anteriores, escrevi sobre o storytelling e em ser um contador de histórias, por isso hoje eu afirmo, seja uma pessoa de conteúdo e conte como se estivesse conversando com alguém em lugar agradável e tranquilo, pois são nestes momentos que encantamos os nossos pais com nossas experiências de vida.

Com esse envolvimento único dos dois lados, se faz presente a naturalidade, permitindo errar e ajustar se for necessário, sem cobrança ou medo de se expressar e o orador dá o primeiro passo para a conquista do público-alvo.

Quando sentar com alguém deixe fluir a conversa e traga a maior quantidade de detalhes do assunto abordado, locais, números, nomes, cores ou o que seja relevante para aquela pessoa. Faça uma conversa de cinco minutos se tornar quarenta ou horas, pois quando menos perceber estará contando algo do seu dia a dia com a fluência que tanto espera.

Para perder timidez, medo de falar em público, improvisar, seja você mesmo e extraia o que há de bom dentro de você, que é o seu conteúdo e a sua história de vida.

Oratória é se entregar de corpo e alma na sua essência, pois os grandes comunicadores não se julgam, mas se permitem a entender a pessoa que reservou o seu tempo para ouvi-lo.

Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br

Sidney Botelho é Master Coach e Master Trainer (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Especialização em Coaching Ericksoniano (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Professional Self Coaching (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Pós-Graduado em Negócios e Serviços (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Radialista e Jornalista há 21 anos na área de Rádio e TV, sendo Âncora de Telejornal na Rede Gospel de TV e da Rádio Trianon AM, 18 anos na área de cerimonial e eventos, como apresentador, sendo denominado o craque das cerimônias, pelo apresentador da Rede Globo de TV, Fausto Silva. No mercado corporativo tem experiência de 27 anos nas áreas de TI/Telecom, com passagens em grandes multinacionais, como Telefonica, HP, dentre outras. Escritor do livro Além do Microfone – Improvisos de um mestre de cerimônias (2016 – Editora Literare Books), coautor dos livros Coaching de Carreira (2018 – Editora Literare Books), Mindset – Mude o seu mindset para o sucesso (2018 – Editora Literare Books) e Manual Prático do Empreendedor (2018 – Editora Literare Books). Treinador de Alta Performance e Palestrante nas áreas de Comunicação, Estratégias, Motivação e Cerimonial.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa